quarta-feira, 22 de maio de 2024

Falecimento do Líder Comunitário Guanair Fernandes

Faleceu em Manhuaçu, o Ex-presidente da Associação de Moradores do B. São Vicente, Guanair Fernandes. 

Líder comunitário conhecido por sua dedicação com as questões sociais, especialmente aquelas relacionadas aos moradores do bairro onde residia, Guanair estava acamado e havia passado por internação hospitalar nos últimos dias.

Guanair foi Presidente da Associação e Ação Social do Bairro São Vicente, em 1989, quando a entidade inaugurou sua sede própria, situada à Rua Mascarenhas de Morais. Organizada e composta por voluntários dedicados, a Associação de Moradores do Bairro foi a primeira a ser registrada em Manhuaçu.

O velório de Guanair está ocorrendo na Igreja Reobote, na Alameda Dr. Eloy Werner, no B. Alfa Sul. O sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério Municipal.


Thomaz Júnior



domingo, 19 de maio de 2024

Falece Aloísio Teixeira Garcia, Ex-deputado e Membro da Academia Mineira de Letras

Faleceu em Belo Horizonte, Dr. Aloísio Teixeira Garcia, Ex-deputado Estadual Constituinte por Minas Gerais, pelo PMDB. Ocupante da Cadeira nº 36 da Academia Mineira de Letras, Dr. Aloísio era Presidente da Mantenedora do Centro Universitário UNIFACIG e Colégio América.

Nascido em Lavras (MG), em 27 de abril de 1944, Dr. Aloísio era professor. Atuou como Diretor-adjunto do BEMGE (Banco do Estado de Minas Gerais) gestão 1970-1972, e foi Presidente do IBC (Instituto Brasileiro do Café), nos anos de 1984 e 1985.
Contemporâneo do também saudoso Ex-deputado Dr. Jorge Hannas, depois de ser eleito, Dr. Aloísio licenciou-se para ocupar o cargo de Secretário de Estado da Educação de Minas Gerais. Foi também Secretário de Estado da Cultura, Chefe de Gabinete dos Ministérios da Agricultura e da Indústria e do Comércio e Presidente do Centro Universitário UNA.
Em setembro de 2019, foi homenageado em especial sessão da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), como um dos 88 parlamentares da 11ª Legislatura (1987-1991), por ocasião da comemoração dos 30 anos da Promulgação da Constituição do Estado de Minas Gerais.
Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, Minas Gerais foi o primeiro Estado da Federação a elaborar sua nova Carta Magna. A Constituição Mineira, também intitulada "Constituição Compromisso", foi promulgada em setembro de 1989, marcada por intensa participação popular e pelo convívio harmônico entre os diferentes partidos que compunham a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, à época.
Nas redes sociais, o Centro Universitário UNIFACIG emitiu Nota de Pesar: ‘Com profundo pesar, nós do UNIFACIG, nos despedimos do Dr. Aloísio Teixeira Garcia, Presidente da nossa Mantenedora, Diretor do Colégio América e de todas as nossas unidades.
Homem digno, cidadão comprometido, Pai e avô dedicado, deixa um grande legado, fruto da sua dedicação à educação e à cultura.
Que sua memória inspire as futuras gerações’.
O Presidente da Academia Mineira de Letras, Jacynto Lins Brandão, lamentou a morte do professor, com a seguinte Nota:
“Aloísio Garcia teve uma vida plena de realizações, em que se destacam as atividades na área educacional e cultural. Foi secretário de estado nas duas áreas, em mandatos diferentes, além de presidente do Centro Universitário UNA. Teve destacada atuação na Academia Mineira de Letras, de que foi Secretário Geral. Seu legado persistirá”, afirma.
Sua despedida ocorre neste domingo, 19/05, entre 16h e 20h, na Metropax, na Av. do Contorno 3.000, no B. Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

Thomaz Júnior

Saiba mais em https://www.cidadesdocafe.com/falece-aloisio-teixeira-garcia-ex-deputado-e-membro-da-academia-mineira-de-letras/

A importância da contratação regularizada na colheita de Café

Agricultores que contratam temporariamente e trabalhadores rurais que atuam nas lavouras de café devem ficar atentos com o que determina a legislação previdenciária, para que não tenham transtornos futuros.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu e Diretor do Polo Regional FETAEMG Leste do Rio Doce, Marco Antônio Domingos, sobre estas orientações.

‘É um momento muito importante para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, porque a colheita traz uma condição melhor de renda, mas é preciso que se tome todo um cuidado com relação à segurança. A primeira segurança a se pensar é do ponto de vista da Previdência Social. O trabalhador e trabalhadora rural diarista, que não tem um contrato de parceria, não tem terra, a única forma de se documentar, é através de uma assinatura na Carteira, agora, no período de safra, e, depois, adquirir um carnê da Previdência e contribuir. Isto, para que, quando ele precisar de um benefício da Previdência, principalmente pensando na aposentadoria, ele possa estar assegurado. A orientação é no sentido de ajudar as duas partes, porque o empregado precisa desta segurança, e para o empregador, penso que seja muito bom também, porque pode acontecer algum fato inesperado de a pessoa se acidentar’, destacou Marquinhos. 

Outra recomendação importante é quanto aos cuidados com animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões, entre as plantas, lonas e equipamentos usados na cafeicultura. ‘Neste período de safra, é um momento em que estamos muito propícios a ter picadas de bichos peçonhentos, ou até mesmo acidente. A região é muito íngreme, a pessoa pode sofrer uma queda durante o trabalho, por exemplo. Então, o trabalhador estando assegurado, o empregador fica tranquilo. O Sindicato existe exatamente para isto, para mediar estas duas partes: o trabalhador e o empregador, para quando ocorrer algum fato inesperado, as duas partes fiquem tranquilas e asseguradas’, pontuou Marco Antônio. 


Thomaz Júnior


sábado, 18 de maio de 2024

Livro: A nuvem envenenada

De Arthur Conan Doyle, consagrado autor de Sherlock Holmes


 A Nuvem Envenenada

    Segundo livro do ciclo do Professor Challenger, este romance se demonstra um verdadeiro precursor da mais pura ficção científica, com a aniquilação de qualquer forma de vida na terra após a passagem pelo éter de uma nuvem venenosa. 

O Professor Challenger, o protagonista desta aventura, consegue sobreviver com mais alguns companheiros que conhecera durante uma viagem à América do Sul em busca do Mundo Perdido.

Depois de livrar-se engenhosamente dos efeitos venéficos da nuvem, explora uma Inglaterra deserta à cata de sobreviventes. Acabará encontrando algum?

ARTHUR CONAN DOYLE

    Arthur Conan Doyle, nasceu em Edimburgo em 1859 e falecido em Crowborough em 1930, estudou na Áustria e na Universidade de Edimburgo, onde formou-se em medicina em 1885. 

Depois de ser médico de bordo num navio baleeiro, abriu um consultório em Southsea e, nos longos períodos de inatividade (não era lá muito bem sucedido na profissão) começou a escrever aquelas aventuras de Sherlok Holmes que lhe proporcionariam, ainda vivo, uma fama mundial. 

Correspondente na África do Sul durante a guerra Anglo-Boer. Durante a Primeira Guerra Mundial trabalhou para o Serviço de Propaganda dos Aliados.

FANTÁSTICOS ECONÔMICOS NEWTON

 Todas as obras-primas da narrativa fantástica reunidas numa nova grande coleção super econômica: os mais belos romances de ficção científica e de fantasy escritos pelos grandes mestres do gênero.






quarta-feira, 8 de maio de 2024

Acidente entre caminhões na Avenida Tancredo Neves

Acidente envolvendo dois caminhões ocorreu por volta de 11h desta quarta-feira, 08/05, na Avenida Presidente Tancredo Neves, no Bairro Pouso Alegre, próximo à rodoviária de Manhuaçu. 

De acordo com as primeiras informações, um caminhão utilizado para o transporte de frios estava estacionado, quando fora atingido lateralmente por outro veículo pesado: um caminhão caçamba que seguia sentido BR-262. 

A lateral do caminhão caçamba que estava em movimento ‘raspou’ a lateral do caminhão estacionado, carregado com alimentos frios, destruindo praticamente toda a lateral do baú refrigerado.

Na cabine do caminhão estacionado estava o motorista, que não se feriu, apesar do grande susto que disse ter tomado, imaginando que fosse atingido dentro do veículo.

O motorista do caminhão caçamba também não se feriu e estacionou o veículo em local um pouco a frente de onde aconteceu o acidente. 

De acordo com relato do motorista do caminhão estacionado, o outro caminhoneiro teria lhe dito que o acidente ocorreu porque teria precisado se desviar de um motociclista que transitava em sentido oposto, invadindo a contramão.

Eles conversaram entre si e foram orientados a proceder com o REDS (Registro de Eventos de Defesa Social).


Thomaz Júnior







terça-feira, 7 de maio de 2024

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso FIC de Cafeicultor

Recuperandos da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Manhuaçu participam do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Cafeicultor. 

Com duzentas horas de duração, o treinamento é oferecido pelo IF (Instituto Federal) Norte de Minas Campus Almenara, em parceria com a APAC Manhuaçu. 

Os objetivos do treinamento incluem capacitar os participantes na implantação da lavoura, correção e adubação do solo, colheita e comercialização do café; aplicar os conhecimentos conceituais e práticos necessários para desenvolver de forma profissional o exercício de cafeicultor.




Na abertura do curso, estiveram presentes à Mesa de Honra, a Presidente da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira; Coordenadora do IF Norte de Minas/ Campus Almenara, Dra. Tânia Maria Mares Figueiredo; Coordenadora de Cursos da APAC Manhuaçu, Camila Maia; Encarregado de Tesouraria, José Carlos Ferreira Junior, e o  Gerente Geral, Tadeu da Silva Rodrigues.

Dra. Tânia Figueiredo, Coordenadora do IF Norte de Minas/ Campus Almenara, destaca que ‘a região possui um arranjo produtivo local riquíssimo que é o café, e trazer o curso FIC, que é profissionalizante, com a Certificação do Instituto Federal é de grande peso para o mundo do trabalho’. 

A Presidente da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira, pontuou que a disponibilidade do curso ‘foi motivo de muita alegria e gratidão ao Instituto Federal Norte de Minas. Serão dois meses de treinamento, com trinta recuperando atendidos. O café é base da economia de Manhuaçu e essa preparação dos recuperandos fará toda a diferença, com possibilidade muito grande de trabalho, para quando saírem, porque estarão capacitados pelo Instituto’.   


Thomaz Júnior















quinta-feira, 2 de maio de 2024

Dia do Trabalhador no clube UBA: diversão para toda a família

Animada programação, com muito lazer e eventos esportivos em diversas modalidades, marcou o feriado do Dia do Trabalhador no clube UBA Manhuaçu. 

Logo no começo do dia, saboroso café da manhã foi servido aos atletas e associados e associadas para dar a energia necessária para curtir o feriado, ao lado de familiares e amigos. 

A movimentação ocorreu em todas as dependências do clube: parque aquático, quadras de futebol e de tênis, campos society, quiosques, playground, bar, nas saunas e na área verde. 

Música boa, e ao vivo, animou ainda mais o ambiente. 

A premiação de todas as categorias ocorreu por volta de 13h, quando o Presidente Glaucinei Bahia, acompanhado do Diretor de Esportes, Nilo Caldeira, juntamente com demais diretores; Presidente do Conselho Deliberativo, Chardson Roberto da Paixão; comissão organizadora e colaboradores entregaram troféus e medalhas aos vitoriosos. 

Ao se pronunciar, o Presidente recém-eleito do Conselho Deliberativo, Chardson da Paixão, prestou homenagem surpresa ao Presidente Glauciney Bahia, em reconhecimento à sua dedicação com o clube.

Muito satisfeito com a expressiva presença dos associados e seus familiares, Glaucinei Bahia, Presidente da União Bancária Atlética de Manhuaçu, agradeceu aos funcionários, diretoria, conselheiros e a todos os colaboradores. Ele avaliou positivamente a bem-sucedida realização deste novo evento nas dependências da UBA. 

Glauciney também manifestou gratidão à homenagem prestada pelo Presidente do Conselho Deliberativo, destacou o importante trabalho desempenhado por todos os conselheiros e reiterou o compromisso da Diretoria em atuar de forma unida e harmônica com os conselhos e todos os usuários do clube, visando a realização de melhorias constantes.


Thomaz Júnior / Comunicação UBA

































Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...