Nesta transição de Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, em Manhuaçu, foi realizada reunião para a Prestação de Contas da atual gestão, que tem a frente o Tenente-coronel Luciano Correia dos Reis.
Na ocasião, estiveram presentes a Prefeita Maria Imaculada, representando o Executivo Municipal; o Presidente da Câmara, Gilson Cesar dos Reis e demais vereadores representando o Legislativo e os Promotores de Justiça, Dr. Reinaldo Pinto e Dr. Alexandre Figueiredo; Subcomandante do 11º BPM, Major Fernando, e assessores.
Faleceu nesta segunda-feira, 19/02, D. Maria Prata Caldeira Pena, professora que durante vários anos lecionou na Escola Rural da Barra de Monte Alverne e na EE Antônio Wellerson, em Manhuaçu.
Viúva do saudoso empresário Itamar Caldeira Pena, D. Maria Prata Pena nasceu no Córrego do Sossego, em Simonésia, em 26/04/1929.
O casal teve oito filhos: José Antônio, Juarez, Luiz Gonzaga, Lúcio, Maria Tereza, Vânia, Itamar e Marluce.
Em dezembro de 2017, publicou o livro Memórias de Minha Vida.
O velório ocorreu no Cemitério Parque Campo das Flores e o sepultamento, no Cemitério Municipal, às 16h30.
O clube UBA brilhou no Carnaval com a animada programação durante os quatro dias de folia, em Manhuaçu. Divertidas apresentações musicais, com talentos regionais, alegraram ao público, em diversificado e alegre repertório.
O Presidente do clube, Glaucinei Bahia, pontuou o cuidadoso planejamento realizado visando a segurança e o bem-estar dos associados e seus familiares, a atenção com o público de todas as faixas etárias com os mais variados atrativos, como o playground, parque aquático, quiosques, opção de práticas esportivas nas quadras e campo de futebol, e, em especial, as áreas para o acolhimento aos foliões.
Este ano, a programação de carnaval da União Bancária Atlética de Manhuaçu ofereceu os shows do Grupo Pura Sedução, Vivi & Crispim, Samba Deluxe e Lincoln Lana. A Bateria da Petrina fez apresentações especiais, agitando o clube no domingo e na terça-feira de carnaval.
Também na terça-feira, a criançada se divertiu com a ‘Matinê da Alegria’, ao sabor de pipoca, algodão-doce, churros e picolé à vontade, além da diversão das marchinhas.
Glaucinei agradeceu ao apoio de todos que colaboraram, evidenciando a união de toda a diretoria, conselhos e colaboradores, para a realização de mais este grande evento.
Com quinze cidades representadas, o MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração) realizou Seminário Regional em Manhuaçu, neste sábado, 03/02.
Organizado no Salão da Paróquia São Lourenço, no centro, o encontro tratou do planejamento para as ações a serem desenvolvidas, no decorrer do ano, em continuidade à luta contra a mineração na região.
Luiz Paulo Siqueira, membro da Coordenação Estadual do MAM, participou do Seminário e mencionou que o propósito do encontro foi elaborar o plano de atuação para este ano. ‘Estamos animados, dispostos, entendendo o tamanho do desafio, com toda a ofensiva, o ataque das mineradoras, que têm se aproximado da região cada vez mais. Mas, ao mesmo tempo, temos visto como as comunidades estão mais atentas, organizadas e se colocando na defesa de seus territórios. Estamos falando de uma região que não tem a menor vocação para atividade minerária. É uma região com grande potencialidade para a agricultura familiar, a produção de café e de alimentos saudáveis para o povo brasileiro. É isso que temos que fortalecer: atividades econômicas que geram qualidade de vida, emprego e renda para o conjunto da população’, explicou.
‘A mineração, quando chega no território, destrói nossas terras, acaba com nossos modos de vida, traz a violência, destrói nossas águas, destrói a agricultura, deixa a terra infértil, acabando com qualquer potencialidade para futuras gerações. É por isso que temos que defender nosso território e lutar por um projeto de qualidade de vida que melhora o dia-a-dia, a condição de vida do povo da região, e não a mineração, que é um projeto de morte, que está sendo colocado para a região’, reforçou Luiz Paulo.
A instalação de tornozeleiras eletrônicas para indivíduos privados de liberdade em Manhuaçu e demais cidades da região passa a ser realizada em Ipatinga.
Recentemente, a SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), por meio da Diretoria de Gestão e Monitoramento Eletrônico do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), instalou um polo regional em Ipatinga, aliviando a unidade existente em Governador Valadares.
A iniciativa faz parte do projeto de expansão da monitoração eletrônica no Estado.
No espaço, localizado no Ceresp Ipatinga, são realizadas instalações e retiradas de equipamentos, admissões, desligamentos, troca de endereços e manutenções.
O monitoramento dos indivíduos ocorre na unidade central, em Belo Horizonte. Os presos são encaminhados para o monitoramento pela Justiça, e vítimas da Lei Maria da Penha também podem ser atendidas, após determinação judicial, sendo admitidas no sistema e podendo utilizar uma Unidade Portátil de Rastreamento (UPR), que monitora eventual aproximação dos agressores.
Ao todo, Minas Gerais conta atualmente com 11 polos de monitoramento em funcionamento nas mais diversas regiões do estado. Hoje, são 5.883 indivíduos monitorados.
“O principal objetivo da implantação dos polos é dar continuidade ao projeto de expansão da monitoração eletrônica no estado, visando atender as demandas judiciais de cada região com ênfase no desencarceramento. A monitoração é uma alternativa excelente e eficiente, além de contribuir para a diminuição da superlotação em presídios e penitenciárias”, explica a diretora de Gestão e Monitoramento Eletrônico do Depen-MG, Dênia Samione.
Em Ipatinga, a iniciativa busca melhorar a logística e agilizar os trâmites de liberação para monitoramento eletrônico dos detentos do município e região, que antes eram atendidos pelo polo de Governador Valadares.
Além de Ipatinga, o espaço atenderá a demanda de toda a 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), incluindo os municípios de Abre Campo, Açucena, Barão de Cocais, Caratinga, Coronel Fabriciano, Inhapim, Ipaba, João Monlevade, Manhuaçu, Manhumirim, Nova Era, Ponte Nova, Rio Piracicaba e Timóteo.
A antiga sala do Núcleo de Segurança Externa do Ceresp Ipatinga foi toda reformada e adaptada para receber a demanda. Três detentos do regime semiaberto realizaram os trabalhos.
Em funcionamento desde o último dia 15 de janeiro, o local já conta com dois monitorados ativos e a expectativa é que a demanda aumente cada vez mais.
Dez policiais penais foram treinados e estão aptos a trabalhar no espaço, que funciona diariamente (domingo a domingo), em horário comercial. Atualmente, três policiais penais realizam os trabalhos.
“O monitoramento eletrônico auxilia na execução da pena e na liberdade condicional principalmente para os detentos do regime semiaberto, o que traz grandes ganhos não só para o detento beneficiado como para toda a população carcerária”, avalia o diretor de Atendimento do Ceresp Ipatinga, Maciel Carvalho.
Thomaz Júnior, com informações de Lara Nassif/ SEJUSP
A exposição excessiva e inadequada ao sol durante a estação mais quente do ano podem trazer consideráveis riscos à saúde humana.
Para trabalhadores rurais e de outras categorias que atuam externamente, como profissionais braçais, a proteção da pele precisa de atenção ainda maior.
A médica especialista em Dermatologia, Dra. Carla Almeida, fala sobre estes cuidados com a saúde.
Neste mês de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu está disponibilizando descontos em mensalidades para quem optar pela quitação anual.
De acordo com o Presidente do Sindicato Marco Antônio Domingos (Marquinhos), ‘Já é um costume do sindicato de, no início do ano, promover um desconto para os sindicalizados que quiserem acertar suas mensalidades antecipadamente para o ano todo. Estas pessoas devem procurar o Sindicato e elas terão um desconto de 15%. Vale lembrar que o associado não é obrigado a efetuar o pagamento para o ano todo. É uma opção que ele tem de ter um desconto’, explica.
O acesso ao desconto estará disponível até dia 29 de fevereiro, conforme pontua a presidência do Sindicato. ‘Sabemos que em janeiro são muitas contas a serem pagas pelo nosso povo, então, por este motivo, estendemos o prazo para quitação de mensalidades com desconto até o final de fevereiro’, menciona Marco Antônio.
Contatos e agendamento para atendimento no sindicato podem ser feitos pelo WhatsApp 33 9 9909 3394.