sexta-feira, 24 de março de 2023

Manhuaçu realiza a 6ª Plenária Municipal de Saúde

 Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, foi realizada no último sábado (18), no auditório da Câmara Municipal, a 6ª Plenária Municipal de Saúde de Manhuaçu, em preparação para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Saúde Wanda Carneiro e seus  membros, Conselhos de Unidade de Saúde (COUS), representantes do poder executivo e convidados. O evento contou com a explanação do promotor de justiça Dr. Reinaldo Pinto Lara e do médico Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, mesa que foi mediada por Lia Emerick, coordenadora da saúde mental.



Os participantes levantaram propostas dentro dos quatro eixos temáticos propostos, que serão levadas para etapa estadual. “São momentos como este, que nós discutimos e debatemos o SUS que temos e o queremos daqui pra frente. A participação popular é muito importante, pois fortalece o SUS, que foi construído junto com a população. O SUS nunca será cem por cento, mas temos que lutar para garantir os direitos, para que possamos continuar lutando pela vida, para fortalecer esse sistema e aprimorá-lo. A proposta que do tema que foi trabalhado é esta, é acreditar que amanhã vai ser outro dia”, comentou Ana Lígia, Secretária de Saúde.

Na etapa municipal também foram escolhidos os representantes do município para participarem da 10ª Conferência Municipal de Saúde, sendo dois representantes dos usuários, um dos trabalhadores da saúde e um representando o governo e os prestadores de serviços.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu/ fotos: Thomaz Júnior





















quinta-feira, 23 de março de 2023

Agricultoras da região se preparam para a Marcha das Margaridas em Brasília

Mulheres representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da região reuniram-se em Manhuaçu para tratar dos preparativos para a Marcha das Margaridas, que ocorrerá em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto. 

Realizada no auditório do SICOOB Credilivre, no centro, a reunião foi organizada pelo Polo Leste Rio Doce da FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu.

Participaram da Mesa de Honra, o Diretor do Polo Leste Rio Doce da FETAEMG,  Paulo Natividade da Silva (Vice-prefeito e Presidente do STTR de Pedra Bonita); Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; Coordenadora Estadual de Mulheres da FETAEMG, Alaide Bageto; Coordenadora de Mulheres do Polo Leste Rio Doce da FETAEMG, Dayse Dias, e Suplente Nadyr Alves.

Após a realização da Mística, na abertura do encontro, o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credilivre, Sebastião de Lourdes, e o Vice-presidente, Vinícius Magalhães Dutra, se pronunciaram, desejando as boas-vindas aos convidados e reiterando o compromisso da cooperativa de crédito com o desenvolvimento socioeconômico da região. 


MARCHA DAS MARGARIDAS




Assassinada em 12 de agosto de 1983, Margarida Maria Alves foi sindicalista e defensora dos direitos humanos, sendo uma das primeiras mulheres a exercer cargo de direção sindical no país. Seu nome e sua história de luta inspiraram a Marcha das Margaridas, que foi criada em 2000. Durante o período em que esteve à frente do sindicato de Alagoa Grande (PB), foi responsável por mais de cem ações trabalhistas na Justiça do Trabalho Regional, tendo sido a primeira mulher a lutar pelos direitos trabalhistas no estado da Paraíba.

A Marcha das Margaridas é um caminho coletivo de construção de um projeto de sociedade que propõe um Brasil sem violência, onde a democracia e a soberania popular sejam respeitadas, a partir de relações justas e igualitárias. 

Os preparativos para a 7ª edição da Marcha das Margaridas ocorrem desde 2021, em todo o país. 

Na região, a próxima reunião preparatória para esta grande mobilização deverá ocorrer em Mutum, no próximo mês de abril.


Thomaz Júnior


































terça-feira, 21 de março de 2023

COORPOL realiza Assembleia Geral em Manhuaçu

A COORPOL (Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta) realizou Assembleia Geral, no último sábado, 18/03, com expressiva participação dos cooperados. Com início às 9h da manhã, o evento ocorreu no Salão D’ Fátima, em Vila de Fátima, no distrito de São Sebastião do Sacramento, em Manhuaçu. 

Presidida por Flânio Alves da Silva, a COORPOL realiza eficiente trabalho junto aos agricultores familiares, especialmente cafeicultores, visando a geração de renda para o meio rural e bem-estar social nas comunidades rurais onde atua. Entre os presentes, o Advogado Dr. Jésus Sangi, que representou os Deputados Padre João (Federal) e Leleco (Estadual).

Na Ordem do Dia, a Prestação de contas 2022, compreendendo

relatório de gestão; balanço patrimonial; demonstração de sobras ou perdas e demais demonstrativos; Parecer do Conselho Fiscal; e Eleição e posse do conselho Fiscal. 

Ainda na Assembleia a Prestação de Contas do PDCJ (Plano Desenvolvimento do Comércio Justo), referente ao exercício 2022/2023 e a apresentação do planejamento para o biênio 2023/2024.

Outros momentos importantes em que os cooperados participaram atentamente foram a apresentação do resultado do levantamento de necessidades, as apresentações das atualizações do Regimento Interno, e das não-conformidades apontadas pela Auditoria Flocert 2023, entre outros assuntos afins.


De Manhuaçu para a Suíça


Recentemente, a COORPOL realizou a primeira exportação de café orgânico cultivado em Manhuaçu para a Suíça. Com total observância a todos os rigorosos critérios internacionais de comercialização, a COORPOL efetivou o negócio com compradores do país europeu, beneficiando aos cafeicultores manhuaçuenses cooperados, com a devida valorização do precioso grão, aqui produzido e colhido.

De acordo com o Presidente Flânio, juntamente com toda a Diretoria e Conselho Fiscal, a proposta da COORPOL é continuar com esta atuação junto aos cafeicultores que, de suas propriedades de pequeno porte, cultivam os mais valiosos cafés. 


Encontros de jovens e mulheres rurais


De acordo com Flânio Alves, a COORPOL deverá realizar encontros com programações especiais para jovens e mulheres rurais, em Manhuaçu. 

A iniciativa visa atender solicitações feitas pelos cooperados e consta no planejamento das ações para este novo biênio, apresentado durante esta Assembleia. 

No encerramento da Assembleia, delicioso almoço foi servido aos participantes.


Thomaz Júnior






















sexta-feira, 17 de março de 2023

CRESOL realiza Assembleia Geral de Relacionamento em Manhuaçu

 A Cooperativa de Crédito CRESOL realizou Assembleia Geral de Relacionamento, em Manhuaçu, na noite desta terça-feira, 14/03. Com expressiva participação dos cooperados, o encontro ocorreu no salão do Café Park Eventos, às margens da BR-262, no B. Bom Jardim.

Presentes à Mesa de Honra, o Presidente do Conselho Administração da CRESOL em Minas Gerais, João Paulo Dias da Fonseca; Diretora Superintendente, Mayara Viana Ribas; Gerente da CRESOL Manhuaçu, Heraldo Tadeu Graize Garcia; Presidente da Câmara Municipal, Gilson César da Costa; Presidente da COORPOL, Flânio Alves da Silva; Secretário M. de Fazenda, Magno Marçal Soares, e o Conselheiro da CRESOL e Diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, Gilmar Alves da Silva. 

Assembleias como esta ocorrem ao menos uma vez por ano, entre janeiro e abril, e é aberta a todos os cooperados. ‘A Cresol sempre buscou estar mais próxima do seu cooperado, a fim de o mesmo ter mais conhecimento sobre determinados assuntos relativos à cooperativa, tendo a oportunidade de expor ideias e opiniões’, pontua a direção.

No decorrer da Assembleia, houve sorteio de prêmios e foram evidenciados temas como: a prestação de contas do período anterior; distribuição das sobras financeiras; fixação de honorários e gratificações dos membros do conselho, e assuntos afins, de interesse dos cooperados.

Destaca-se que as assembleias representam excelente oportunidade para o cooperado ter acesso às informações relacionadas aos resultados alcançados pela instituição. São nestas reuniões, por exemplo, que a cooperativa apresenta a distribuição das sobras financeiras, um assunto que é de total interesse dos associados.

Desde 2010, muitos investimentos e serviços têm sido prestados à comunidade de Manhuaçu, pela CRESOL, fomentando a economia local, contribuindo para gerar trabalho, emprego e renda para à população.

Também participaram da Assembleia, os Vereadores Rose Mary e Juninho Enfermeiro.

Prestes a completar 28 anos de existência, a CRESOL está presente em Manhuaçu há  treze anos. Atualmente, são mais de 800 mil famílias cooperadas, em 21 estados brasileiros.


Thomaz Júnior





















Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...