sábado, 30 de setembro de 2023

Agricultura familiar organizada gera renda e alimentos de qualidade em Manhuaçu

Com um trabalho organizado junto aos agricultores familiares, a ACEAS (Associação Comunitária de Estudos e Ação Social) incentiva a produção de hortaliças, frutas e legumes, em Manhuaçu. 

Com inteligentes parcerias, a ACEAS possibilita que os agricultores comercializem sua produção junto aos Programas do Governo Federal, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), gerando renda no campo e alimentos saudáveis aos alunos das escolas públicas do município.

Gilmar Alves da Silva, morador da Comunidade dos Diniz e membro da ACEAS, menciona que ‘iniciamos estas atividades praticamente em 2010, quando reunimos um povo que já gostava de plantar verduras e legumes, e que comercializavam com o CEASA, em Caratinga. Quando surgiu o PNAE , começamos a fazer as entregas, e, em seguida, instalamos a padaria, para que as mulheres pudessem fazer pães e biscoitos para entregar nas escolas, e, desde então, este trabalho vem crescendo’.

Um dos novos projetos da associação é expandir sua atuação, em breve. ‘Estamos com a intenção de nos estruturarmos para produzir polpas de frutas, pois, com esta crescente tendência de redução de açúcar nos alimentos, especialmente na merenda escolar, estabelece-se um cenário melhor para a agricultura familiar’, avalia Gilmar. 

Gilmar ressalta que ‘para se realizar um trabalho organizado é preciso boas parcerias. Neste sentido, temos parcerias fortes com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, EMATER, Vigilância Sanitária, Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura, Cooperativas de Crédito como a CRESOL e o SICOOB, entre outras que nos ajudam bastante em nossa movimentação’.

Marco Antônio Domingos, Presidente do STTR Manhuaçu, que visitou recentemente a comunidade e as instalações da ACEAS, destacou que a organização da Comunidade dos Diniz, por meio da ACEAS, é ‘a prova viva de que a organização dos trabalhadores vai gerando sustentabilidade e qualidade de vida no campo. A ACEAS e a Coorpol são provas disto. São pioneiras deste trabalho de diversificação e dos benefícios sociais que isto gera na comunidade e no município. O Sindicato é uma peça nesta composição. Enquanto movimento sindical, lutamos, e, os Programas PAA e PNAE são políticas que o movimento sindical pautou para o Governo, após ouvir os trabalhadores e perceber suas necessidades. Então, é uma conquista nossa. Ao mesmo tempo, é preciso haver pessoas disponíveis para fazer bons projetos como este, e, o Gilmar, o Flânio e toda a comunidade  que abraça esta causa conseguem envolver agricultores de outros setores do município’, concluiu. 


Thomaz Júnior
















sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Inauguração e baile no 44° aniversário da UBA Manhuaçu

Inauguração de moderno playground e animado baile marcaram a programação de aniversário da União Bancária Atlética de Manhuaçu, neste final de semana. O Clube completou 44 anos de existência. 

A programação abriu-se na noite de sexta-feira, 22/09, com emocionante baile que contou com a apresentação da Banda Via Vox e que reuniu grande público no salão do clube.

Na ocasião, o Presidente da UBA, Glaucinei Bahia, e o Presidente do Conselho Deliberativo, Rondinelle Amorim, se pronunciaram, destacando o momento festivo e a passagem da importante data para o tradicional clube de Manhuaçu.

Glaucinei evidenciou as diversas melhorias realizadas na atual gestão, o esforço contínuo de toda a Diretoria, Conselhos e colaboradores, no dia-a-dia, para proporcionar conforto e segurança para todos os associados e seus familiares. 

O Presidente do Conselho Deliberativo, Rondinelle Amorim, pontuou a ativa participação dos conselheiros e o constante diálogo e união com a Diretoria visando a consolidação destas melhorias.

NOVO PLAYGROUND: PRESENTE PARA O DIA DAS CRIANÇAS

No sábado, 23, mais movimento no clube. Desta vez, para a inauguração do novo Playground. Instalado próximo aos quiosques, o novo ‘parquinho das crianças’ substituiu os antigos brinquedos de metal que ali se encontravam, trazendo, a partir de agora, mais segurança e novas opções de diversão para os pequeninos. 

Além do brinquedo principal, um labirinto de túneis com escorregadores, foram instalados platôs forrados com gramado sintético para que mamães e papais curtam momentos agradáveis com os filhos em momentos de piquenique, por exemplo. 

Mais uma vez, o momento foi muito apreciado pelos usuários do clube, principalmente as crianças. Pipoca, algodão doce, picolé e personagens infantis animaram ainda mais o evento. 

De acordo com Glaucinei, a substituição dos velhos brinquedos e a criação destes novos espaços tiveram a proposta de trazer segurança, e, ao mesmo tempo, oferecer novas opções de lazer para associados e seus familiares. 

Destacam-se, ainda, entre as melhorias recentes como a instalação de gramado sintético e modernização da estrutura do campo, novo quiosque e a usina de fluoretação, entre outras importantes inovações.

A Diretoria, Conselhos e colaboradores compartilham com todos os associados, associadas e a população de Manhuaçu e região este momento de alegria: o aniversário de um clube que faz parte da História de Manhuaçu.

Thomaz Júnior/ Comunicação UBA





























terça-feira, 26 de setembro de 2023

Curso de elétrica predial é ministrado para recuperandos da APAC Manhuaçu

Recuperandos da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Manhuaçu participaram do curso de Elétrica Predial. A iniciativa foi consolidada a partir de parceria entre o Instituto Minas pela Paz/ SENAI, no âmbito do Programa Pró-APAC; FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados) e o Programa Novos Rumos, do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

Para a execução do treinamento, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) disponibilizou os equipamentos que proporcionaram uma efetiva dinâmica no aprendizado dos quarenta alunos certificados. 

Na solenidade de formatura, o Promotor de Justiça, Dr. Guilherme de Castro Germano, destacou a importância deste curso. ‘Parabenizo à Dra. Denise, ao Dr. Alexandre, ao Professor Amir, a todos os parceiros deste projeto, e, sobretudo, aos recuperandos que participaram e valorizaram essas atividades. Pude testemunhar o grau de qualidade de formação técnica que os formandos tiveram e a vibrante participação dos mesmos. Tenho certeza que, no retorno ao convívio social, eles terão muitas oportunidades pela frente’, comentou. 

A Presidente da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira, fez excelente avaliação do treinamento. ‘Agradecemos ao SESI/SENAI que nos destinou o curso. Agradecimento especial ao professor Amir, que com tanta dedicação ministrou esta capacitação; ao instituto Minas Pela Paz por, de forma incansável, buscar parcerias para alavancar a profissionalização nas APACs, em especial ao Eneas Melo, Maurílio Pedrosa; à  FBAC, por ser nossa bússola e estar sempre trabalhando pelo fortalecimento das APACs; ao Programa Novos Rumos, que é um divisor de águas para as APACs, um dos grandes responsáveis pela expansão do método APAC; ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, especialmente ao Doutor Alexandre de Almeida Rocha, que apoia de forma contínua a APAC de Manhuaçu, que acredita na educação e profissionalização como forma de possibilidade de mudança de vida para os recuperandos, e, ao Ministério Público, representado por Dr. Guilherme Germano, sempre disponível e atento às nossas necessidades e por estar presente, caminhando conosco’, concluiu.


Thomaz Júnior








domingo, 17 de setembro de 2023

Feira de Robótica reúne 41 escolas em Manhuaçu

A inédita Fertece (Feira Regional de Tecnologia, Inovação e Robótica Educacional) foi muito bem-sucedida, reunindo alunos de 41 escolas, de dezoito cidades da região, em Manhuaçu, na última sexta-feira, 15/09.

Organizado pela Superintendência Regional de Ensino, na EE Maria de Lucca Pinto Coelho, o evento expôs a criatividade dos estudantes em engenhosos projetos, exibidos nos stands. 

Gisele Henrique de Morais, Diretora Educacional da SRE, pontuou que, em cada escola, ‘os trabalhos foram desenvolvidos pelo Professor de Tecnologia e Inovação junto aos alunos do novo Ensino Médio. Dentro deste componente curricular, os estudantes tiveram acesso a um kit de robótica, ofertado pelo Estado, e, desenvolveram trabalhos específicos, de acordo com sua comunidade, sua vivência local, e, hoje, expõem o melhor projeto selecionado em uma feira, organizada em suas escolas, para fazer esta exposição, aqui, para todos’.

A Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães Serri, fez avaliação positiva deste primeiro evento. ‘Nosso Estado tem apostado em robótica, e, agora, os alunos apresentam os melhores trabalhos. É muito gratificante ver o que os alunos se esforçam para fazer e tornar real um evento deste porte com as escolas públicas’. 

Uma das participantes, a aluna Maria Luiza, da Escola Estadual de Martins Soares, Maria Luiza, acompanhada da Professora Rosana e das amigas Vitória e Júlia, disse que gostou muito de visitar a Feira. ‘A experiência foi muito boa, com projetos que incluíam robôs, amostras diversas, e quando houver novas oportunidades, que retornar’.  

Thomaz Júnior












sábado, 16 de setembro de 2023

STTR de Manhuaçu completa 50 anos em defesa de agricultores e agricultoras

Uma história de muita luta e defesa pelo direito da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu celebra 50 anos de fundação, neste sábado, 16/09.

Neste meio século, o Sindicato tem se destacado em diversas frentes de trabalho, que vão desde a incansável luta para assegurar direitos trabalhistas e previdenciários para os agricultores e seus familiares, firme atuação para a geração de renda no campo, a partir de inteligentes parcerias, entre outras atividades.

O Presidente Marco Antônio Domingos, juntamente com toda a diretoria e conselho fiscal, destaca estas ações, pontuando sobre a dedicação de pessoas visionárias e comprometidas com as causas da agricultura familiar e de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais, e os novos projetos. 

Em cada reunião e visita aos associados e associadas nas comunidades rurais, a Diretoria do Sindicato constrói um positivo diálogo, que se fortalece a cada dia. 

Entre as ações, a recente luta contra a Reforma da Previdência Social, quando os sindicatos manifestaram-se, de forma ordeira, nas Regionais do INSS, para reivindicar a manutenção dos direitos da classe trabalhadora rural, e a participação direta na Marcha das Margaridas (Brasília/ DF), pela defesa das agricultoras, entre outros. O Sindicato de Manhuaçu é filiado à FETAEMG.

‘Além da manutenção dos Direitos junto à Previdência, o acesso ao crédito da agricultura familiar, os Programas Luz para Todos e o Minha Casa, Minha Vida Rural, o Grito da Terra Brasil, a Marcha da Margaridas, e o PNCR (Programa Nacional de Crédito Rural) são ações e movimentos em que o Sindicato atua. Parabenizamos a todos que fizeram e fazem parte desta história, com sinceros agradecimentos a todos os nossos associados e associadas’, destacou o Presidente Marquinhos. 


Obras da nova sede e renda no campo

Um sonho que vem se tornando realidade é a construção das novas instalações, no terreno situado à R. Etelvino Guimarães, 132, no centro. O novo prédio oferecerá acessibilidade, conforto e segurança para todos os usuários. 

O Sindicato incentiva agricultores e agricultoras a plantar outras culturas, sem agrotóxico, visando geração de renda, para que sejam menos afetados em períodos de baixa do preço do café. Para esta finalidade, são mantidas firmes parcerias com a EMATER, ACEAS, Cooperativa COORPOL, CMDRS, e outras instituições. A preservação das águas e do meio ambiente, visando a proteção da vida e o uso consciente da terra fértil presente na região é uma importante bandeira levantada pela entidade em Manhuaçu. 

Em convênio recentemente firmado com a UNIVÉRTIX (Matipó), o Sindicato disponibiliza bolsas de estudos, com 40% de desconto, em 20 cursos para os associados e seus familiares. 

Nas Assembleias, o Sindicato reforça seu compromisso com a transparência junto aos associados e à sociedade. Este ano, causou grande entusiasmo o Show de Prêmios ‘Sindicato de Portas Abertas’, destinado à arrecadação de recursos para a obra da nova sede. Na ocasião, seis valiosos prêmios foram sorteados. 

O Sindicato localiza-se na Praça 05 de Novembro, 339, no centro. Agendamentos e contatos podem ser feitos pelos telefones 33 3331 1480 e WhatsApp 33 9 9909 3394.

Thomaz Júnior





























Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...