quarta-feira, 29 de junho de 2022

Pedra Bonita realiza 5ª Festa dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

 Em dois dias de animada programação, neste último final de semana, Pedra Bonita organizou a 5ª Festa dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, com diversas atrações musicais e muito calor humano.

Realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, evento em sua quinta edição contou com o apoio da FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) e foi idealizado pelo Vice-prefeito Paulo Natividade (Paulinho do Sindicato) e do Marquim do Nael.

Na abertura oficial do evento deste ano, na noite de sexta-feira, 24/06, Dia de São Pedro, a participação de autoridades que prestigiaram o lançamento da festa, organizada na Praça Coronel Pedro Vitor de Oliveira, no centro da cidade.

Entre os presentes, o Prefeito Sebastião de Oliveira, acompanhado da esposa; o Vice-prefeito e Presidente do Sindicato, Paulo Natividade da Silva; o Deputado Federal Vilson Luís da Silva; a Presidente do Sindicato de Luisburgo, Silvana Damasceno; Kátia Gaivoto e lideranças comunitárias.

As autoridades se pronunciaram, destacando a alegria por participar deste tradicional evento na cidade e o importante papel desempenhado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais no município.

Deputado Vilson destacou os recursos viabilizados para Pedra Bonita e região, por meio de emenda parlamentar, em total sintonia com a agricultura familiar, além da população urbana.

Os shows musicais de sexta-feira foram apresentados pelos cantores 'Niltinho Chapa Plus' e Geandro Freitas.

No sábado, mais animação ao som de Lucca Rodrigues e César dos Teclados.


sábado, 25 de junho de 2022

Feira Livre da Agricultura Familiar e Posse do Conselho de Desenvolvimento Rural em Luisburgo

Duas ações importantes foram consolidadas para a agricultura familiar em Luisburgo, nos últimos dias: a realização da Feira Livre da Agricultura Familiar e do Artesanato e a Posse do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável). Com total apoio do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), sob a Presidência de Silvana Damasceno, juntamente com a Prefeitura e outras entidades parceiras, além do empenho das famílias de agricultores, as duas iniciativas mobilizam o município e apontam novos horizontes para o desenvolvimento socioeconômico do meio rural local.

 

FEIRA LIVRE

 

Realizada no último sábado, 18/06, na Avenida São Luiz Gonzaga e Praça José Thabet Knupp, desde 7h da manhã, a feira livre da agricultura familiar e do artesanato movimentou o centro da cidade, possibilitando geração de renda e acesso da população a alimentos saudáveis.

Idealizado pelo CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), o projeto é organizado pela Comissão da Feira Livre, composta por representantes de instituições e feirantes com experiência na área (grupo de feirantes), e parceria do Sindicato de Luisburgo, EMATER, Rede Agroecologia, Associação Comunitária de Fortaleza e Prefeitura, juntamente com produtores rurais.

 

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL E SUSTENTÁVEL

 

Em recente reunião, foram nomeados os componentes e diretoria do CMDRS de Luisburgo (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável). Paritário, o conselho ficou assim integrado:

Representantes do Poder Público: (Titulares): Francisco Adão de Carvalho, Maria Isabel de Carvalho, Ítalo da Silva de Carvalho e Giovanna Aparecida Borel Vargas; (Suplentes): Uederson Amaral Portilho, Valdirene Henrique Clem, Edivania de Oliveira Moreira Costa e Lorena Aparecida Knupp.

Representantes da Sociedade Civil e de Entidades Representativas dos Agricultores: (Titulares): Silvana Damasceno Gomes Labanca, Mauro Felisbino Ribeiro, Marleidiam Portes de Freitas, Hobnermayer Ricardo Nunes, Danilo José de Amorim, Sheila Maria Hott Marcato e Marcos de Castro Amaral; (Suplentes): Luan Labanca, Edina Neves Teixeira Fialho Gomes, Walter De Oliveira Vilete, Miguel Correia da Silva e Antônio Marcos Portes.

A Diretoria do conselho foi definida, com a seguinte organização: Presidente Hobermayer Ricardo Nunes; Vice-presidente, Francisco Adão de Carvalho, e Secretária, Sheila Maria Hott Marcato.

Na reunião, o CMDRS evidenciou os agricultores e instituições que colaboraram na construção do projeto feira livre: Maria Aparecida Noronha, Maria Antônia da Silva, Rita de Cassia Nicodemos da Silva, José Aparecido Campos, Edimar Bárbara, Hobermayer Ricardo Nunes e Sheila Maria Hott Marcato (Secretária do CMDRS); Mauro Felisbino Ribeiro e Marineide Gomes Zape (rep. da EMATER); Silvana Damasceno Gomes Labanca (Sindicato de Luisburgo), Marleidiam Portes de Freitas (rep. de Associação); Jaqueline Miranda (rep. de Assistência Social); Roberto Pacheco (Sec. de Cultura e Turismo), e Moacir Mendes Neto (rep. Secretaria de Agricultura).

(Thomaz Júnior)






 

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu empossa Diretoria e Conselho Fiscal

Em cerimônia realizada na tarde deste sábado, 18/06, no Centro Pastoral Bom Pastor, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu empossou a Diretoria e o Conselho Fiscal, eleitos recentemente.

Participaram da Mesa Diretora, o Presidente reeleito Marco Antônio Domingos; Presidente do CMDRS, Águeda Diniz; Secretário M. de Agricultura, Sandro Tavares; Presidente da COORPOL, Flânio Alves; rep. da CRESOL, André Heringer, e Comissão Eleitoral: José M. de Carvalho, Selma Mafra Dutra, Emerson Wislley Raposo, João Nascimento e João Durães. A Orquestra Paulista de Viola Caipira e o cantor José Dutra animaram o evento.

Após os pronunciamentos, houve apresentação do histórico do Sindicato e homenagem à memória do saudoso Ex-presidente José Adenil Campos. D. Carmem Cosendey, viúva do sindicalista, recebeu a homenagem das mãos do Presidente Marco Antônio.

Além do Presidente Marco Antônio Domingos, a nova diretoria é composta por: Charlles Dornelas, Cláudio Aparecido Pinel, Domingos Sávio Ribeiro, Geraldo Ricardo Nunes, Gilmar da Silva, Jozimar Geraldo de Souza, Roberto Rodrigues Muniz, Victor Salomão Dias Muniz, Ana de S. Lima, Andréia Alves de Melo, Cleuza Maria Dornelas, Dayse Dias Silva Muniz, Edith D. Sathler Furtado, Jaqueline Bento Gomes, Jayne Amaral, Marlene de Freitas Leles e Valéria Aparecida Lima Bastos.

(Thomaz Júnior)






quinta-feira, 23 de junho de 2022

1º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais em Manhuaçu

 Com o tema: ‘Por terra, água e agroecologia’, o 1º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu com expressiva participação e animada programação, no último sábado, 18/06, no Centro Pastoral Bom Pastor, no Bairro Matinha. 

Realizado pelo STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu), o encontro teve início às 8h da manhã e integra uma das ações preparatórias para a 7ª edição da Marcha das Margaridas, prevista para ocorrer em agosto de 2023, em Brasília (DF).

Participaram da Mesa Diretora, o Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; Coordenadora das Mulheres do Leste de Minas da FETAEMG, Silvana Damasceno Gomes Labanca; Representante do MAM, Anda Cristina da Silva Quintino; Presidente da Associação de Mulheres de Monte Alverne, Valéria Aparecida de Lima; Pres. da Ass. de Mulheres de São Sebastião, Ana de Souza Lima; Presidente da ACEAS, Andréia Luiza Alves de Melo; Gerente do SICOOB Credilivre, Lígia Conchitta, e Gerente de Negócios da CRESOL, Elizabeth Fialho.

 

Marcha das Margaridas 2023

Na abertura do inédito evento, foram apresentadas informações sobre a vida, luta e morte de Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana de Alagoa Grande, assassinada em agosto de 1983, no quintal de casa, à frente do filho, por lutar por direitos dos trabalhadores.

Diante deste bárbaro crime e com o propósito de fortalecer cada vez mais a união dos trabalhadores pelo acesso aos direitos constitucionais, o movimento Marcha das Margaridas surgiu, com a 1ª edição ocorrendo em 2000, reunindo mais de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil. sA marcha se repetiu em 2003, 2007, 2011 e 2015, quando se reuniram cerca de 100 mil participantes.

A Diretora do Sindicato, Dayse Dias Muniz, se pronunciou sobre a importância desta mobilização nacional e as atividades de Manhuaçu para reforçar a luta pelos direitos de quem trabalha no campo.

 

Por terra, água e agroecologia

 

A palestra com o tema ‘Por terra, água e agroecologia’, foi ministrada por Teresinha de Souza Trindade, agricultora familiar, residente no Córrego Funil, em Simonésia, conhecida por sua atuação na Secretaria de Mulheres da CUT Minas e ex-presidente do SINTRAF Simonésia.

Após a palestra, os participantes dividiram-se em grupos de estudos, com eixos temáticos estabelecidos para elencar propostas para a próxima edição da Marcha das Margaridas. Os temas discutidos foram: Violência Doméstica, Feminismo x Sindicalismo, Agroecologia e Mineração.

A animação musical ficou por conta do cantor Gabriel, e, sorteios brindaram os participantes.

O Presidente Marco Antônio Domingos elogiou o comparecimento e agradeceu à equipe de colaboradores, juntamente com a Diretoria e Conselho, pelo empenho e dedicação com o evento. ‘Recentemente, a Diretora do Sindicato, Dayse Dias, atendeu ao convite da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e participou de reunião preparatória para a Marcha das Margaridas 2023, em Brasília, e, em seguida, ela trouxe a ideia da realização deste encontro das trabalhadoras rurais que realizamos em Manhuaçu. O tema por terra, água e agroecologia é muito significativo e tem sido grande foco do movimento sindical em si, mas muito mais evidenciado pelas trabalhadoras rurais. O mérito é todo delas, que sempre se preocuparam com produção diversificada e sem uso de veneno. A mulher está um passo à frente dos homens, quando se trata da preocupação com a vida, em sua totalidade, preocupando-se com o planeta e a vida do ser humano’, pontuou.

(Thomaz Júnior)












terça-feira, 21 de junho de 2022

Colégio Tiradentes de Manhuaçu recebe três veículos viabilizados por Deputado Federal Subtenente Gonzaga

 O Colégio Tiradentes de Polícia Militar de Manhuaçu recebeu três novos veículos, viabilizados pelo Deputado Federal Subtenente Gonzaga. O parlamentar prestigiou a cerimônia que marcou a chegada dos veículos à instituição na noite desta quarta-feira, 15/06, juntamente com o Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Luciano Correia dos Reis; Subcomandante Major Giovane Carlos Nogueira de Assis; Comandante do CTPM, Major Adilson Júnior; Diretor Pedagógico, Adilson Soares Dutra; Vereador Adm. Rodrigo, Presidente do Lar dos Idosos, Josué Miranda dos Reis Santos; Tenente Suelen Mafra; Tenente Marcelo e Sgt. Danielle, além de alunos, professores e funcionários.

Os veículos entregues foram: 01 van Fiat Ducato, 01 Fiat Doblò e 01 picape Fiat Strada.

No decorrer da solenidade, as autoridades se pronunciaram sobre a importância desta estruturação da frota e agradeceram ao Deputado Subtenente Gonzaga por todos os esforços para assegurar estes veículos para o colégio na cidade.

Major Adilson Júnior, Comandante do CTPM/ Manhuaçu, destacou que ‘tivemos a grata satisfação de receber estes três veículos que muito contribuirão para o trabalho administrativo do colégio, e, isto, tem reflexo na educação dos alunos e no desempenho do trabalho de todos os profissionais que aqui atuam. Preparamos esta solenidade, juntamente com o Comando do 11º BPM; no nosso caso, a DEEAS que centraliza estas ações junto à Secretaria de Educação, ao Comando Regional, e, contamos, para o recebimento destes três veículos, com a indicação desta verba por parte do Deputado Subtenente Gonzaga, que muito tem feito para a atividade policial militar, para a área de segurança como um todo, bem como para a educação em todo o Estado’.

Agildo Soares Dutra, Diretor Pedagógico do CTPM, ressaltou que ‘este foi um dia de muita alegria e ficam os nossos sinceros agradecimentos ao Deputado Federal Subtenente Gonzaga, por estes veículos que colaborarão muito para o nosso educandário’. Agildo ressaltou as inúmeras competições esportivas a qual o colégio participa e a importância destes veículos para toda esta logística e segurança dos alunos e demais usuários.  

O Deputado Federal Subtenente Gonzaga agradeceu a acolhida e enfatizou a importante atuação do CTPM de Manhuaçu, nestes 57 anos de existência. ‘Uma das grandes referências na Educação em Minas Gerais e no Brasil, o Colégio Tiradentes possui trinta unidades no Estado. Em todos os índices que temos, seja ENEM, IDEB, as olimpíadas e outros eventos, o colégio de Manhuaçu sempre tem destaque, posicionando-se entre as primeiras colocações. Então, é fundamental que nosso mandato colabore com a estrutura da instituição. Já conseguimos viabilizar, para aqui, equipamentos de ar-condicionado, televisores, e, agora, em parceria com a Polícia Militar, estes veículos, e, ainda, chegarão carteiras para repor as antigas e dar conforto para alunos e professores. Portanto, é um esforço do nosso mandato para contribuir com a formação de nossas crianças que, em sua maioria, são filhos dos nossos militares. O colégio também atende a população, a comunidade. Aqui, há muitos alunos que não são filhos de militares e têm o mesmo tratamento, com o mesmo destaque’, afirmou.

Sobre as mensagens de agradecimento e homenagens, o Deputado destacou que 'estou feliz, estou na minha terra, tendo aqui acolhida fraterna e amiga, além de uma acolhida da classe. Como policial militar, estando no colégio Tiradentes, me sinto em casa. Agradeço a todos os policiais de Manhuaçu, desde o Comandante ao policial mais novo aqui pela acolhida, apoio e incentivo ao nosso trabalho. Quero continuar nesta luta, representando bem a nossa classe e a sociedade de Manhuaçu. Afinal, há sessenta anos, nasci aqui ao lado, no Hospital César Leite’, pontuou.

(Thomaz Júnior)




















 

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Luisburgo terá Feira Livre da Agricultura Familiar e do Artesanato neste sábado

 Luisburgo inova e consolida importante projeto para a geração de renda e o acesso da população a alimentos saudáveis: a Feira Livre da Agricultura Familiar e do Artesanato. O lançamento desta tão aguardada feira ocorre neste sábado, 18/06, na Avenida São Luiz Gonzaga e Praça José Thabet Knupp, no centro da cidade, a partir das 7h da manhã.

Idealizado pelo CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), o projeto é organizado pela Comissão da Feira Livre, composta por representantes de instituições e feirantes com experiência na área (grupo de feirantes).

Colaboram com esta iniciativa o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Luisburgo, EMATER, Rede Agroecologia, Associação Comunitária de Fortaleza e Prefeitura de Luisburgo.

A organização convida a toda à população local e das cidades vizinhas para comparecer à feira livre, visitar as barracas, comprar hortifrúti e artesanatos e se divertir, em ambiente familiar e agradável acolhida.

Os organizadores agradecem aos comerciantes locais pela participação, com a doação de brindes para o sorteio; ao Jean Vitor, produtor rural do município que contribuiu com o show cultural e ao Sicoob Credilivre pelo patrocínio.

(Thomaz Júnior)





quarta-feira, 15 de junho de 2022

Projeto Fique Vivo: planejamento e definição do próximo Dia D

 Na manhã desta terça-feira, 14/06, no Auditório do 11º Batalhão da PM, representantes das secretarias e parceiros envolvidos no Projeto Fique Vivo realizaram reunião para o planejamento de ações e a avaliação das ações já executadas. Na oportunidade, foram definidas a data e o local do próximo Dia D, que será no bairro São Vicente, dia 10 de julho.

Presente à reunião, a Prefeita Imaculada destacou a importância de várias entidades somarem forças em prol do projeto. “Nós começamos com um trabalho de formiguinha e hoje estamos caminhando com este projeto, que eu creio, tem feito a diferença para aqueles que estão sendo atendidos. Temos tido uma importante ajuda e contado com a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, dos Bombeiros e demais parceiros e isto tem sido fundamental. Agora estamos trabalhando para a implantação do programa do Governo do Estado, que vai nos auxiliar nestas ações e envolver cada vez mais as comunidades. O nosso desejo é que possamos viver em uma cidade pacificada, diminuindo a criminalidade e acabando com a morte de nossos jovens”.

A Prefeitura de Manhuaçu está em processo de adesão ao Selo Prevenção Minas que é uma iniciativa da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec) que, em parceria com as administrações municipais, visa contribuir para a criação e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à redução e prevenção à criminalidade e às violências locais, a partir do apoio técnico e metodológico da Supec/Sejusp. O Programa, que iniciou suas atividades em 2019, capacita os municípios em prevenção à criminalidade e estimula a mobilização e a participação social, construindo coletivamente ações no âmbito dos fatores geradores de violências.

(Fonte: SECOM Prefeitura de Manhuaçu)








terça-feira, 14 de junho de 2022

Caminhão com mangas tomba e bloqueia Rio-Bahia

 Acidente ocorrido no km 578, da BR-116, no distrito de São Pedro do Avaí, em Manhuaçu, bloqueou os dois sentidos da pista, no começo da tarde desta terça-feira, 14/06. Um caminhão carregado com mangas tommy tombou após fazer uma curva, espalhando as frutas pela pista, além de o veículo ficar atravessado na rodovia. 

A Polícia Rodoviária Federal compareceu ao local, controlou o trânsito e as ações necessárias para liberação da rodovia. Em ambos os lados, os carros impedidos de circular, formaram grandes filas.

Segundo informações iniciais, o motorista teve ferimentos leves e foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu. Ele foi trazido para o atendimento de urgência e emergência da cidade.

Sobre o acidente, entende-se que o veículo tenha se desgovernado, vindo a arremessar parte da carga na lateral da pista, uma pequena ribanceira ali existente, e, enquanto capotava, dispensara a maior parte das frutas transportadas no asfalto.

Há quase um ano, no dia 06/07, um caminhão com carga igual (mangas tommy) tombou no mesmo local.

(Texto: Thomaz Júnior/ Fotos: Evandro Santiago)






domingo, 12 de junho de 2022

Homenagens na comemoração dos 20 anos do UNIFACIG

O Centro Universitário UNIFACIG reuniu colaboradores e parceiros para comemorar os seus 20 anos de existência. A cerimônia foi realizada no Salão de Festas da AABB Manhuaçu na tarde de sábado, 11/06.

Conduzida pelo jornalista Thomaz Júnior, a festa de celebração dos 20 anos do UNIFACIG iniciou lembrando os valores e a trajetória da instituição de ensino. Uma cerimônia no salão do Manhuaçu Center Hotel marcou o início das atividades. Depois, o primeiro curso, Administração da antiga FACIG, na sede à Rua Desembargador Alonso Starling.

Com muito empenho, dedicação e trabalho de inúmeras pessoas, grandes conquistas foram se consolidando. Rapidamente a FACIG se destacou, conquistando importantes prêmios como o Prêmio Nacional de Gestão Educacional e diversos cursos autorizados e reconhecidos com nota máxima pelo Ministério da Educação. Sua estrutura cresceu e se tornou referência com campus nos bairros Coqueiro e Alfa Sul. Em 2019, a instituição se tornou Centro Universitário UNIFACIG. Hoje, oferece 18 cursos presenciais, 13 cursos a distância e 45 cursos de pós-graduação. Abençoando e coroando os 20 anos de atividades, foi inaugurado um dos mais modernos e belos hospitais do país, o Hospital Vision.

HOMENAGENS

Os idealizadores do projeto UNIFACIG e parceiros dessa trajetória, Aloísio Teixeira Garcia, Ricardo Reis Cordeiro, Thales Reis e Aloisio Santiago Garcia fizeram a entrega das homenagens que marcaram os 20 anos do Centro Universitário.

Foram reconhecidos com o troféu dos 20 anos a pró-reitora de Comunicação e Marketing, Anandy Kassis de Faria Alvim Hannas, a pró-reitora Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura, as colaboradoras Adecidelia Henrique da Cunha Paixao e Erli Geralda Nascimento de Oliveira.

Para homenagear todas as empresas que estiveram ao lado do UNIFACIG, foi entregue homenagem a Orteconte, na pessoa do contador Elias Temer Júnior e representando todos os demais profissionais o advogado Dr. Pablo Carone Fernandes Rodrigues.

Por conta da parceria que há 20 anos contribuem para o sucesso do Centro Universitário UNIFACIG, foram homenageadas de forma especial a Prefeitura de Manhuaçu, representada pela prefeita Maria Imaculada Dutra Dornelas, e o Hospital César Leite, representado pelo provedor Fernando José de Lima.

Durante a cerimônia, ainda foi assinado o termo de prorrogação da parceria entre o Centro Universitário UNIFACIG e o Hospital César Leite.

A cerimônia foi encerrada com uma homenagem especial e surpresa do Centro Universitário UNIFACIG ao Reitor Thales Reis Hannas que há 20 anos vem sendo protagonista na construção de uma história de excelência de muito sucesso e inúmeras conquistas.

(Carlos Henrique Cruz/ Portal Caparaó)


















Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...