terça-feira, 31 de março de 2020

Prefeitura de Manhuaçu continua com operação tapa-buracos


Os trabalhos de recuperação de ruas e avenidas com a operação tapa-buracos e a recomposição asfáltica nos locais mais danificados continuam sendo realizados pela Prefeitura de Manhuaçu.
No final de semana, as equipes da Secretaria de Obras executaram melhorias em áreas centrais e de grande fluxo de pessoas e veículos, como as Ruas Luis Cerqueira (conhecida ‘descida do sinal’) e na R. Júlio Bueno, no B. Santo Antônio, próximo à Ponte dos Arcos, entre outros pontos.
A operação tapa-buracos prossegue em atendimento ao plano de trabalho determinado pela Prefeita Cici Magalhães, juntamente com o Secretário de Obras, Eduardo Ribeiro, e equipe da Administração Municipal, após levantamento das vias mais afetadas com inundação e enxurradas que atingiram fortemente a cidade no início do ano.
Os trabalhos têm sido realizados de forma contínua no município, com ruas e avenidas em locais próximos ao rio sendo reparadas, além de vias alternativas para o trânsito que, com a ocorrência da enchente, tiveram sobrecarga no trânsito de veículos e sofreram desgaste no asfalto ou tiveram depressão no calçamento.
 (Thomaz Júnior/ Cidades do Café)
 

segunda-feira, 30 de março de 2020

Semana começa com limpeza geral em diversas ruas de Manhuaçu



Com o trabalho das equipes do SAMAL e da Secretaria de Obras, a Prefeitura de Manhuaçu começa a semana realizando limpeza geral em diversas ruas da cidade e dos distritos.
Na manhã desta segunda-feira, 30/03, frentes de trabalho retiraram lixo e entulho das Ruas Raimundo Soares Vargas, no Bairro Engenho da Serra, e na R. Etelvino Guimarães, no centro.
Os serviços prosseguirão, atendendo a população em todo o município, com melhorias diversas visando o bem-estar social.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)

Reposição de lâmpadas chega ao bairro Santana

Em atendimento ao que foi determinado pela prefeita Cici Magalhães, os trabalhos de reposição de lâmpadas queimadas ou defeituosas em postes foram reforçados em todo o município, trazendo mais segurança para todos os moradores.

Os serviços prosseguem nesta segunda-feira (30), sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento. Equipes trabalham no bairro Santana, com o objetivo de não deixar postes com lâmpadas apagadas, eliminando pontos escuros das ruas.

Durante esta semana, o atendimento está previsto para ocorrer nos bairros da cidade, e, nos demais distritos, as melhorias serão também efetivadas nos próximos dias. A Administração Municipal destaca que a proposta desta nova ação é não deixar um poste com lâmpada queimada ou apagada à noite, no município.

Para solicitar atendimento de substituição de lâmpadas queimadas ou defeituosas em postes, basta ligar para o número 0800 033 1825 ou enviar mensagem Whatsapp (31) 99222-0496, informando o endereço onde se encontra o poste.

 






Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

domingo, 29 de março de 2020

Prefeitura de Manhuaçu dá continuidade neste domingo à melhoria da iluminação pública nos distritos


Em atendimento ao que foi determinado pela Prefeita Cici Magalhães, os trabalhos de reposição de lâmpadas queimadas ou defeituosas em postes foram reforçados em todo o município, trazendo mais segurança para todos os moradores.
Os serviços prosseguem durante este final de semana também, sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento.
Neste sábado e domingo, 28 e 29/03, as equipes trabalham nos distritos de Ponte do Silva e Santo Amaro de Minas, com o objetivo de não deixar postes com lâmpadas apagadas, eliminando pontos escuros das ruas.
Durante esta semana, o atendimento está previsto para ocorrer nos bairros da cidade, e, nos demais distritos, as melhorias serão também efetivadas nos próximos dias.
A Prefeita destaca que a proposta desta nova ação é não deixar um poste com lâmpada queimada ou apagada à noite, no município.
Para solicitar atendimento de substituição de lâmpadas queimadas ou defeituosas em postes, basta ligar para o número 0800 033 1825 ou enviar mensagem Whatsapp (031 9 9222 0496), informando o endereço onde se encontra o poste.
(Thomaz Júnior/ fotos Nilson D'Ângelo Cicarini Hott)
Cidades do Café



quinta-feira, 26 de março de 2020

Prefeitura cobra reposição de lâmpadas em toda cidade

 MANHUAÇU (MG): A prefeita Cici Magalhães cobrou imediata reposição de lâmpadas por toda a cidade e os trabalhos já estão sendo vistos nesta quinta-feira (26). Equipes da nova empresa que presta o serviço iniciaram os reparos tão logo receberam a demanda.

Como o contrato da primeira empresa responsável pela prestação do serviço terminou houve a necessidade de abrir um novo processo licitatório. Com isso, os reparos foram paralisados. Agora, a demanda pendente começa a ser regularizado com outra empresa.

Todos os pontos escuros do município receberão as luzes necessárias em breve.

 

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

 








 

terça-feira, 24 de março de 2020

Prefeitura reforça ações com moradores em situação de rua em tempos de coronavírus


Com o apoio da Polícia Militar, as equipes de abordagem do CREAS, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Manhuaçu estão em campo, reforçando as orientações com moradores em situação de rua quanto aos cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (COVID 19), principalmente relacionados à higiene e de não ficarem muito próximos uns dos outros. Eles são alertados quanto ao risco a que colocam a própria vida e a dos outros.  
‘Por ser tratar de vidas humanas, o que demanda ações mais rápidas e complexas, a Prefeita Cici Magalhães mobilizou outros setores da Administração Municipal, como a Secretaria de Saúde e o SAMAL, além da parceria com instituições assistenciais para dinamizar os trabalhos’, destaca a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Celeste Gregório.

Maioria são manhuaçuenses que deixaram o próprio lar e não querem voltar

A grande maioria dos moradores em situação de rua da cidade são manhuaçuenses que deixaram seus lares para transitar pelas vias, acometidos pelos vícios do álcool e das drogas, conforme levantamento feito pelos profissionais do CREAS.
Nestes tempos de COVID-19, durante as abordagens, as equipes do CREAS propõem que estas pessoas retornem a seus lares, e, mais que isso, ofertam ajuda com a doação de alimento, caso eles concordem em sair das ruas. Além disto, estes cidadãos receberiam a visita constante das equipes da Prefeitura para demais auxílios. ‘Não podemos oferecer alimento enquanto eles permanecem nas ruas, pois, é comum eles trocarem o que é oferecido por drogas ou álcool’, mencionou a Coordenadora do CREAS, Glenda Miranda.
‘Para aqueles que não têm residência ou amparo de parentes quanto a abrigo, é ofertado o cadastro em comunidades terapêuticas ou mesmo clínicas de tratamento, com a condição de que, instalados, eles permaneçam nestas instituições em período integral, obedecendo aos regulamentos destas. Até mesmo serviços do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria de Saúde são disponibilizados para estas pessoas’, pontuou Glenda.

Eles não querem deixar as ruas

A recusa ao retorno ao lar ou para a internação nas comunidades terapêuticas e clínicas, por parte dos moradores em situação de rua, é a maior dificuldade apontada pelos profissionais que realizam as abordagens. E, para piorar, as repostas destas pessoas aos agentes são agressivas, em tom de ameaça.
‘A Polícia Militar nos ajuda muito, pois, por vezes, eles reagem de forma agressiva. Nos oferecemos até mesmo para levar seus pertences para suas residências, caso aceitassem, mas eles se negam. Não aceitam ajuda e não querem sair das ruas, para continuar com os vícios, usufruindo o direito de ir e vir. Hoje, por exemplo, abordamos um casal de Luisburgo aqui na cidade. Oferecemos o transporte à cidade vizinha e atendimento no CAPS, mas eles recusaram os auxílios’, pontuam os agentes do CREAS.
O terminal rodoviário foi um dos locais atendidos, com diversas abordagens realizadas nesta segunda-feira, 23/03. Além disto, o SAMAL realizou ampla limpeza para a retirada de lixo e entulho. O Diretor do Terminal, Flávio Lacerda, acompanhou todas as atividades.
Os trabalhos ocorrem em diversos locais de Manhuaçu, tanto na cidade quanto nos distritos, e terão continuidade nos próximos dias.
Dada a resistência destas pessoas, solicita-se à população que, caso avistem aglomerações, que acionem a Polícia Militar para as devidas providências.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)



 

sábado, 21 de março de 2020

Prefeitura de Manhuaçu desobstrui e melhora estradas em Dom Corrêa


Os serviços de melhoria e de desobstrução de estradas no município continuam a ser realizados pelas equipes da Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu, em várias frentes de trabalho.
Nas Comunidades São Geraldo e São Caetano, em Dom Corrêa, homens e máquinas movimentam-se para desobstruir trechos onde houve deslizamentos, durante o período chuvoso, há alguns dias. Estas atividades são executadas em atendimento à Proposição Indicativa do Vereador Vantuil Martins, além da solicitação feita pelos moradores à Prefeita Cici Magalhães.
As estradas principais destas comunidades ficaram bloqueadas em pontos distintos, devido a quedas de barreiras. Com isto, moradores ficaram ilhados ou com o acesso a outros locais somente ao percorrer desvios em vias secundárias, como alternativa, trazendo inúmeros transtornos.
Os serviços foram iniciados há alguns dias e prosseguem com eficiência.
Estas melhorias ocorrem em outros locais também, com o mesmo empenho por parte dos servidores da Administração Municipal.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)

sexta-feira, 20 de março de 2020

Prefeitura de Manhuaçu continua com operação tapa-buracos


Nesta quarta-feira, 19/03, a operação tapa-buracos realizada pelas equipes da Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu percorreu a Avenida Salime Nacif, nas imediações do terminal rodoviário, e a Rua Felipe Nacif, também na Baixada, do outro lado do rio.
Estes serviços estão sendo executados em todo o município. Eventuais paralisações ocorrem quando há variação climática e o tempo fica chuvoso. No entanto, as atividades são retomadas tão logo surge a estiagem.
Nos últimos meses, a Prefeita Cici Magalhães, juntamente com as Secretarias de Obras e de Planejamento e SAMAL, reforçou estes trabalhos para atender mais rapidamente as demandas dos moradores em bairros e distritos.
A recomposição asfáltica e a operação tapa-buracos seguem conforme o plano de trabalho estabelecido pela Administração Municipal, após levantamento das vias mais afetadas com inundação e enxurradas.

RESTAURAÇÃO DE CALÇAMENTO

Com o temporal ocorrido nesta terça-feira, dia 18, parte do calçamento da Rua Juquinha Santana, no B. Sagrada Família, foi arrancado por enxurradas. Para resolver o problema, uma equipe da Secretaria de Obras também está atuando no local, desde parte da manhã desta quarta-feira.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)


SAMAL e Vigilâncias retiram lixo e entulho de quintais no B. Santa Luzia


Trabalho em conjunto realizado por equipes do SAMAL e da Vigilância Ambiental da Secretaria M. de Saúde, da Prefeitura de Manhuaçu, resultou em expressiva retirada de lixo e entulho acumulados nos fundos de residências nas Ruas Zequinha Campos e da Caixa D’Água, no B. Santa Luzia, nesta quarta-feira, 18/03.
O montante era grande. Para se ter uma ideia, os recolhimentos foram executados de manhã e a tarde, e, para amanhã, quinta-feira, um restante ainda precisa ser removido pelo caminhão do SAMAL.
Diante do risco à saúde pública que este lixo acumulado trazia para os moradores e vizinhança, a operação envolveu também agentes da Vigilância Ambiental.
Os entulhos e lixo provocavam mau-cheiro e favoreciam a proliferação de animais transmissores de doença às pessoas, como ratos, baratas, escorpiões, cobras, dengue e mosquitos aedes aegypti (que transmite zika e chikungunia) entre outros.
Com o recolhimento, o lugar fica mais bonito e o problema minimizado.
Durante o atendimento, os servidores do SAMAL e da Vigilância Ambiental conversaram com os moradores e orientaram sobre a importância de manter interior da casa e quintal limpos, entre outras informações.
Os trabalhos de limpeza urbana são constantes em Manhuaçu e têm sido reforçados pela Prefeita Cici Magalhães e equipe administrativa para que a cidade e os distritos tenham as demandas atendidas de forma eficiente.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)














quinta-feira, 19 de março de 2020

CCCA Idiomas comemora trinta anos em Manhuaçu


Sempre moderno e na vanguarda do ensino das línguas inglesa e espanhola, o CCAA Idiomas completa trinta anos de atividades em Manhuaçu. Nestas três primeiras décadas, a escola esteve e está presente na vida de crianças, jovens e adultos que buscam ampliar seus horizontes de conhecimento, com novos aprendizados e a possibilidade de intercâmbio.
Bem localizado, instalado no coração da cidade, próximo à Igreja Matriz São Lourenço, o CCAA Manhuaçu disponibiliza ambiente totalmente estruturado para o aprendizado de qualidade. As salas são padronizadas, em conformidade com a rede internacional.
Os diretores do CCAA, Marcelo José Cerqueira e Rossana Arantes Heringer, congratulam com a população a alegria pela passagem do 30º aniversário e anunciam que a escola presenteia aos alunos com condições especiais de matrículas e de rematrícula.

O CCAA

O CCAA atua no segmento de ensino de idiomas há quase sessenta anos, oferecendo sempre um alto padrão de qualidade. Hoje, são mais de 210 mil alunos em todo o mundo, aprendendo inglês e espanhol nas franquias.
Por meio de exclusivo sistema de ensino, centenas de empresas, instituições de ensino superior e escolas de educação formal - desde a educação infantil até o ensino médio - utilizam a metodologia CCAA, com materiais especialmente elaborados pela editora do curso.
Os programas de ensino são totalmente integrados ao uso corrente dos idiomas e incluem materiais autênticos como comerciais e programas de TV, anúncios eletrônicos, impressos e artigos de jornais e revistas, apresentados em aulas comunicativas e dinâmicas, com a participação ativa dos alunos em todas as atividades.
O uso de multimídia e texto é inter-relacionado para tornar a aprendizagem de idiomas interessante, divertida e eficaz. Também são desenvolvidas atividades extraclasses para a prática em laboratório ou em casa, visando o aperfeiçoamento das habilidades de compreensão auditiva, conversação, leitura e redação dos alunos.
Os cursos de inglês e espanhol do CCAA são credenciados pelo ACCET (Conselho de Acreditação para Educação e Treinamento Continuados), que é reconhecido pelo Ministério da Educação dos EUA. O CCLS Language School em Miami é autorizado pela Lei Federal Americana a matricular estudantes estrangeiros com o visto F-1 em seus cursos intensivos de inglês.
Na região, o público também encontra a qualidade CCAA nas cidades de Matipó e Manhumirim. Contatos com o CCAA Manhuaçu podem ser feitos pelo telefone (33) 3331 – 3645.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)


quarta-feira, 18 de março de 2020

Limpeza traz melhorias para pedestres e ciclistas na ciclovia


Com o ‘SAMAL em Ação’, os trabalhos de limpeza da Prefeitura de Manhuaçu estão presentes em toda a extensão da ciclovia ‘Irmãos Fochat’, às margens da BR-262, no perímetro urbano de Manhuaçu. O serviço é contínuo em todo o município e foi amplamente reforçado após a calamitosa enchente ocorrida no início do ano.
Além do trânsito seguro para pedestres e ciclistas que praticam atividades esportivas, a ciclovia é o acesso principal diário para moradores de diversos bairros à região central da cidade.
Desde o início da gestão, a Prefeita Cici Magalhães tem tido especial atenção com este movimentado trajeto. São cuidados especiais com a limpeza, que é realizada com frequência, e a iluminação pública foi melhorada, por meio do Programa ‘Iluminar’, com a instalação de modernas lâmpadas de LED na outra margem que, anteriormente, ficava no escuro à noite.
Além disto, a Prefeita dedica grande empenho junto ao DNIT para assegurar melhorias na infraestrutura nos trechos da rodovia que permeiam a cidade, além da busca de soluções para problemas antigos locais, visando parceria entre os Governos Federal e Municipal.
Atualmente, a ciclovia possibilita também o acesso a diversos estabelecimentos comerciais, instalados às suas margens. Os trabalhos de limpeza melhoram o ambiente e ajudam na saúde pública, com a retirada de lixo, entulho e sujidades diversas que, além de diversos transtornos para as pessoas, podem propiciar zoonoses (doenças causadas por animais).
Os pontos de ônibus existentes ao longo do trajeto também recebem tratamento especial, com ampla limpeza.
 (Thomaz Júnior / Cidades do Café)

terça-feira, 17 de março de 2020

Prefeitura firma parceria com IF Sudeste de Minas para certificação dos alunos das escolas municipais de Manhuaçu em Língua Inglesa


A Prefeita Cici Magalhães reuniu-se com representantes do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG - Campus Manhuaçu, localizado em Realeza) para firmar importante acordo de cooperação que levará certificação em língua inglesa para alunos que cursam do 6º ao 9º anos nas escolas municipais de Manhuaçu, além da possibilidade de futuras ações de intercâmbio para estes estudantes.
Também como parte da estratégia de parceria entre o Campus Manhuaçu e a prefeitura na área de educação, foi proposto protocolo de intenções que deve possibilitar o ensino de informática básica e projetos nas áreas de técnicas agrárias com ênfase em cafeicultura, possivelmente através de projetos de extensão.
Foi discutida ainda, a proposta de parceria entre à prefeitura e o IF Sudeste MG, para oferecimento de transporte aos alunos do IF Campus Manhuaçu, tendo em vista que hoje o Instituto já oferece cursos técnicos e de pós-graduação nas áreas de Cafeicultura e Informática, e, em breve, oferecerá a primeira graduação pública, federal e gratuita de toda a região, na área de Tecnologia da Informação.
Estiveram presentes à reunião no Gabinete, além da prefeita, a Secretária M. de Educação, Maísa Damasceno, o Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste de MG, Daniel Augusto de Oliveira, e o Professor do IF Campus Manhuaçu, Elder Stroppa. O Secretário M. de Obras, Eduardo Ribeiro, e o procurador do município, Dr. Sander Resende.
As escolas municipais que possuem o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) são a EM Rita Clara Sette (Santo Amaro de Minas), EM de Vila Nova (Vilanova) e EM Eni Alves Nogueira (Palmeiras do Manhuaçu).
Para a seleção dos alunos, será aplicado gratuitamente pelo IF o teste de proficiência em Língua Inglesa Toeic Bridge, amplamente utilizado por instituições de ensino em vários países para este fim. A Secretaria de Educação procede com o levantamento de alunos e professores que desejam fazer o teste. O local do exame será no próprio IF, e, a data está sendo definida.
Atualmente, o IF Campus Manhuaçu investe também em obras de ampliação da estrutura física, no distrito de Realeza, para melhor atender aos estudantes dos diversos cursos ali oferecidos.
(Thomaz Júnior/ Cidades do Cafe)




sábado, 14 de março de 2020

Prefeitura de Manhuaçu: serviços rápidos desobstruem estradas e pontes nas comunidades rurais


Aproxima-se o período da safra, e, com isto, torna-se mais urgente a necessidade dos produtores e trabalhadores rurais com o restabelecimento do trânsito seguro nas estradas para o escoamento da produção do café, além da circulação cotidiana de pessoas e veículos para os mais diversos fins.
Diante desta chegada do tempo de colheita, a Prefeita Cici Magalhães e o Secretário Municipal de Obras, Eduardo Ribeiro, determinaram a formação de equipes de trabalho para desobstruir estradas e consertar pontes danificadas.
Algumas destas pontes tiveram grandes danos, após serem afetadas com inundações dos ribeirões e quedas de barreira. Nestes locais, serviços paliativos, porém seguros, estão sendo feitos para que os moradores não fiquem ilhados, enquanto que as Secretarias M. de Planejamento e de Obras se empenham para assegurar os recursos necessários para a construção de novas obras, substituindo as antigas estruturas.
Na comunidade Pau-de-Cedro, no distrito de Dom Corrêa, mais um bom exemplo. No local, foi restaurado o acesso principal, a partir de serviço executado por trabalhadores e máquinas da Prefeitura de Manhuaçu, restabelecendo a conexão da ponte com as duas margens, juntamente com melhorias na estrada.
Morador da Comunidade, Clemilson Dias, destacou que os cuidados necessários com as lavouras para a chegada da safra ficariam comprometidos se o serviço não fosse realizado. ‘Estávamos ilhados aqui, sem condições de passar nem a pé. Agradeço muito à Prefeita Cici Magalhães, que nos atendeu prontamente, quando nos reunimos com ela para solicitar a obra. Imediatamente, o pessoal veio aqui solucionar nosso problema. Este foi um serviço que nos possibilitou voltar à mobilidade normal, passar com veículos para lá e para cá. Agora, chega a época da panha de café, e, precisamos terminar a adubação. Então, essa obra veio exatamente no momento certo, pois, precisamos passar com o caminhão de adubo, e, daqui a pouco, vem a safra. Se fossemos esperar a construção de nova ponte, correríamos o risco de não cuidar da lavoura no tempo certo, e, quem sabe, comprometeríamos a safra. Muito obrigado ao pessoal da Secretaria de Obras, por nos atenderem prontamente’, relatou o morador.

Na cidade, o trabalho também é intenso. As atividades de recomposição asfáltica e de tapa-buracos foram reforçadas esta semana, e, deverão prosseguir nos próximos dias, para a restauração de dezenas de ruas afetadas por enxurradas e inundação deste início de ano.
(Thomaz Júnior)

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...