sábado, 29 de setembro de 2012

CEM forma novos Técnicos em Informática em Manhuaçu

 Formandos do Curso Técnico em Informática do CEM (Centro Educacional de Manhuaçu) participaram de sessão solene de colação de grau, no último dia 28/09. A solenidade foi realizada no espaço cultural da instituição de ensino, contando com expressiva participação de convidados.

Presentes, o Diretor Walter Vargas Júnior, e a Coordenadora dos Cursos Técnicos do CEM, Jeane Breder, além de professores e paraninfos homenageados. A solenidade foi marcada pela emoção dos formandos e seus familiares.

A direção e coordenação do CEM destacam que o desenvolvimento econômico na região ocasionou o aumento da demanda por profissionais qualificados, aptos a desempenhar um trabalho eficiente nas empresas. Neste contexto, os profissionais formados no CEM tiveram acesso a um aprendizado de excelente qualidade e atualizado com as constantes inovações tecnológicas.

Na área de cursos técnicos, o CEM oferece diversas opções, atendendo às demandas do mercado e aos anseios de jovens e adultos que vislumbram novas oportunidades profissionais.

(Thomaz Júnior/ Assessoria de Comunicação CEM)





















 

 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

EE Renato Gusman: mobilização para um aprendizado de qualidade


Marcas do que se foi
A EE “Renato Gusman” apresenta a perspectiva histórica, mostrando a respectiva evolução, relatando uma série de acontecimentos decorridos durante o ano de 2011

Mais um ano se finda e tão logo o outro se inicia. Este foi um ano de alegrias, tristezas e realizações. Mas o mais importante é refletir sobre os acontecimentos, a jornada do dia-a-dia e, concluir ao final, que tivemos um saldo de crescimento e aprendizado. Um clima de descontração e alegria contagiou o ambiente escolar. Crianças, adolescentes e jovens de todas as idades vinham sempre com um sorriso de novidade estampado no rosto. Sinal que a E.E. “Renato Gusman” é uma escola que reina a alegria. O nosso caminho foi feito pelos nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada dependeu dos que estavam conosco. Por isso, caminhamos sempre sem desistir. Portanto, a vocês alunos, pais e profissionais que fazem parte da história da escola fizeram abrir sorrisos ao nosso redor e trouxeram uma grande parcela de amor para oferecer. Agradecemos por nos fazer felizes com suas presenças constantes...
Vocês nos cativaram e terá sempre um lugar todo especial em nossos corações. Foi um espetáculo pleno de alegria, cor e emoções, que vibraram em 2011 e que constituiu um momento único desejado por todos os alunos, familiares, pelos momentos de prazer e convívio proporcionados. É a magia do encontro de gerações, sempre aprendendo e ensinando umas às outras. Nesse contexto, a E.E.”Renato Gusman” resgata valores, promove “a valorização do ser humano”. É no domínio da decisão da avaliação, da liberdade, da opção, que se instaura a necessidade da ética e se impõe a responsabilidade. É momento de apresentar para a comunidade escolar o resultado de todo trabalho dedicado à vida. Resultado este, que surgiu de um trabalho coletivo (escola/família e comunidade), de dedicação e muito empenho. 
A E.E. Renato Gusman, comprometida com a qualidade da educação desenvolveu no ano de 2011 suas atividades baseadas em projetos que promoveram encontros em sala de aula e fora dela: Projeto Parceiros na Educação, Feira Cultural – Gincana/Projeto – Preservar para proteger, Gincana JCC (Jovens Construindo a Cidadania) – 2º lugar,PROERD( Programa Educacional de Resistências às Drogas – 11º BPMMG), Projeto - Datas comemorativas, Projeto de leitura, Projeto - Desenvolvendo habilidades (artes visuais, teatro, dança e música – Cantalelê ), Projeto - Alegria no recreio, Projeto - Correio da amizade, Projeto Café da manhã, Projeto – O despertar da cidadania através do Hino Nacional, Palestras (alunos, pais e profissionais), Excursões(Ouro Preto e Ipatinga), Momentos de lazer, Cursos de capacitação, Aulas práticas com experiência, Momentos de estudo, Reuniões de pais e mestres, Vídeos educativos, Concursos, Campeonatos,  Confraternizações (corpo docente e discente) e Cantata de Natal. Fica aqui registrada a marca consolidada e o trabalho competente e personalizado desenvolvido na escola.

A Educação não é algo que se ensina para o outro e, sim, aquilo que se faz junto com ele.

Destaque dos Parceiros na Educação da E.E.”Renato Gusman” no ano de 2011. Nossos agradecimentos.
ØSuperintendência Regional de Ensino – Superintendente – Maria Geralda Cupertino, Inspetora Rita de Cássia e Técnicos do PIP (Plano de Intervenção Pedagógica);
Ø11º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais – Comandante Tenente Coronel Luiz Carlos Rhodes, Tenente Jésus, Cabo Ferreira, Cabo Edmar, Cabo Ivanildo, Cabo Anísio e Sargento Gether Luiz;
ØPresidente do Conselho da Juventude – Thomaz Júnior;
ØSecretaria Municipal de Cultura e Turismo – Fabrício Santos;
ØRepresentante da Secretaria da Agricultura e do SAMAL – Engenheiro João Lopes Soares;
ØPresidente da APAM – (Associação dos Pescadores Amadores de Manhuaçu e Região) – Ronaldo Demétrio da Silva;
ØPresidente e Componentes do Rotary Clube;
ØEmpresa de Fretamento e Excursões – Lourdes Tur – Luciano da Costa Borges de Oliveira;
ØEmpresa de Café – Marquinhos e Companheiros;
ØSENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) - Carla Mota;
ØPresidente da AMPM (Associação Manhuaçuense de Promoção ao Menor) Dr. William Lúcio da Silva
ØEmpresa de viagens escolares e especiais – Carlos Tur – Carlos.
ØFundação Espírita Rodolfo Henriques – Érica Nogueira da Gama Sales.
ØVoluntários – Roni e companheiros (estudantes do Curso de Matemática).
ØProfessoras: Imar e Raquel.
ØMédica: Drª. Bernadete.
ØFaculdade do Futuro – Enfermeira Lídia e estagiários.
ØConselho Tutelar: Danilo Almeida e Conselheiros.
ØRádio Manhuaçu – AM/FM.
ØONG Pró – Rio Manhuaçu. Allyson e integrantes
ØDelma Festas.
ØPregadores da palavra de Deus – Rogério e Célio.
ØMédico: Dr. Alex Nagem.
ØFuncionária do HCL – Imaculada Conceição Mendes Borges.
ØPSF – (Programa da Saúde da Família) – Bom Jardim, Ponte da Aldeia, Lajinha e São Vicente.
ØCRAS – Centro de Referência em Assistência Social.
ØCREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social.
Assim, neste novo ano que se inicia, possamos caminhar mais e mais juntos em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAÚDE, COMPREENSÃO e muito AMOR.
Agradecemos a todos por um ano de trabalho, cooperação, confiança e dedicação.
(Direção, Vice-direção e Supervisoras Pedagógicas)


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Memória: Hotéis de Manhuaçu

Demolido em 2012 Hotel Nize, funcionava na R. Felipe Nacif,
no acesso à Av. Getúlio Vargas, no B. Coqueiro. 
O antigo prédio onde funcionou o Hotel Nize, em épocas passadas, foi demolido este ano, em Abril (2012). Situava-se no B. Coqueiro, na esquina entre a Avenida Getúlio Vargas e Ruas Antônio Puppim e Felipe Nacif, e tinha em média 86 anos de existência, conforme informações e uma inscrição em concreto encontrada em seu interior.
Conforme pesquisa em livros que narram a história do município, em especial à obra Minha Terra, Minha Gente, da saudosa Professora manhuaçuense Adeuslyra Corsetti, o hotel foi um dos primeiros de Manhuaçu, juntamente com outros empreendimentos que também deixaram de existir como o Hotel Villas Boas, Hotel Loureiro e o existente Hotel França. Neste rol da estrutura hoteleira da cidade, consideramos ainda os posteriores Grande Hotel e Hotel Itália, além dos mais recentes Hotéis Chácara, Monte Verde, Joala e Manhuaçu Center Hotel, entre outros. 

Hotel Loureiro, também conhecido Hotel Central, funcionava na
R. Antônio Wellerson, centro, próximo à esq. da
R. Leandro Gonçalves. (foto internet)
O Hotel Nize tinha como proprietário, o saudoso senhor Silva Júnior, e, posteriormente, foi administrado pelo também saudoso senhor Theobaldo, conforme relato de moradores. 
Também foram proprietários o casal José Afonso Pereira (Juca Afonso) e D. Leontina Di Fuccio Pereira.
O hotel ficou fechado durante muitos anos. No entanto, em seu andar térreo, abrigaram-se diferentes estabelecimentos comerciais, no decorrer destas quase nove décadas. Nize era o nome, ou apelido, de uma idosa senhora – de origem italiana, parente de Silva Júnior.

Segundo relatos, nos anos 1960 e 1970, o empreendimento hospedava, principalmente, policiais militares e representantes comerciais que atuavam na região. 

Fica, portanto, o registro, no intuito de levar aos mais jovens o conhecimento de um pouco da história do município e uma contribuição para eventuais pesquisas futuras.
(Thomaz Júnior)
Veja mais sobre a História local em:

cidadesdocafe.com

(clique na aba HISTÓRIA)

Hotel França, na R. Amaral Franco, centro. (foto internet)

Começando do início

Inauguro este espaço, destacando a Administração Científica proposta Friederich Taylor, em um vídeo que considero muito esclarecedor.

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...