quinta-feira, 27 de março de 2025

Acadêmico apresenta a Biografia do Professor Manoel do Carmo

A Academia Manhuaçuense de Letras realizou na noite desta terça-feira, 25, a reunião ordinária de acordo com o calendário do semestre. A noite foi abrilhantada pela apresentação da Biografia do Patrono da cadeira 19, Professor Manoel do Carmo.

A vida do imortal foi pesquisada e narrada pelo radialista e acadêmico, S.J. de Moraes, ocupante da cadeira. De maneira muito singular, a passagem do Professor Manoel do Carmo por Manhuaçu foi marcante. Cada capítulo narrado chamava a atenção dos demais acadêmicos, que acompanharam atentamente toda a apresentação.
Professor Manoel do Carmo nasceu no Arraial Piedade de Boa Esperança, perto da cidade do Alto Rio Doce (MG), em 17 de junho de 1868. Estudou em Ouro Preto, de onde saiu professor e exerceu sua função em Alto Rio Doce. Tempo depois, ao chegar em Manhuaçu, era visto constantemente pelas manhãs, tardes, diariamente, subindo ou descendo as ruas São José (atual Monsenhor Gonzalez) e Santo Antônio (hoje Antônio Wellerson). Bem vestido, sempre com um comprido sobretudo de lã preta, com gola de veludo um pouco levantada, quando o tempo estava um pouco mais frio, e chapéu de feltro também preto, que ele retirava da cabeça ou tocava de leve com a mão direita para cumprimentar as pessoas.
Fonte: AML/ Fotos: Eduardo Satil / Cidade Total.



terça-feira, 25 de março de 2025

22º Encontro de Mulheres Rurais movimenta Vila de Fátima

A manhã desta sexta-feira, 21/03, foi especial para as agricultoras de Manhuaçu. Pelo 22º ano, a Associação de Mulheres de Vila de Fátima realizou o tradicional Encontro de Mulheres Rurais. 

O evento também faz parte do calendário de Dias de Campo promovidos pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o escritório local da Emater e os conselhos comunitários.

Cerca de 300 mulheres estiveram presentes ao encontro que teve a abertura oficial no início da manhã. A Prefeita Imaculada presidiu a mesa de honra composta somente por mulheres que se destacam liderando importantes segmentos das iniciativas pública, privada e do terceiro setor. 

Em seu discurso, a chefe do executivo municipal destacou que a agricultura familiar tem se desenvolvido na região com a ativa participação das agricultoras. “Temos aqui representantes de várias regiões da zona rural de Manhuaçu e reconhecemos a importância de cada uma para seus lares, para suas comunidades e para a agricultura do município. Me orgulho de ser mulher e de compartilhar com vocês este momento que é tão simbólico para todas nós”, celebrou.

A edição deste ano do Encontro de Mulheres Rurais contou com as palestras da Psicóloga Maria Eduarda de Paula Frutuoso e do Engenheiro Agrônomo Rafael Macedo de Oliveira. 

Outro momento de destaque foi a participação da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica e da Patrulha Rural, projetos de segurança desenvolvidos pelo 11º Batalhão da Polícia Militar, trouxeram orientações de segurança para as mulheres. Além disso, os parceiros que colaboram em todos os eventos sortearam vários brindes.

A Presidente da Associação de Mulheres Rurais de Vila de Fátima, Selma Batista de Carvalho Reis, destacou que “É um evento tradicional e que é muito prazeroso de realizar. Dá trabalho, mas vale a pena quando conseguimos encher o salão como no dia de hoje. Essas mulheres trocam experiências, recebem orientações importantes e retornam para suas casas bem diferentes do que chegaram. Sinto orgulho em continuar esse projeto que começou com a minha mãe e certamente já motivou muitas mulheres a buscarem seus espaços, seja no campo ou na cidade”.

A Secretaria de Saúde também esteve presente com vários serviços preventivos, por meio da Unidade Básica de Saúde do Distrito de São Sebastião do Sacramento. 

O 22º Encontro das Mulheres de Vila de Fátima foi encerrado com um delicioso almoço oferecido pela organização.


Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu  e Fotos: Thomaz Júnior/ Redação Tribuna do Leste





















sábado, 15 de março de 2025

Projeto da Emater para recuperação do solo e preservação da água tem continuidade na região

  Com mais de mil produtores rurais atendidos em 2024, o Projeto Polo Matas de Minas: Agricultura Sustentável (Solo e Água) tem sua continuidade abrangendo 161 municípios, em seis Unidades Regionais da EMATER. 

O Gerente Regional da EMATER / Manhuaçu, Rômulo Mathozinho de Carvalho, é quem coordena este Projeto em todo o Polo Matas de Minas. 

Em entrevista ele pontua sobre as ações desempenhadas no primeiro ano de implantação da iniciativa e as expectativas para este segundo ano de ações.

Rômulo destacou ainda que a proposta inicial era trabalhar com cafeicultura, bovinocultura de leite e hortifrutigranjeiro. “Após analisarmos os cenários, decidimos por um projeto na área ambiental, que é um assunto comum a todos os municípios, principalmente devido à localização geográfica, já que estamos em uma região montanhosa e a conservação do solo e da água são recursos fundamentais para manter e recuperar a capacidade produtiva das propriedades”, afirma.

Entre as ações promovidas estão a gestão responsável dos recursos naturais, uso de práticas adequadas para a destinação de águas residuárias e resíduos sólidos, além da promoção de ações de educação ambiental sobre a importância da sustentabilidade.

Vários eventos foram realizados com apoio de prefeituras, lojas agropecuárias e demais instituições parceiras. “A Emater-MG foi o agente propulsor e realizador de todas as ações junto aos agricultores familiares e demais produtores e parceiros envolvidos”, conta Mathozinho.

Segundo o gerente regional, aproximadamente 150 municípios foram alcançados com o trabalho. Entre os resultados obtidos, estão o aumento da produtividade nas propriedades atendidas, a ampliação do número de agroindústrias regularizadas e aquisição de conhecimento sobre as leis ambientais pelos produtores.


Mathozinho ressalta que todas as dez ações globais programadas foram atendidas e a expectativa para este ano é dar continuidade aos trabalhos, mantendo a mesma temática.

Thomaz Júnior, com informações de Assessoria de Comunicação da Emater-MG


quinta-feira, 13 de março de 2025

São Sebastião do Sacramento receberá o 1º Dia de Campo do ano nesta sexta, 14

  O Distrito de São Sebastião do Sacramento será sede do primeiro Dia de Campo da Temporada 2025, em Manhuaçu, nesta sexta-feira, 14/03, a partir de 13h30. O evento será realizado na propriedade da família do saudoso Sr. Juquinha, nas proximidades do Posto de Saúde / ESF.

Realizado a partir de parceria entre a EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e Conselhos Comunitários, os Dias de Campo são eventos consolidados no meio rural de Manhuaçu. 

De acordo com a programação, neste ano estão previstos sete encontros no município.

A iniciativa dos Dias de Campo tem como  principal proposta levar conhecimento e novas tecnologias à população rural, por meio de parceria com as mais importantes empresas do segmento que atuam na região. “Estamos muito otimistas e ansiosos para iniciar os eventos deste ano. A experiência adquirida nas temporadas anteriores nos permitiu um crescimento gradativo e a cada ano conseguimos traçar novas metas para o fomento da agricultura familiar”, destacou Sandro Tavares, Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável.

Nos encontros, são disponibilizadas palestras, stands de empresas parceiras que apresentam as principais inovações para setor agrícola, em especial para cafeicultura, entre outros atrativos. 

Thomaz Júnior







quinta-feira, 6 de março de 2025

Clube UBA traz alegria e música no Carna Folia UBA 2025

 Em quatro dias de diversão e de lazer em família, o Clube UBA Manhuaçu, a partir de positiva parceria com o bar e patrocinadores,  realizou o Carna Folia 2025. Foram animados shows musicais com a alegria e o calor humano que integram o ambiente, além da excelente estrutura para o lazer disponibilizada aos associados e associadas. 

Na edição do Carna Folia 2025, a exemplo dos anos anteriores, a Diretoria, Conselhos, equipe de funcionários e direção do bar se empenharam para a realização de um evento agradável e seguro para todos, com total apoio dos patrocinadores: Óticas Mayer, SOS Celular, São Lourenço Despachante, Quatro Estações, Dr. André Campos e Glaucinei Bahia Representações.

A programação teve início no sábado, 1º de março, a partir do meio-dia, com o animado som do cantor Artur Dutra, prosseguindo até as 20h. No domingo, 02, o show musical do Grupo Pura Sedução agitou o público presente ao clube.

Na segunda-feira, 03, foi a vez do DJ Vilela Mix apresentar seleto repertório, e, na terça-feira de Carnaval, a programação se encerrou com chave de ouro, com o Festival Sertanejo que apresentou os talentos de Kaique Pereira, Maicon Souza e Ícaro Bahia. Após as apresentações dos artistas e bandas, houve animação com som mecânico. 

O amplo ambiente do clube oferece muitas opções de lazer para os associados, com piscinas, saunas, campos de futebol, quadras, quiosques, playground, bar e quiosques, tudo rodeado de muita área verde, para a diversão e confraternização de todos. 

De acordo com o Presidente da União Bancária Atlética de Manhuaçu, Glaucinei Bahia (Nei Bahia), o Carna Folia 2025 foi realizado com sucesso, no decorrer de toda a programação. ‘Foram quatro dias de muita movimentação, com quiosques lotados, e, ao mesmo tempo, havendo a total harmonia entre os associados, sem qualquer tipo de ocorrência. Em todos os ambientes, vimos as famílias se divertindo, o que nos trouxe grande alegria’, destacou. 

Thomaz Júnior / Comunicação Clube UBA Manhuaçu











domingo, 2 de março de 2025

IF Manhuaçu mobiliza jovens em peça teatral sobre isolamento social

Estudantes do IF (Instituto Federal) Sudeste de Minas / Campus Manhuaçu participaram da peça teatral intitulada ‘Bolhas’, que tratou da questão do isolamento social. A iniciativa faz parte do Projeto ‘IFlorescer’.

Realizado no Salão da Associação ‘Pequeninos do Reino’, no B. Matinha, este foi um espetáculo teatral que surgiu a partir do resultado de uma  pesquisa realizada no IF Sudeste Campus Manhuaçu. 

O método escolhido foi a elaboração e aplicação de um questionário aos alunos, cujo  resultados evidenciaram o isolamento social, a  ansiedade, a depressão, a  timidez e o bullying como fatores que comprometem o convívio e o desenvolvimento integral dos estudantes.

A segunda etapa foi a elaboração do roteiro da peça de teatro que vamos apresentar baseado nos resultados da pesquisa de forma a trazer um olhar artístico para essas questões sensíveis, tornando o contexto do trabalho mais lúdico.

O elenco foi integrado por Elder Stroppa( Coordenador geral e ator), Rita Paiva(Coordenadora artística), Lilian Paiva(Produção e cenário), Pedro Figueiredo (Pesquisador e ator), Erik Costa(Roteirista e ator), Laura Cristina (Atriz), Luan Felício (Ator), Gabriela Féres (Atriz), Bruna(Violão), Fábio Hyppolito (narrador), Rogério Faustino (Voz), Hannah Santana (bailarina) e Ana Luísa Bertolace (videomaker).

Thomaz Júnior / Redação Tribuna do Leste








sábado, 1 de março de 2025

Incubadora de Entidades inova com visitas às associações, conselhos e sindicatos de Manhuaçu

 Ao retomar suas atividades neste ano de 2025, a Incubadora de Entidades apresenta inovação: a visita às associações, conselhos e sindicatos, com a proposta de prestar um serviço ainda mais completo à estas instituições sociais.

A Incubadora de Entidades conta com uma equipe técnica de gestão de estratégias, analista de projetos, analista jurídico, analista contábil e analista de marketing.

O objetivo da Incubadora de Entidades é assessorar entidades existentes e/ou em formação para se organizarem nas áreas jurídica e fiscal, desenvolverem ações de divulgação de seus projetos, assessorar na busca de recursos para desenvolvimento de suas propostas, capacitar dirigentes para que mantenham a regularidade fiscal e jurídica de suas entidades e estejam aptas a participar de editais públicos e privados, levar ao conhecimento das entidades os editais que possam interessá-las e capacitar equipe para assumir cargos com segurança e conhecimento nas diretorias das entidades.

A Incubadora de Entidades está anexa ao Posto de Puericultura à Rua Ismar Estanislau, nº 7, no centro de Manhuaçu, com atendimento por agendamento via WhatsApp no número 33 2123-0586.


Thomaz Júnior






Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...