quinta-feira, 28 de março de 2019

Circuito Turístico Pico da Bandeira reúne-se em Manhuaçu


O Circuito Turístico Pico da Bandeira reuniu-se em Manhuaçu, na última sexta-feira, 22/03, com expressiva presença de representantes das cidades que o integram. Em destaque na pauta de trabalhos, a oficina de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro: Minas Gerais 2019.
A Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu, Gena Clara Gil Alcon, acolheu os visitantes no Centro Cultural. O ambiente do auditório Samuel Brandão foi especialmente decorado com peças elaboradas pelos membros da AMA (Associação Manhuaçuense de Artesãos). Também representando a Prefeitura de Manhuaçu, o Secretário M. de Agricultura, Indústria e Comércio e de Meio Ambiente, Flânio Alves da Silva.
Logo na abertura do encontro, o recém-eleito Presidente do Circuito, Celso Gonçalves Antunes (Prefeito de Caputira) deu as boas vindas aos presentes, ladeado pelo Presidente do COMTUR/ Manhuaçu (Conselho Municipal de Turismo), Jornalista Sebastião Fernandes, e da Secretária Gena Clara.
A apresentação técnica foi conduzida por Francisco Melo, interlocutor do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado de Turismo junto à região turística do Pico da Bandeira. A Gerente da Regional Viçosa, do SENAR-MG, Silvana Novais, prestigiou a reunião, acompanhada da Mobilizadora Isaura da Paixão.
Nesta oficina de trabalhos, buscou-se a atualização das informações relacionadas ao turismo de cada município, em um levantamento sobre a vocação de cada localidade – se turismo de negócios, religioso, agroturismo, etc.-, a estrutura comercial existente para atendimento ao turista, os atrativos naturais, entre outros critérios. Além disto, foram evidenciadas questões sobre a regionalização do turismo, sustentabilidade ambiental e econômica, esclarecimentos diversos e o convite para a próxima reunião, que deverá ocorrer em São José do Mantimento.
No encerramento, foi servido delicioso café da tarde, com delícias da culinária local.
(Thomaz Júnior)


quarta-feira, 27 de março de 2019

Dia Mundial da Água: Conselho do Meio Ambiente realiza palestras em escolas


 A comemoração do Dia Mundial da Água (22 de março) motivou uma semana inteira de palestras nas escolas da cidade, por parte CMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Manhuaçu e instituições sociais que atuam no setor. Ao todo, foram quinze palestras em treze escolas das redes municipal e estadual, levando estas mensagens de conscientização e de preservação a mais de mil alunos.
As atividades foram coordenadas pela Comissão de Educação Ambiental do CMA, com a ação direta dos conselheiros Kildaire de Lima Brandão (Presidente do CMA, representante do IEF), Juliana Regina Coelho Cabral (Secretária do conselho, rep. da FERH e Gestora Ambiental da Secretaria M. de Meio Ambiente), Alexandre Ribeiro (rep. Sec. M. de Meio Ambiente), Mariana Aguiar de Carvalho Portes e Dr. Gessé Antônio de Souza (representantes da SRE), Hélio Jorge Rodrigues (rep. do SAAE), Fátima Mayrink (rep. Sec. M. de Educação) e Jean Leite e Otávio Augusto Moreira de Oliveira (estagiários da Sec. M. de Meio Ambiente e discente em Engenharia Ambiental) ministrando palestras e dinâmicas nas escolas, entre os dias 18 e 22/03.
De acordo com a secretária do CMA, Juliana Regina, em cada escola atendida, os educandos participaram de dinâmica em grupo, após a palestra de conscientização e sensibilização ambiental. ‘Os trabalhos foram muito bem sucedidos. O Conselho de Meio Ambiente agradece à Prefeita Cici, aos secretários Flânio Alves (Meio Ambiente) e Luizaura Januário (Educação); Diretor do SAAE, Luiz Carlos Carvalho; Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães, e a todos os colaboradores desta iniciativa. Estendemos nossos agradecimentos também à direção, equipe pedagógica e estudantes das escolas visitadas’, destacou.
O Dia Mundial da Água foi criado em 21 de fevereiro de 1993, pela ONU, para destacar a importância desse recurso e conscientizar sobre a necessidade de se cuidar dele. As escolas que integraram o ciclo de palestras deste ano foram: EE João Xavier da Costa, EE Cordovil Pinto Coelho, EE Maria de Lucca Pinto Coelho, EE São Vicente de Paulo, EE Renato Gusman, EE Salime Nacif, EE Monsehor Gonzalez, EM São Vicente de Paulo, EM Sônia Batista, EM Maria da Conceição, EM São Jorge, EM Vilanova e EM Ponte da Aldeia.
(Thomaz Júnior/ fotos: CMA)
 
      

terça-feira, 26 de março de 2019

Policiamento nas comunidades rurais de Manhuaçu é reforçado com nova viatura


Realizada na manhã deste sábado, 23/03, em São Sebastião do Sacramento em Manhuaçu, a solenidade de entrega de nova viatura para a Polícia Militar do 11º BPM. O veículo foi viabilizado para o município a partir de emenda parlamentar do Deputado Federal Subtenente Gonzaga, que é natural do distrito.
Presentes à cerimônia, o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Ronaldo Franco; Deputado Federal Subtenente Gonzaga; Prefeita Cici Magalhães e Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da banca); Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Motta; Vereadores Juarez Cleres Elói, Administrador Rodrigo e Professor Giovanni Mageste Hott; membros do secretariado municipal; Provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho, e Diretor da Rádio Comunitária de São Sebastião do Sacramento, José Carlos Frutuoso (Zé do Piroca), além de oficiais da unidade militar, expressivo número de moradores e o PM Amigo Legal – que chamou a atenção das crianças.
A Banda de Música do 11º BPM, sob a regência do Capitão Adilson, animou a solenidade e executou o Hino Nacional Brasileiro.
Logo na abertura, o Padre José Maria Barros (Paróquia São Sebastião do Sacramento) procedeu com o momento de oração e aspergiu água benta no novo veículo policial.
Em seguida, o Deputado Subtenente Gonzaga entregou as chaves da viatura ao Comandante Tenente-Coronel Franco e as autoridades se pronunciaram.
Vereador Juarez Elói comemorou este reforço para o policiamento. Ele destacou que, recentemente, o único posto avançado de atendimento da Caixa Econômica Federal do distrito precisou ser fechado em razão de seguidos assaltos. ‘Com esta nova viatura, a polícia tem melhores condições para percorrer as comunidades rurais, e, especialmente, nosso distrito. Agradeço muito ao Deputado Subtenente Gonzaga, que é nascido aqui, em São Sebastião do Sacramento, por esta atenção constante com a comunidade. Agradeço também à Prefeita Cici Magalhães que anunciou a instalação de ponto de apoio para a Polícia Militar aqui no distrito’, comentou.
Em suas considerações, o Comandante Tenente-Coronel Franco mencionou a importância da estruturação da Polícia Militar e do envolvimento da população nas questões relacionadas à segurança pública. Na oportunidade, ele agradeceu ao Deputado Subtenente Gonzaga e à Prefeita Cici Magalhães pelos investimentos já realizados como a ampliação da sede da Companhia PM, com sede em Realeza, além da aquisição de motos e equipamentos para o batalhão. O Comandante lembrou também o recém-projeto ‘Olhos da Comunidade’, em que câmeras instaladas em locais estratégicos auxiliam as atividades de segurança pública, entre outras ações.
O Deputado Federal Subtenente Gonzaga relatou seu amor pela terra natal, o compromisso com a corporação militar à qual faz parte e o empenho enquanto parlamentar para a consolidação de importantes políticas públicas para o bem-estar da população.
A Prefeita Cici Magalhães comentou sobre os esforços da administração municipal em apoiar os trabalhos desenvolvidos pelas polícias militar e civil, além do Corpo de Bombeiros, com equipamentos e investimentos em estruturação física para dinamizar as ações de policiamento e proporcionar melhores condições de trabalho para os agentes de segurança pública.
(Thomaz Júnior)

sexta-feira, 22 de março de 2019

Alunos da APAE visitam a Prefeitura de Manhuaçu


 Nesta quinta-feira, 21/03, Dia Internacional da Síndrome de Down, alunos da APAE Manhuaçu visitaram as novas instalações do Paço Municipal, logo pela manhã.
Animados e acompanhados por equipe de profissionais que atua na instituição, eles visitaram os departamentos, conheceram a galeria dos ex-prefeitos e o gabinete, em visita marcada por muito calor humano e carinhosa acolhida.
As boas vindas aos visitantes foram dadas pela Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira, e a Secretária Municipal de Administração, Cristina Miranda. Em seguida, eles conheceram as instalações, orientados pelo servidor João Leandro, do setor de Patrimônio da Prefeitura. A Prefeita, que cumpre agenda de trabalhos em Belo Horizonte, enviou mensagem de felicitação aos educandos da APAE Manhuaçu.
As especialistas da APAE presentes à visita foram a Coordenadora do Setor de Assistência Social, Márcia Brito; Terapeuta Ocupacional Andreza Moreira, e Educadoras Sociais, Elizete Esteves e Tais Pernambuco.

Sobre a data e a síndrome

Dentre os 365 dias do ano, o 21/03 foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo 21, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com três exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.
A data visa chamar a atenção especialmente das pessoas pouco informadas sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define. É muito importante que todos saibam que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si. Portanto, devem ser evitados os ‘rótulos’. Em respeito à individualidade de qualquer ser humano, esse tipo de generalização não deve ser aplicada a qualquer grupo; nem a este, por melhor que seja a intenção de quem o faz.
(Thomaz Júnior)

quinta-feira, 21 de março de 2019

Entulhos amontoados com lixo dificultam trabalho de limpeza nas ruas


O despejo de entulho nas calçadas, e, o que é pior, amontoado com o lixo em contêineres do SAMAL, tem dificultado, e, muito, o trabalho realizado pelos agentes de limpeza, que diariamente varrem e recolhem lixo das ruas de Manhuaçu. Este procedimento de alguns moradores tem comprometido o visual da cidade e a mobilidade de pedestres.
De acordo com a legislação, é de responsabilidade dos proprietários de obras a destinação correta de entulhos de construção. No entanto, o que se percebe, infelizmente, são as várias ocorrências em que o entulho foi descartado de qualquer maneira, sem estar em caçamba (tira-entulho) ou se quer ensacado.
A situação é mais complicada quando o entulho é colocado dentro do contêiner. A prensa do caminhão é feita para compactar lixo e não suporta materiais pesados como restos de construção, que compõem o entulho. Então, o lixo fica onde está até ser acionada uma nova frente de trabalho, envolvendo trabalhadores e máquinas do SAMAL e da Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu.
A questão do recolhimento lixo é muito séria, pois, envolve saúde pública, além tornar a cidade um ambiente mais agradável de se viver.
Quando há este desrespeito à legislação, infratores colocam em risco a saúde da população e ocasionam transtornos diversos como mau-cheiro e aparecimento de animais peçonhentos e insetos nas ruas e nas casas.
Nas redes sociais, têm se visto a indignação dos moradores com aquelas pessoas que poluem o ambiente, especialmente as que lançam ou ‘misturam’ entulho com o lixo.
A direção do SAMAL solicita o apoio da população para que ajude a fiscalizar e cuidar dos locais onde moram. ‘Pedimos colaboração de todos. O SAMAL é responsável pela coleta do lixo doméstico e pela varrição das ruas, além de outros serviços de manutenção no município. A responsabilidade sobre os entulhos é de quem os descartou. Precisamos que a população nos ajude a manter a cidade limpa e organizada’, mencionou o diretor Romilson Barrozo.
(Thomaz Júnior/ fotos: SAMAL)

quarta-feira, 20 de março de 2019

Alunos da rede municipal de Manhuaçu terão Letramento em Programação

Manhuaçu é a primeira cidade em Minas Gerais a firmar convênio com o Instituto Ayrton Senna e o Centro Universitário UNIFACIG para a implantação do Projeto de Letramento em Programação em escolas da rede municipal.
A Prefeita Cici Magalhães assinou o Acordo de Cooperação Técnica, juntamente com o representante do Instituto Ayrton Senna, Adelmo Antônio da Silva Eloy, e o Reitor do Centro Universitário UNIFACIG, Thales Hannas, na tarde desta segunda-feira, 18/03. Também presentes, a Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário de Oliveira Ferreira; Diretora M. de Educação, Dilma Resende; Diretoras das escolas municipais atendidas nesta primeira fase do projeto: Eliane Faustino Knupp (EM Petrina Maria da Conceição), Andréia de Lima (EM São Vicente de Paulo) e Amélia Delôgo (EM Sônia Maria Batista da Silva); Pedagoga da Secretaria de Educação, Lenir Andrade de Miranda; Coordenadora do Projeto na UNIFACIG, Andréia Almeida Mendes, e a Coordenadora do curso de Análise de Sistemas do centro universitário, Luciana Rocha Cardoso.
O Instituto Ayrton Senna propõe o uso do computador como ferramenta poderosa para estimular o desenvolvimento.
A instituição realiza o programa com o objetivo de dar oportunidade para os estudantes desenvolverem competências de resolução de problemas, criatividade, colaboração e comunicação – habilidades essenciais para a vida atualmente, contribuindo para educação integral de crianças e jovens.
O Centro Universitário UNIFACIG firma-se também como parceiro estratégico para a criação de um polo regional do Letramento em Programação na Região Sudeste do Brasil.
Nesta primeira fase, serão atendidas duzentas crianças que cursam o 4º e o 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais dos Bairros Santa Luzia, Petrina e São Francisco de Assis/ Nossa Senhora Aparecida. O documento assinado tem vigência até 31/12/2020.
A capacitação dos professores e equipe pedagógica começou nesta terça-feira, 19, no auditório do Campus Ilha de Excelência da UNIFACIG, no B. Coqueiro. Ao todo, ocorrerão nove treinamentos durante o ano. Também é prevista a realização de feira com trabalhos dos alunos no encerramento de cada ano letivo.
De acordo com Adelmo, do Instituto Ayrton Senna, ‘mais do que jogar um jogo, as crianças vão criá-lo; mais do que assistir uma animação, elas poderão crias suas histórias virtuais, assumindo um papel de maior protagonismo no mundo digital, a partir de atividades lúdicas, introdutórias, abrindo espaço para um caminho que poderá ser trilhado ao longo dos anos, e, até ter uma carreira em tecnologias e trabalhar com programação de computadores’.
Andréia Almeida, Coordenadora do Projeto na UNIFACIG, destaca que a atuação do centro universitário será capacitar os professores para que eles possam replicar este conhecimento em sala de aula. ‘É um projeto inovador. Esta geração é acostumada com a tecnologia como um todo, e, agora, eles desenvolverão habilidades e competências que até então não tinham. Com isto, eles terão mais chances no mercado de trabalho’, mencionou.
A Prefeita Cici Magalhães falou da satisfação de Manhuaçu se destacar na vanguarda deste projeto em Minas Gerais. ‘Ficamos muito felizes em implantar este projeto, atendendo às crianças e adolescentes de escolas municipais. Além de pioneira no Estado, Manhuaçu é a segunda em toda a região Sudeste a firmar este convênio com o renomado Instituto Ayrton Senna e o Centro Universitário UNIFACIG. Entendemos que seja um importante avanço para o aprendizado, e, a possibilidade de novos horizontes para estes alunos e seus familiares’.
(Thomaz Júnior) #cidadesdocafe


segunda-feira, 18 de março de 2019

Professores e profissionais da Assistência Social participam de capacitações


Profissionais que atuam no Programa AABB Comunidade e nos abrigos institucionais, além de sessenta professores da rede municipal participaram dos treinamentos: ‘Programa Esporte na Escola’ e ‘Projeto Conviver’, do SENAR-MG, em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu, por meio das Secretarias de Educação e de Trabalho e Desenvolvimento Social, e Sindicato dos Produtores Rurais.
Realizados na EM São Vicente de Paulo, no B. Alfa Sul, e no Centro Cultural, estes cursos estimularam novas ideias e trouxeram novos saberes aos participantes quanto ao relacionamento diário com crianças e adolescentes em salas de aula. O Presidente do Sindicato, Antônio Teodoro Dutra, e a Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão, também estiveram presentes.

Projeto Conviver

O Projeto Conviver durou dois dias e envolveu quarenta professores, além da equipe da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.
Como o próprio nome diz, o treinamento busca despertar no profissional novo olhar sobre a adolescência e entendimento melhor sobre comportamento e a visão de mundo que tem quem está nesta faixa etária.
A Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, destacou que no curso são trabalhadas a prática pedagógica com estímulo à convivência harmônica e respeitosa, entendimento sobre o processo de solidificação da identidade, conflito de gerações, transtornos, hierarquias e mediação de conflitos, mudanças físicas e psicológicas, autoestima e comportamento, importância da comunicação, vulnerabilidades (violência, drogas, consumismo, transtornos mentais, sexualidade), relacionamento e convivência na família e na escola, além do planejamento pessoal e coletivo.
O curso auxilia aos professores que, no cotidiano, enfrentam dificuldades de lidar com os adolescentes. ‘É preciso compreender o potencial do jovem, pois, assim, é possível auxiliá-lo ainda mais em seu desenvolvimento pessoal. Mais do que ensinar conteúdos, é necessário entender que o mais importante é o bom relacionamento entre as partes. Estabelece-se assim uma nova visão quanto ao papel do professor: em vez de ser visto como alguém que impõe, ele passa a ser quem compartilha conhecimento’, relata a Secretária M. de Educação, Luizaura Januário.

Esporte

O Programa Esporte na Escola também movimentou os professores.
O curso reforça as vantagens de estimular o movimento físico e a interação social como ferramentas para se obter melhor concentração em sala de aula. O instrutor Professor Luiz Roberto Menezes é conhecido por sua atuação na Rede Globo de Televisão, no Rio de Janeiro, na produção de Programas como o da Xuxa, Big Brother Brasil e do Caldeirão do Huck.
O Programa ensina aos professores a usar atividades esportivas dentro e fora da sala de aula, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, e, com isto, melhorando o rendimento escolar.
Durante o curso é reiterada a proposta de que a prática esportiva também permita aos alunos aprender sobre a convivência em grupo e o respeito ao próximo, na escola e em sociedade.
(Thomaz Júnior/ fotos: SMEM)

Nova sede da Prefeitura de Manhuaçu traz mais economia para o município


A Prefeitura de Manhuaçu está em novo endereço, funcionando na Praça 05 de Novembro, 381, no prédio que, durante anos, abrigou o Fórum Desembargador Alonso Starling. Os esforços da Prefeita Cici e do Deputado João Magalhães, logo no começo dos trabalhos à frente da Administração, resultaram nesta conquista, conseguindo-se com o Governo do Estado a devolução do imóvel ao município.
Com a inauguração do Paço Municipal Márcio Vargas Leitão de Almeida, a Administração Ouvir para Governar trará grande economia para os cofres públicos, com a redução de aluguéis pagos pela Prefeitura para o funcionamento de secretarias e departamentos.
Distante poucos metros da antiga sede, o novo local oferece maior número de salas, possibilitando a instalação da estrutura da Prefeitura e de outros setores que se encontravam em imóveis particulares alugados, como é o caso das Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente. É prevista também a instalação do PROCON no local.
No antigo endereço, onde o Executivo funcionou por mais de trinta anos, haverá mais economia para o município, em breve, com a instalação de setores que também estão em imóveis alugados. A proximidade entre os prédios favorecerá a logística dos trabalhos dos servidores no dia-a-dia, com mais eficiência e redução de gastos e tempo de deslocamento.

Inauguração

A solenidade oficial de inauguração ocorreu às 17h desta sexta-feira, 15/03, quando a Prefeita Cici Magalhães e o Vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (Renato da banca) receberam a população e autoridades locais e regionais, além de familiares do saudoso senhor Márcio Leitão, homenageado com o nome do novo Paço Municipal.
A Banda de Música do 11º BPM, sob a regência do Capitão Adilson, animou a cerimônia com seleto repertório e executou brilhantemente o Hino Nacional.
As bênçãos das instalações e as orações foram conduzidas por Diácono Rafael, e, em seguida, as autoridades se pronunciaram e descerraram as placas inaugurais.
Entre os presentes, o Deputado Estadual João Magalhães; Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Manhuaçu, Dr. Vinícius Dias Paes Ristori; Presidente da Câmara, João Gonçalves Linhares Júnior, e demais vereadores; Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Franco; Delegado Regional, Dr. Carlos Roberto; ex-Provedor do Hospital César Leite, Dr. Michel Hannas; Prefeitos de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo; de Ipanema, Dr. Walter, e de Santa Margarida, Geraldo Schiavo, além de servidores.
Na ocasião, o público conheceu um pouco mais sobre a vida do saudoso Márcio Vargas Leitão de Almeida.
A solenidade foi encerrada com belíssima apresentação do coral das crianças do Programa Prefeitura/ AABB Comunidade.

Márcio Leitão

Márcio Leitão nasceu em Manhuaçu, em 16 de dezembro de 1945, filho de Manoel Leitão de Almeida e de Sra. Hilda Vargas Leitão de Almeida.
Serviu ao Exército Brasileiro, sendo Diplomado em data de 12/03/66, pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte, como Reservista da Infantaria. Também na capital, formou-se em Ciências Econômicas na UFMG (1968).
Casou-se com Sra. Míriam Junqueira Leitão com quem formou sólida família, sendo agraciados com quatro filhos, Alexandre, Adriana, Débora e Bruno, que lhes deram seis netos.
Trabalhou na Sidecap e retornou a Manhuaçu em 1971 para, junto com seu irmão Paulo, assumir as atividades da Casa Leitão, empresa fundada por seu pai que se consolidou na cidade no segmento de material de construção. Também atuava na agricultura, revelando-se experiente cafeicultor.
O empreendedorismo do qual era possuidor não o afastou da filantropia. Ingressou no Rotary Club de Manhuaçu, presidindo-o por três mandatos. Exerceu também, por vários mandatos, serviço voluntário como Membro do Conselho Superior do Hospital César Leite. Também foi um dos fundadores e presidente da SCAMG-Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Minas Gerais – atualmente presidida pelo filho, Alexandre Junqueira Leitão.
Assumiu a gestão como um dos fundadores responsáveis pela constituição da CDL-Clube dos Diretores Lojistas de Manhuaçu durante o biênio 1981-1982, dedicando-se incansavelmente para sua existência e prosperidade, tendo sido o seu primeiro presidente.
Márcio Leitão faleceu em julho de 2018, após enfrentar com fortaleza, mas com sabedoria enfermidade grave, que nos privou de seu convívio. 
A Lei Municipal 3.868/2017, que outorga esta homenagem com o nome Paço Municipal Márcio Vargas Leitão de Almeida é de autoria do vereador Rogério Filgueiras Gomes e foi aprovada por unanimidade no plenário.
(Thomaz Júnior/ fotos: Geilson Dângelo)












sexta-feira, 15 de março de 2019

16º Encontro da Mulher Rural é realizado em Manhuaçu

Com agradável programação dedicada ao público feminino, o 16º Encontro da Mulher Rural reuniu grandiosa participação mais uma vez, na comunidade de Vila de Fátima, em Manhuaçu. A Administração Ouvir para Governar também participou ativamente do evento, com a prestação de serviços oferecida à população no local, por parte de diversos setores da Prefeitura, como consultas médicas e exames rápidos em Saúde, ginástica e a regularização de documentos do Programa Bolsa Família e outros (Cad Único), além do total apoio nos preparativos.
O tradicional encontro é realizado pela Associação de Mulheres de Vila de Fátima, em parceria com a Prefeitura de Manhuaçu – por meio da Secretaria de Agricultura-, SENAR-MG, EMATER, Coorpol, Cresol, Sindicatos dos Produtores e dos Trabalhadores Rurais, Fetaemg e Rede Agroecológica do Leste de Minas, entre outros parceiros.
O Salão D’Fátima permaneceu lotado, com a participação do público.
Somente mulheres integraram a Mesa Diretora: a Presidente da associação, D. Erci Batista de Carvalho; Chefe de Gabinete e Presidente do Conselho M. dos Direitos da Mulher, Sandra Cerqueira (rep. da Prefeita Cici Magalhães); Valéria Abineder (Secretaria de Agricultura); Katya Luísa Ramos Louzada Ribeiro (EMATER); Valéria Aparecida Lima Bastos (Sindicato dos Trabalhadores Rurais); Isaura da Paixão (Sindicatos dos Produtores Rurais); Gisele Barros de Carvalho Faria (CRESOL); Izânia Neves Silva (Rede Agroecológica Leste de Minas), Dayse Dias Silva Muniz (CMDRS) e Ercilene de Oliveira Tito (Coorpol).
Após os pronunciamentos, foi apresentada a palestra ‘O Poder da Autoestima no Empoderamento Feminino’, ministrada pela consultora Mônica Ramos Assunção. Em seguida, foi servido delicioso almoço, com sorteios de prêmios, ginástica e oficinas diversas.
Logo no começo da tarde, os participantes se animaram com a ginástica, coordenada por Fernando Rocha, do NASF da Secretaria Municipal de Saúde. Durante o evento, a equipe da ESF São Sebastião do Sacramento, disponibilizou atendimento médico e exames.
Este ano, as oficinas trataram dos temas: violência doméstica, compostagem, saúde e bem-estar, acidentes domésticos e primeiros socorros, yoga, reutilização de materiais e embalagens, educação financeira e saneamento rural.
Entre os presentes, Secretários Municipais de Agricultura, Flânio Alves da Silva, e de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório; Vereador Juarez Cleres Elói; Delegada de Polícia Civil, Dr. Adline Ribeiro; Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Teodoro; Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho; Presidente do STTR/ Manhuaçu, Marco Antônio, entre outros representantes de segmentos sociais.
(Thomaz Júnior)























Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...