quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Eleições 2024: Cartório Eleitoral de Lajinha treina mesários e prioriza acessibilidade

 Nas proximidades das Eleições Municipais 2024, a Comarca de Lajinha, que abrange os municípios de São José do Mantimento, Chalé e a cidade-sede, Lajinha, realiza intenso trabalho de preparação para o momento democrático do voto.

O Chefe do Cartório Eleitoral da 158ª Zona Eleitoral, na Comarca de Lajinha, Gabriel Vinícius Atílio, destaca esses esforços. ‘Os preparativos vão bem, as urnas chegaram, os locais de votação foram todos vistoriados, tudo está de acordo. Estamos tendo muita atenção quanto à questão da acessibilidade em observância política institucional do TRE e a gente espera que tudo ocorra muito bem’, frisou.

De acordo com os representantes do Cartório Eleitoral, serão disponibilizadas um total de 89 urnas, para atender 79 sessões. ‘Temo um contingente de dez urnas para reserva, que a gente chama de urna de contingência, para suprir qualquer tipo de problema que, porventura, as urnas venham a apresentar no dia das eleições. Coisa que acreditamos que não acontecerá, considerando que são urnas modernas com processador eficiente. 

Sobre possíveis desafios que podem se apresentar neste período eleitoral, Gabriel menciona que ‘Temos dois desafios, as questões locais e as questões de âmbito nacional. Pelo âmbito nacional, a questão da desinformação. A justiça eleitoral passa por uma fase difícil de críticas, de questionamentos, e que devem ser sempre respondidas pelos tribunais, pelos cartórios eleitorais, com a informação adequada para o eleitor. E o segundo problema, as questões locais, é que temos, nos três municípios, uma cultura muito forte de polarização, famosa na região toda, e sempre tentamos contornar, mediante o diálogo, conversar com os participantes, com os candidatos, com os advogados, para que possamos manter um clima de baixa animosidade, para que no dia das eleições isso não venha interferir no processo de votação’.


Thomaz Júnior











terça-feira, 24 de setembro de 2024

Na Comarca de Lajinha, PM destaca organização e planejamento para a segurança do eleitor

 Planejamento, diálogo e esforços conjuntos marcam os preparativos para as Eleições Municipais 2024 na Comarca de Lajinha, que compreende as cidades de São José do Mantimento e Chalé, além da sede (Lajinha). 

Tenente Guilherme Raider, Comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar, destacou que ‘Estamos trabalhando em conjunto com todas as instituições públicas, aqui eu cito Cartório Eleitoral, Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, com o objetivo único e exclusivo de garantir a soberania popular através das eleições diretas no município. Aqui em Lajinha, temos uma peculiaridade, que a comunidade veste mesmo a camisa da sua ideologia, do seu partido político, do seu candidato. Nesse sentido, envidamos esforços no objetivo de garantir que esse livre processo democrático de exercer a sua ideologia política seja garantida, mas também que não prejudique um outro que, eventualmente, tenha um pensamento divergente. Então, o nosso objetivo é garantir uma conscientização acerca do pleito eleitoral, garantindo a soberania popular e evitando crises, conflitos interpessoais oriundos de ideologia política diversa’.

Neste sentido, Tenente Raider pontua que os preparativos se  intensificaram nos últimos meses. ‘Estamos trabalhando desde o início, já há cerca de três, quatro meses com o objetivo de garantir essa tranquilidade, essa paz social aqui no município. Tudo começou através de reuniões com essas lideranças partidárias, para mostrar para essas lideranças, que elas fazem parte do processo democrático de direito, que eles precisam de ter essa participação, ter essa conscientização e passar isso para a nossa comunidade. Isso é muito importante no cenário de segurança pública. E, os eleitores têm respeitado muito as opiniões que, eventualmente, sejam divergentes’. Vamos continuar trabalhando para garantir a livre manifestação do pensamento, da soberania nacional e da soberania popular através do voto, e, principalmente, o bem-estar social à nossa comunidade’, concluiu.

Thomaz Júnior


segunda-feira, 16 de setembro de 2024

SENAR e Sindicato realizam curso sobre Horta Caseira no Córrego Barreiro

O curso de Olericultura ‘Horta Caseira’ foi realizado com sucesso na Comunidade do Barreiro, em Manhuaçu. Ofertado pelo Sistema FAEMG / SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, o treinamento foi muito bem acolhido pela comunidade. 

A ADR do SENAR Manhuaçu, Patrícia Sad, e o Presidente do Sindicato, Antônio Teodoro Dutra, acompanharam o treinamento e reforçaram a dedicação destas instituições com o desenvolvimento socioeconômico no meio rural da região. 

O treinamento ‘horta caseira’ tem o propósito de promover a saúde dos moradores do meio rural e resgatar valores culturais dos antepassados, como é o caso do cuidado com a horta caseira, por exemplo.

O curso apresenta as vantagens de se cultivar uma horta em casa e aborda temas como o planejamento, preparo do composto orgânico, biofertilizantes, e técnicas de plantio e propagação vegetativa, entre outros.

Thomaz Júnior













domingo, 15 de setembro de 2024

Curso de Barista é realizado em Manhuaçu 

Realizado na cidade, o curso de Barista, ofertado pelo Sistema FAEMG / SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, em parceria com o Centro Universitário UNIFACIG. 

O treinamento ocorreu no Coffee Valley, no Campus Alfa Sul. 

O curso evidencia questões que envolvem a qualidade do café, tendência do consumo no mundo, as diversas formas da extração da bebida, bem como os equipamentos utilizados. 

Com um mercado de trabalho em crescimento, o barista pode ser uma boa opção profissional. 

O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, e a ADR (Agente de Desenvolvimento Rural) do SENAR, Patrícia Sad, acompanharam o treinamento e elogiaram o entusiasmo dos participantes. 

Thomaz Júnior


sábado, 14 de setembro de 2024

Curso de Roçadeira e Podadora em Luisburgo

O Sistema FAEMG SENAR  e o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu ofertaram para a população de Luisburgo o curso de manutenção em roçadeiras e podadoras. 

O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do meio rural, por meio da capacitação e atualização constante dos conhecimentos do produtor rural e de seus familiares.

O treinamento visa capacitar os participantes em técnicas adequadas de uso, manutenção e segurança ao lidar com estes equipamentos.

O curso é especialmente direcionado para profissionais que trabalham no setor, como agricultores e produtores rurais, que necessitam dessas ferramentas para suas atividades diárias. 

Compreender o manuseio correto, bem como manter o equipamento em boas condições de uso, é essencial para a própria segurança dos usuários e para a conservação dos equipamentos.

A ADR (Agente de Desenvolvimento Rural) do SENAR, Patrícia Sad, acompanhou o treinamento, providenciando todo o suporte necessário para que os participantes tivessem total comodidade e absorvessem plenamente os conhecimentos repassados no decorrer do curso.


Thomaz Júnior








quarta-feira, 11 de setembro de 2024

IF Manhuaçu realizará 1ª Semana de Agronomia em Realeza

O IF (Instituto Federal) Sudeste de Minas / Campus Manhuaçu, situado no Distrito de Realeza, realizará entre os próximos dias 19 e 21 de setembro, a 1ª Semana de Agronomia.

O evento contará com palestras especiais e minicursos. A I Seagro tem como objetivo discutir temas relevantes para a sustentabilidade da agricultura, bem como divulgar os resultados de projetos, por meio da publicação de trabalhos técnico-científicos.

O Professor Flávio Neves Celestino, destacou que ‘com o início do curso de Agronomia, em 2023, surgiu essa demanda de criarmos a primeira Semana de Agronomia do IF Sudeste Campus Manhuaçu. É um evento em que buscamos trazer palestrantes para poder disponibilizar novas informações, não só para a nossa comunidade externa, mas para o público externo, aqui para a região. O intuito é trazermos para nossos alunos e outros profissionais um olhar diferenciado de outras áreas, tratar de inovações na área da agronomia e que possam agregar a formação deles’. 

As inscrições são abertas ao público, mas as vagas são limitadas. O procedimento pode ser feito até dia 17/09. O link para se inscrever é bit.ly/seagroif. No dia do evento, havendo disponibilidade de vagas, o interessado poderá se inscrever.

De acordo com a organização, nos dois primeiros dias do evento, quinta e sexta, serão ministradas as palestras, e, no sábado, o oferecimento dos minicursos, com duração de quatro horas. Os participantes terão direito a certificados.

Thomaz Júnior











sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Emater mobiliza municípios para o Concurso Regional de Qualidade dos Cafés

O Escritório Regional da EMATER em Manhuaçu mobiliza cafeicultores das cidades vizinhas para a participação no Concurso Regional de Qualidade dos Cafés.
Nesta primeira etapa, os cafeicultores residentes em locais onde ocorrem Concursos Municipais de Qualidade dos Cafés devem se inscrever e apresentar as amostras até esta sexta-feira, 06/09.
O Coordenador Técnico, Thiago Braga, sobre estes procedimentos. ‘No concurso regional podem participar todos os 26 municípios conveniados com a EMATER da unidade regional. Então, todos os agricultores, produtores de café interessados podem nos procurar no escritório da EMATER do seu município até esta sexta-feira, 6 de setembro, e levar as suas amostras de café para concorrer’, explicou Thiago.
Sobre as amostras e procedimentos, Thiago destacou que ‘Elas têm uma peculiaridade, precisam passar pela peneira 15 acima, a umidade tem que estar entre 10 e 12% e tem que tirar os defeitos dele para ser o café tipo 2. Para ser feita a inscrição, deverão ser apresentados dois quilos ao escritório da EMATER. O técnico trará as amostras para nós’, pontuou o Coordenador.
Nos últimos anos, a região tem se destacado com importantes premiações conquistadas em âmbitos nacional e internacional, o que tem incentivado crescente número de inscrições nos concursos realizados a cada ano. ‘Atrelado ao concurso regional, temos o Concurso Estadual e os concursos municipais, então temos notado uma crescente desses municípios que estão tendo o concurso municipal. Temos, em média, dez a doze cidades que fazem o concurso municipal. É uma preparação mesmo para os demais concursos, para o regional e para o concurso do Estado’, concluiu Thiago Braga.
Recentemente, o Escritório Regional da EMATER incorporou o município de Abre Campo, e, agora, seguem as tratativas para que um convênio seja firmado, reativando as atividades de assistência técnica e extensão rural no município.
Thomaz Júnior

Saiba mais em https://www.cidadesdocafe.com/emater-mobiliza-municipios-para-o-concurso-regional-de-qualidade-dos-cafes/

Concurso Municipal de Café: prazo para entrega de amostras termina nesta sexta, 06

Termina nesta sexta-feira, 06/09, o prazo para que cafeicultores enviem amostras para participar do 11º Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés de Manhuaçu.
O extensionista da EMATER, Paulo César de Assis Pires (PC), destaca que ‘neste primeiro momento que é o recebimento das amostras, até 6 de setembro, estaremos recebendo amostras preparadas, de 2 kg, tipo 2, ou seja, com, no máximo 4 defeitos, para começarmos a primeira fase do concurso, que é a classificação dessas amostras’.
Em razão de efeitos climáticos, este ano a peneira foi reduzida, possibilitando que grãos de tamanhos menores sejam classificados. ‘A única alteração que ocorreu, em relação ao concurso anterior, é a peneira. Devido a fatores climáticos que tivemos, no ano passado, isso prejudicou um pouquinho a granação desses cafés. Esse ano, diminuímos a peneira de 16 para a peneira 15’, explicou PC.
Sobre a participação no concurso, Paulo César pontuou que ‘A primeira coisa é o produtor trabalhar o café e fazer um café de qualidade. Nós buscamos cafés especiais para este concurso. Ele deve fazer esse preparo direitinho, a colheita bem feita, a secagem e o armazenamento bem feito. Isso tudo vai classificar um café como o de qualidade. Ele faz essa amostragem dos dois quilos, bem preparada, e traz para nós, aqui, para concorrer. Lembrando que, com essa amostra, o produtor concorrerá ao concursos municipal, regional e ao concurso estadual de café’.
Sobre a importância do concurso, PC relatou que ‘Costumo dizer que concurso para mim não é só pensando em premiação. Haja vista que nós teremos em torno de 30 mil reais do concurso para a premiação dos ganhadores. Mas, gosto de dizer que a melhor forma de divulgar o seu café grátis é participando de um concurso’.
O encerramento do Concurso deste ano tem previsão para o próximo dia 25 de outubro, quando serão anunciados os nomes dos vencedores.

Thomaz Júnior

Saiba mais em https://www.cidadesdocafe.com/concurso-municipal-de-cafe-prazo-para-entrega-de-amostras-termina-nesta-sexta-06/

Recuperandos da APAC Manhuaçu concluem curso FIC de Cafeicultor

Aprender a plantar, adubar, colher e armazenar o café foram novos conhecimentos apresentados para os recuperandos da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Manhuaçu, ao participarem do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Cafeicultor.
Com duzentas horas de duração, o treinamento ocorreu a partir de parceria com o IF Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Campus Almenara.
De acordo com o Supervisor da APAC, Antônio Carlos Sattler, ‘ Foi um curso bastante proveitoso, ministrado durante esse período aqui na APAC, em que eles tiveram oportunidade de acompanhar todas as etapas do plantio, da produção e da colheita do café. Nós sempre ressaltamos a importância da capacitação profissional dos nossos recuperandos, lembrando que, quando o recuperando vem para a APAC, ele tem uma assistência em todas as áreas, saúde, educação, jurídica, e, essa assistência em profissionalização é o que garante que, ao deixar a APAC, ele esteja qualificado para assumir uma vaga de trabalho na sociedade. Ou seja, ele estará preparado para deixar os velhos hábitos, as velhas práticas e conseguir uma colocação onde ele venha se sustentar e sustentar sua família de forma honesta’.
Com a conclusão deste curso, um novo treinamento se inicia na APAC. Desta vez, com foco na cafeicultura orgânica. ‘O IF, mais uma vez, nos brindando, nos presenteando com essa oportunidade de capacitação profissional. Agora, com a cafeicultura orgânica, que traz um diferencial para um mercado de trabalho, já que atende a um público mais exigente e que está em crescimento na região’.

Thomaz Júnior

Saiba mais em https://www.cidadesdocafe.com/recuperandos-da-apac-manhuacu-concluem-curso-fic-de-cafeicultor/




domingo, 1 de setembro de 2024

Sindicato e SENAR prestigiam 8º Encontro do Agronegócio Sicoob Credilivre de Manhuaçu

O Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e o Sistema FAEMG SENAR prestigiaram o 8º Encontro do Agronegócio Sicoob Credilivre, em Manhuaçu, esta semana, nos dias 29 e 30/08. 

Com um stand especial, o Sindicato e o SENAR disponibilizaram oficinas de conhecimento nas áreas de ‘Barista’ e de ‘Comercialização de Café’, barracas de degustação de doces, defumados, bebidas e outros alimentos, além de agradável acolhida aos produtores e seus familiares, por parte da Presidência, Diretoria e toda a equipe de dedicados colaboradores.

O Presidente do Sindicato, Antônio Teodoro Dutra, participou dos dois dias de programação, acompanhado da ADR (Agente de Desenvolvimento Rural do SENAR), Patrícia Sad, e da Coordenadora do Polo e-Tec SENAR/ Manhuaçu, Vilma Matias. 

Também presente ao evento, o Gerente do Sistema FAEMG/ SENAR, do Escritório Regional de Viçosa, Marcos Antônio dos Reis Teixeira. 

Além da agradável acolhida, a oportunidade de novos saberes com as oficinas do SENAR e a degustação, foram distribuídos aos visitantes do stand Sindicato dos Produtores Rurais/ SENAR chapéus personalizados. 

Thomaz Júnior


Saiba mais em  https://www.cidadesdocafe.com/sindicato-e-senar-prestigiam-8o-encontro-do-agronegocio-sicoob-credilivre-de-manhuacu/














Leigos das 28 Dioceses do Estado se reúnem em Manhuaçu

Manhuaçu sediou o Encontro do Laicato / Regional Leste 2, que congrega as 28 Dioceses de Minas Gerais, neste final de semana, no Centro Pastoral Comunitário Bom Pastor, no B. Matinha.

Na manhã de sábado, 31/08, o Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco, celebrou Santa Missa em Ação de Graças para os leigos destas várias regiões do Estado, presentes ao evento.

O CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) é um organismo da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) que busca articular e organizar o laicato buscando o diálogo e a comunhão com os pastores e ministros da Igreja.

De acordo com o Bispo, ‘O encontro é muito importante para toda a nossa Igreja. Ele simboliza o protagonismo dos leigos na Igreja, e, nós, bispos, damos todo o apoio e toda a comunhão com eles, porque os leigos é que atuam mais diretamente na base das nossas comunidades e das nossas paróquias, orientados pelos padres e pelos bispos. Assim, vamos constituindo um caminho de missão, de anúncio do Evangelho e de testemunho de vida. Esse é o tema do nosso encontro, anúncio, testemunho e missão. A Igreja Católica tem essa preocupação, muito grande, com a missão de sermos apóstolos missionários do Senhor. No documento de Aparecida, nós refletíamos sobre isso, discípulos missionários. Então, todo discípulo há de ser missionário e todo missionário há de ser discípulo. Temos assim, essa comunhão, essa unidade com o Mestre Jesus, que passou a sua vida fazendo o bem, que encontrou-se com tantas pessoas, percorreu os povoados e circunvizinhanças, anunciando o Evangelho. Hoje, a Igreja também deve dar continuidade a essa missão de Jesus’.

Dom Juarez reforçou a importância da propagação do Evangelho. ‘Através de todos nós, bispos, padres, leigos, diáconos e todos missionários, a importância é de retomar esse caminho do anúncio do Evangelho, da missão e também do testemunho. Focar muito também na vivência da palavra, para que possamos viver o nosso discipulado com testemunho, fé, esperança, caridade e com alegria em servir o Senhor. Porque a presença de Deus junto de nós causa uma alegria imensa. O Espírito de Deus é vivo e nos dá vida e vida em abundância. E é essa vida que nós queremos anunciar com alegria, testemunho e fé’, concluiu.

Realizado anualmente, o Encontro do Laicato ocorre sempre em uma das dioceses que compõem a Leste 2, que compreende o Estado de Minas Gerais. A Diocese de Caratinga foi a escolhida para ser sede do encontro deste ano, e, a Diocese optou pela realização desta acolhida em Manhuaçu.

Thomaz Júnior





Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...