quarta-feira, 25 de maio de 2016

Prefeitura inaugura nova quadra em Luisburgo

Mais uma quadra poliesportiva foi construída pela Adm. 2013/2016, em Luisburgo. Desta vez, foram beneficiados os moradores do Córrego da Laje e comunidades vizinhas, com a entrega da Quadra Poliesportiva Juventino Geraldo da Silva, situada às margens da LMG-838 (Luisburgo – Manhuaçu). A solenidade oficial de inauguração envolveu expressiva participação de populares e autoridades, em clima de muita emoção para os familiares do saudoso homenageado. Entre os presentes, o Prefeito José Carlos Pereira; Vice-prefeito Geraldo Rhodes; Assessor do Deputado Estadual Bráulio Braz, Marcos Ribeiro; Presidente da Câmara Municipal, Luis Rodrigues; Secretário M. de Obras, João Batista; Vereadores Geraldo Aparecido da Silva (filho do homenageado), Eduardo José de Freitas, Jésio Damasceno (Zizinho Damasceno), Lourival Rodrigues Rosa e José Aparecido Campos; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Silvana Damasceno, e familiares do saudoso senhor Juventino Geraldo - entre eles, a viúva, Dona Nicolina, e os outros filhos José Antônio, Adriana, Neuzi, Aparecida e Cristiano-, além de membros do Secretariado e equipe administrativa.
Na abertura da cerimônia, houve momento de oração e o pronunciamento das autoridades. O Vereador Geraldo Aparecido da Silva, filho do Senhor Juventino, falou em nome da família, agradecendo a homenagem e parabenizando a iniciativa da Administração pelo investimento no Esporte para aquela comunidade.
Em seu histórico, consta que ‘o agricultor Juventino Geraldo da Silva, popular ‘Ventino’, dedicou sua vida à cafeicultura e à família, nas localidades em que viveu. Admirado pelas pessoas de convívio, em especial, nas comunidades da laje, suíços e adjacências, sempre foi solícito e nunca mediu esforços para ajudar os que dele precisavam’. No decorrer da solenidade, o Prefeito José Carlos Pereira e o Vice-prefeito Geraldo Rhodes procederam com a entrega de placa de homenagem à família do senhor Juventino.
Em seguida, foi convidada a senhora Nicolina, viúva do homenageado, para descerrar a fita inaugural, juntamente com as autoridades presentes. Emocionada, Nicolina relatou sua felicidade com esta lembrança, a homenagem ao saudoso esposo e agradeceu ao Prefeito José Carlos Pereira e ao Vice-prefeito Geraldo Rhodes por esta importante obra entregue à comunidade.
 
O primeiro torneio

Ainda na solenidade, houve a entrega da premiação às equipes vitoriosas do primeiro torneio de futsal realizado na quadra, naquela mesma data, mais cedo. Foram finalistas as equipes ‘Suíços’ e ‘Laje’, sendo a primeira vitoriosa. Representantes das equipes campeã e vice-campeã receberam os troféus das mãos do Vereador Eduardo Freitas (Comissão Organizadora do evento) e do Prefeito José Carlos Pereira. Para o Vereador Geraldo Aparecido, a alegria foi redobrada já que, além da homenagem ao saudoso pai, seu filho, o jovem Breno Pacheco da Silva – jogador do time dos Suíços - recebeu o troféu de campeão, em nome da equipe. 
O encerramento da programação se deu com animada apresentação do Grupo de Capoeira Kairós, do CRAS Luisburgo, e o oferecimento de delicioso jantar com churrasco ao público.
 (Thomaz Júnior) Cidadesdocafe.com



quinta-feira, 19 de maio de 2016

Melhorias no aprendizado marcam dois anos do ‘Aprende Brasil’ em Manhumirim


A implantação do Sistema Aprende Brasil está completando dois anos em Manhumirim, contabilizando excelentes resultados refletidos na absorção do conhecimento por parte dos estudantes em sala de aula. O Sistema Aprende Brasil foi desenvolvido pela Editora Positivo para atender as escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das Secretarias de Educação. Por meio do convênio, os educadores do município contam com orientações sobre o material didático e a utilização dos conteúdos disponibilizados no Portal Aprende Brasil (www.portalaprendebrasil.com.br) – espaço onde a Secretaria de Educação e as escolas integram a internet aos ambientes de ensino e aprendizagem. Além disso, recebem, ao longo do ano, assessoria pedagógica e acompanhamento permanente via e-mail, fax e telefone.
A solução educacional oferece Livros Didáticos Integrados, da Educação Infantil ao Ensino Médio; Portal Aprende Brasil – que favorece a inclusão digital na educação dos municípios-; Assessoria Pedagógica - que contribui para a formação continuada dos professores e a implementação do sistema-. Há também o SIMEB, que possibilita monitorar os resultados alcançados e desenvolver planos de ação e o hábile - para realizar avaliações do desempenho dos alunos. Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em 2.300 escolas públicas, fazendo a diferença na vida de 490 mil alunos de mais de 245 municípios brasileiros.
No último dia 10, a prefeita do Darci Braga visitou o estande da Editora Positivo, durante a XIX Marcha dos Prefeitos à Brasília. O evento, que reúne governantes dos municípios de todo o país na capital federal, foi realizado no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil) e reuniu mais de duas mil pessoas, entre prefeitos, políticos e demais governanças dos municípios.
(Assessoria de Imprensa)

LEGENDA: À esq., o Coordenador Regional Pedagógico da Editora Positivo, Silvio Alexandre; Prefeita Darci Braga; Secretário Municipal de educação, Josimar Veiga, e o executivo comercial da Editora Positivo, Hildebrando Souza.


terça-feira, 17 de maio de 2016

Gislaine Amorim: destaque no atletismo em vários Estados

  Se a vida é uma correria, a Gislaine vive; porque ela corre, e muito! Trocadilhos à parte, a atleta de Luisburgo, Gislaine Amorim têm se destacado por sua participação ativa nos eventos esportivos realizados em várias cidades, em diferentes estados brasileiros. São corridas por toda parte. Além de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Bahia são exemplos de outros Estados em que Gislaine deixou sua ‘pegada’, conquistando medalhas e boas colocações em corridas e meia-maratonas.
Em cada prova, a atleta registra suas marcas de superação, com menor tempo e melhor rendimento. Entre os eventos recentes, a Meia Maratona de Porto Seguro (BA – 7º lugar, na categoria), Maratona Caixa da Bahia (1º lugar em sua faixa etária), Corrida de Rua – Circuito Adidas (Timóteo –MG), Street Race (Castelo – ES), Corrida da Inconfidência (Iúna – ES – 5º lugar feminino geral regional), 2ª Corrida TV Gazeta Sul de Verão (Marataízes – ES), Volta Internacional da Pampulha (Belo Horizonte –MG), além da Maratona Internacional de Porto Alegre (RS), entre outros.
Gislaine Amorim treina entre três e quatro vezes por semana. O ritmo dela chama a atenção de moradores de Luisburgo e de pessoas próximas, inclusive familiares.
Seu bom exemplo contagiou até a mãe, Dona Marlene Amorim, que também ‘partiu’ para a pista do atletismo, acompanhando a filha nos eventos esportivos.
Satisfeita com os benefícios de uma vida saudável, proporcionada pelo atletismo, Gislaine se concentra nos treinos, juntamente com outros atletas da região, em especial colegas de Manhuaçu e Manhumirim, em intensa preparação para novos eventos. Gislaine agradece primeiramente a Deus, ao apoio da Prefeitura de Luisburgo, e, em especial, aos amigos da equipe de corrida Manhuaçu Running.
(Thomaz Júnior)
www.cidadesdocafe.com

sexta-feira, 6 de maio de 2016

20º Forea é realizado em São João do Manhuaçu


São João do Manhuaçu foi sede do XX ForEA (Fórum Regional de Educação Ambiental), nos últimos dias 28 e 29/04. Com extensa programação de palestras, apresentações culturais e oficinas diversas, o evento evidenciou importantes questões ambientais, como o combate ao desmatamento, a preservação das nascentes de água e a consciência ambiental dos cidadãos. Também houve exposição de produtos agroecológicos, eixos temáticos, oficinas construtivas e o Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata, além da elaboração do Documento Final, juntamente com a indicação do município sede do ForEA 2017.
Realizado na EM Dona Durvalina, o XX ForEA contou com expressiva presença do público regional, em especial, educadores ambientais, estudantes, representantes de segmentos sociais e autoridades. O XX ForEA foi realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – Zona da Mata-, IEF, Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, Univértix, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Entre os presentes, o Vice-prefeito de São João do Manhuaçu, Alcimar Afonso; Promotora de Justiça do Meio Ambiente da Comarca, Vanessa Maia de Amorim Evangelista; Vereador Elias Mariano; Sec. M. de Educação, Andréia Alves Martins; Mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão; Coordenadora regional do CIEA, Betty Giovannoni Oliveira, e Maria Aparecida Salles; Secretário M. de Agricultura de Manhuaçu (rep. do Prefeito de Manhuaçu), Sandro Tavares; Diretor do SAMAL Manhuaçu, Kilder Perígolo; Presidente do SICOOB Credilivre e Vice-presidente do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, Sebastião de Lourdes; Sec. M. de Meio Ambiente de Manhumirim, Dhiarles Braga; Vininha Nacif (COMDEC/ Manhuaçu), e Rep. da Polícia Militar do Meio Ambiente, Tenente Xerxes, Sgt. Julio Alves, Sgt. Kennedy, Cb. Edison, e Sd. Ferreira.
No decorrer do evento, a Secretaria M. de Educação prestou homenagens a educadores e estudantes que se destacaram na apresentação de projetos e atividades ambientais. A organização do ForEA concedeu o Diploma de Mérito Ambiental à pessoas, empresas e instituições que deram bom exemplo e se destacaram por sua atuação em favor do meio ambiente, neste último ano.
O ForEA foi implantado em 2006, com a proposta de apresentar e trabalhar os problemas ambientais dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu e entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e do Parque Nacional do Caparaó, visando a articulação dos membros destas comunidades. Os eixos temáticos locais deste ano foram ‘Manejo da Paisagem para aumentar a oferta de água em propriedades rurais’, ‘De quem é o lixo: meu ou seu?’ e ‘Questões ambientais no contexto da educação ambiental’.
As oficinas construtivas apresentaram temas distintos como ‘Saneamento Básico em Área Rural’, ‘Homeopatia e práticas agropecuárias sustentáveis’, ‘Produção e conservação de água em propriedades rurais’, ‘Pintura orgânica Arte e Entretenimento’, ‘O princípio dos 3Rs e reciclagem nos domicílios e escolas’, ‘Consumo consciente e sustentabilidade no ambiente escolar’, ‘Reciclar para educar’, ‘Educação ambiental lúdica –forma divertida de ensinar’-, ‘Interpretação da paisagem na educação ambiental’, ‘Cafeicultura: impactos ambientais e boas práticas’, ‘Reaproveitamento de PETs para confecção de brinquedos e jardins suspensos’, ‘Preparação de produtos de limpeza ecológicos’, ‘Vivificação de solos’, ‘Reaproveitamento de alimentos’, ‘Fossas sépticas e biofertilização em áreas rurais’, ‘Técnicas de construção de barraginhas para captação de águas pluviais’, ‘Arte com materiais recicláveis’, ‘compostagem domiciliar’, ‘Plantas medicinais e práticas integrativas de saúde’, ‘Coleta seletiva solidária com inclusão de catadores’ e ‘Formação de educadores ambientais’.
(Thomaz Jr. – fotos: Míriam Foto e Vídeo/ Isaac e Patrícia Sad)



Encontro reúne capoeiristas de quinze cidades em Luisburgo

Mais uma vez, o esporte movimentou a cidade de Luisburgo, com a realização da ‘2ª Entrega de Cordas e Encontro de Amigos do Grupo Kairós Arte de Minas’. Houve a presença de capoeiristas de quinze cidades neste encontro realizado pela Prefeitura, por meio do CRAS da Secretaria M. de Ação Social. Entre os presentes, o Prefeito José Carlos Pereira, a Secretária Municipal de Ação Social, Josélia Aparecida Vieira, a Coordenadora do CRAS, Camila Carvalho, e a Assistente Social Vânia Aparecida.
A oficina de Capoeira do CRAS de Luisburgo teve início em 2015 e chamou a atenção do público, com mais de 150 inscritos. À ocasião, foi realizado um inédito encontro, com expressiva participação dos atletas da cidade e região, e, agora, nesta segunda edição do evento, o sucesso se repetiu, envolvendo a presença de capoeiristas de Minas Gerais e do Espírito Santo. Atualmente, crianças, jovens e adultos participam ativamente das aulas, cuidando da saúde, do bem-estar físico e fortalecendo a boa convivência social.
O Ginásio Poliesportivo Homero Caetano Viana recebeu capoeiristas de São José dos Calçados, Cachoeiro de Itapemirim e Ibatiba (ES), Laje do Muriaé, Miradouro, Pinheiro, Espera Feliz, Manhuaçu (cidade) e distrito de Vilanova, Divino, Reduto, Alto Caparaó, Orizânia, São João do Manhuaçu e de Alto Jequitibá, além dos participantes do grupo de Luisburgo.
A oficina de Capoeira do CRAS Luisburgo é coordenada pelo Professor Jairinho que, na data do evento, comemorou também mais um ano de vida e de carreira como professor de capoeira. O aniversariante recebeu homenagens dos colegas de ginga, e, dos alunos, que ele dedicadamente atende em Luisburgo.
O Prefeito José Carlos Pereira destacou a grande acolhida da população com as aulas de capoeira em Luisburgo e os diversos benefícios que a adesão a este esporte tem trazido ao público de todas as idades.   

 

 

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...