segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Padre Jésus Moreira de Rezende (in memorian)

Pe. Jésus homenageado pela Câmara
M. de Manhumirim-MG.
Nascido em Ubaporanga (MG), em 03 de Julho de 1938, Pe. Jésus Moreira de Rezende venceu obstáculos pertinentes da época, em relação ao acesso às escolas na zona rural e, em 1953, ingressou no Seminário de Manhumirim antes mesmo de concluir o curso primário. Ao terminar o 2º grau, em 1960, fez o noviciado à vida religiosa e ingressou nos estudos de Filosofia e de Teologia, em Manhumirim e Belo Horizonte, ordenando-se sacerdote em 08 de dezembro de 1970.
Exerceu seu sacerdócio em Mutum (1971 a 1974), Dores do Indaiá (1975 a 1977), Manhuaçu (1978 a 1986), Alta Floresta (1987 a 1989), Manhumirim (1990 a 1997), Nova Canaã do Norte (1998 a 2002), Alto Jequitibá (2003 a 2004), Jaguaribe, Morada Nova (2004 a 2005), Manhuaçu (2006, Bom Pastor), Espera Feliz (2007 a 2008). Foram quase 38 anos de sacerdócio, vividos intensamente.
Celebração na Comunidade Santa Luzia, em Manhuaçu.
Com grande zelo pastoral, foi ardoroso em organizar grupos de reflexão da Bíblia em todas as paróquias onde trabalhou. Primou pela atenção que dedicava a todos, sem qualquer discriminação, mas, sobretudo, aos pequenos e humildes. Deu grande apoio à formação de associações comunitárias, fundação da AMPM (Associação Manhuaçuense de Proteção ao Menor), construção de 49 casas populares - após a terrível enchente de 1979, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, pastoral da saúde, uso da homeopatia e alfabetização de adultos.
Em Manhuaçu (1984) e Nova Canaã (2000) recebeu o Título de “Cidadão Honorário”, pela sua dedicação aos interesses dos municípios.

O ADEUS AO PADRE JÉSUS
Religioso será lembrado por atuante trajetória religiosa e trabalho social

Pe. Jésus; Ex-presidente da República e
Governador de Minas Gerais, Itamar Franco,
e demais autoridades, durante bênçãos de inauguração.
Milhares de pessoas compareceram às Igrejas Matriz de Espera Feliz e de Manhumirim para se despedir de Pe. Jésus Moreira de Rezende, neste final de semana. Falecido na Sexta-feira, 26/09/2008, o vigário teve sua trajetória de trabalho junto à Igreja marcada, sobretudo, pelo dinamismo em ações comunitárias nos diversos municípios em que atuou e a perseverança na fé cristã.
Nos últimos meses, Pe. Jésus estava com a saúde abalada. Desde a última quarta-feira, 24, o sacerdote encontrava-se internado no Hospital de Carangola, aonde veio a falecer.
O velório aconteceu inicialmente na Igreja Matriz de Espera Feliz. Na manhã de sábado, 27, foi levado para a Igreja Matriz de Bom Jesus, em Manhumirim.
Às 10 horas, foi concelebrada Missa de corpo presente, reunindo 32 sacerdotes, na presença incontável de multidão de fiéis, vindos de vários municípios vizinhos. Na oportunidade, além do Pároco, Padre Edmar Caixeta, vários sacerdotes, seus irmãos de congregação e no clero diocesano manifestaram seu apreço e admiração pelas extraordinárias virtudes, que fizeram do pranteado sacerdote, um fiel servo do Senhor no serviço ao seu povo. Após a missa, seu corpo foi sepultado no mausoléu dos Missionários Sacramentinos, no cemitério municipal.
(Thomaz Jr. c/ informações do Jornal Tribuna do Leste, ed. 29/Set./2008)
 
Pesquisa e digitalização: Thomaz Júnior.


Veja mais sobre a História de Manhuaçu e região em www.cidadesdocafe.com
 
(Acesse a aba HISTÓRIA)
 

Capa do Jornal Tribuna do Leste, ed. 12/12/1980, destacava
os dez anos de sacerdócio do religioso.


Pe. Jésus conduz momento de
oração, no 11º Batalhão da 
Polícia Militar, em Manhuaçu.
Padre Jésus e Sr. Candinho, durante celebração.

Pe. Jésus presente em inauguração de
Unidade de Saúde em Martins Soares-MG.
Pe. Jésus celebra Missa na Igreja
Santa Luzia, em Manhuaçu - MG.





Na foto da reportagem ao lado, Padre Jésus, Frei Pio e Padre Agostinho.

sábado, 27 de setembro de 2008

EE Antônio Wellerson premia vencedores do concurso Soletrando

Em emocionante solenidade, a EE Antônio Wellerson entregou a premiação aos estudantes vencedores do concurso “Soletrando”, desenvolvido pela instituição de ensino nos últimos dias. Mesmo com a chuva que caía leve, porém constante, houve comparecimento expressivo de pais e professores à escola, na noite de sexta-feira, 26/09.

Inspirado no quadro homônimo de grande sucesso do programa “Caldeirão do Huck” (Rede Globo), o concurso Soletrando baseia-se na disputa entre estudantes que, em demonstração de conhecimento da língua portuguesa, soletram palavras anunciadas por um professor, assistidos por um júri – formado também por professores. No desafio, é vitorioso aquele que consegue soletrar todas as palavras, sem erros.

A experiência foi muito positiva, conforme avaliou a direção da escola.

Em entrevista, o Diretor da EE Antônio Wellerson, Rogério Oliveira, elogiou o entusiasmo dos educandos e adiantou que o concurso acontecerá novamente, em breve, abrangendo outras séries. “É um momento gratificante, pois a presença da família na escola muito nos honra, essa participação efetiva dos pais que vêm e se interessam pela vida escolar de seus filhos. O Concurso Soletrando é uma atividade muito positiva porque envolve toda a escola”, destacou.

 

Concurso estimulou leitura e pesquisa dos estudantes

 

Participaram deste concurso estudantes dos 3º, 4º e 5º anos (correspondentes às anteriores 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental).

Inicialmente, cada professor fez uma pré-seleção, sendo classificados quatro alunos de cada sala. O Concurso contou com três eliminatórias, sendo que a primeira delas aconteceu no dia 03, p.p.

No decorrer do mês, a prova foi intercalada com trabalhos e treinamentos – os estudantes participantes receberam um “banco” de palavras para estudarem.

“Os meninos despertaram-se mais para aquelas palavras diferentes, o vocabulário mais aprimorado, procurando dicionários e seus significados. Houve uma mobilização muito grande de todos aqui na escola, principalmente por parte dos professores. Ressalto também a importância do apoio de nossa Supervisora Aidê Catapreta, que nos deu muito incentivo", elogiou Rogério.

Os vencedores do 3º ano foram: Natali (Ouro), Mikaele (Prata) e Thiago (Bronze); do 4º ano, foram contemplados: Hugo (Ouro), Igor (Prata) e Roberta (Bronze), e do 5º ano foram premiados: Mariana (Ouro), Matheus (Prata) e Ângela (Bronze).

 

Presenteando o pai

 

Emocionante também foi o depoimento de Hugo, um dos vencedores do soletrando, que surpreendeu a todos dizendo que irá “repassar” a bicicleta ganhada como prêmio do concurso para o pai.  

O garoto, de apenas dez anos, disse que a “bike” facilitará o trajeto diário do pai, de casa para o trabalho e vice-versa, diminuindo o cansaço gerado pela jornada a pé.

 

15 e 16 graus

 

A mãe de Mariana, aluna vitoriosa do 5º ano, também ficou emocionada. Ela mencionou que é a segunda vez que a filha se destaca em um concurso didático relacionado à Língua Portuguesa.

Em 2007, Mariana foi uma das finalistas de um concurso semelhante desenvolvido no Colégio Batista de Manhuaçu e aberto a estudantes de outras escolas. A mãe da talentosa estudante revelou que a filha necessita de óculos, com lentes de 15 e 16 graus, no momento da leitura.

 

Amigos da Escola

 

Rogério Oliveira ressaltou a importância do apoio dado por empresários e colaboradores para a concretização da iniciativa no educandário. “São verdadeiros amigos da escola estes empresários que colaboraram com nosso projeto. Nós pedimos e fomos atendidos, em uma demonstração de boa vontade, por parte destes colaboradores. Quero destacar aqui o apoio do Arroz Leviesti, Charbel Representações, Café Santa Clara, Lastro Transportes, Sr. Naymi, Banco Itaú, Casa Bento Alves Costa, Bizz – Assessoria de Marketing e todos os amigos e funcionários que participaram de forma brilhante na realização deste evento”, comentou o Diretor.

Para os próximos dias, em outubro, a direção pretende dar continuidade ao Concurso Soletrando. Segundo Rogério, o desafio será para estudantes dos 6º e 7º anos (antigas 5ª e 6ª séries) e 8º e 9º anos (antigas 7ª e 8ª séries) em uma seletiva que também acontecerá na escola.

(Thomaz Júnior)

 















 

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Versalle: um novo conceito em moda em Manhuaçu

Há oito anos no mercado, loja destaca-se por variedade em marcas exclusivas

 

O centro de Manhuaçu ficou mais bonito com a reinauguração da loja Versalle na Praça 05 de Novembro. Com novo visual, com destaque para a calçada em frente ao estabelecimento, a Versalle ilustra a região central da cidade como referência em variedades de marcas exclusivas de roupas de grife e, o que é melhor, com preços acessíveis.

Na modernidade das novas instalações, o momento das compras torna-se ainda mais agradável. A nova loja Versalle apresentada ao público oficialmente no último dia 23/09 está com excelentes sistemas de iluminação e de temperatura ambiente.

O atendimento é feito por profissionais altamente capacitadas e em sintonia com as principais tendências da moda, prestando completa orientação a quem deseja fazer boas compras.

 

Bom gosto e variedade em marcas exclusivas

 

Outro grande atrativo da Versalle é a variedade de marcas exclusivas e, o que é melhor, disponibilizadas com valor acessível.

As grifes comercializadas foram previamente selecionadas pela direção que priorizou como critérios o bom gosto em roupas e a facilidade de aquisição por parte do público consumidor.

Ao entrar na Versalle, o cliente tem acesso a grandes marcas nacionais e internacionais como Reserva Natural, Paninaro, Poko Pano, Angel, Individual, Checklist, Index Jeans, Naguchi, Anselmi, Exss, Dopping e Is.

 

Reinauguração

 

Na reinauguração, a loja recebeu grande visitação do público que, na oportunidade, conheceu as novas instalações e as novidades de cada grife. Um delicioso coquetel foi servido aos clientes e convidados, em verdadeiro clima festivo.

O casal Cynthia e Weverton Ferreira Leite, juntamente com a equipe de atendentes da Versalle, recepcionou os visitantes, e receberam os cumprimentos pela concretização deste ousado projeto.

(Thomaz Júnior)

 







terça-feira, 23 de setembro de 2008

19º Jin Colt movimentam Colégio Tiradentes

Evento contou com sete modalidades esportivas este ano

 

O clima era de Olimpíadas para o Colégio Tiradentes de Polícia Militar de Manhuaçu, esta semana, sobretudo na noite de segunda-feira, 22/09, quando, aconteceu a solenidade de abertura da 19ª edição dos Jin Colt (Jogos Internos do Colégio Tiradentes).

Mais uma vez, o evento anual reuniu expressivo número de jovens atletas – estudantes da instituição – que, acompanhados dos pais e professores, assistiram o emocionante acendimento da pira olímpica na quadra poliesportiva.

 

Abertura com homenagens e apresentações

 

Logo no início da solenidade oficial de abertura, a Banda de Música Clóvis Dornelas realizou apresentação especial. Em seguida, houve leitura de breve histórico da trajetória dos Jin Colt neste período de quase duas décadas.

O concurso que definiu a escolha do nome do mascote Jin Colt também foi lembrado no decorrer da solenidade.

O ex-aluno Alexandre Farrath, atual gerente da agência bancária do HSBC em Manhuaçu, presente ao evento, foi homenageado pela direção do Colégio Tiradentes.

Há 19 anos, Alexandre cursava a oitava série e foi o vencedor do concurso, tendo sido sua a sugestão de nome para o mascote como a favorita entre as demais.

Após este instante, houve a entrada e o juramento dos atletas.

A Diretora Valéria Xavier convidou ao público para acompanhar o hasteamento das bandeiras, a execução do Hino Nacional Brasileiro e a entrada da estudante que carregava consigo a tocha olímpica, culminando com o emocionante momento do acendimento da pira.

 

Integração por meio do esporte

 

Em entrevista à reportagem, Valéria Xavier destacou que este ano os Jin Colt reuniram sete modalidades esportivas. “Os alunos todos participam, são sete modalidades e eles escolhem em qual desejam participar. Este ano, nós acrescentamos a peteca e o tênis de mesa. São quase 700 alunos envolvidos, em competições que acontecem durante o horário de aula”, comentou.

(Thomaz Júnior)

 













 

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Campanha de Doação de Sangue e de Medula Óssea no 11º BPM

Policiais militares e alunos do curso técnico de Segurança Pública do 11º BPM acompanharam palestras especiais ministradas por representantes do Núcleo Regional do Hemominas, esta semana.

A iniciativa faz parte da “Campanha Doe Esperança, Doe Vida em Vida”, tendo como foco o estímulo à doação de sangue e de medula óssea.

No 11º Batalhão da Polícia Militar, as atividades relacionadas à campanha foram desenvolvidas em dois dias de programação.

Na terça-feira, 09/09, a palestra ministrada pelo Gerente do Núcleo Regional do Hemominas de Manhuaçu, Dr. Jadilson Wagner Silva do Carmo, e o Médico Triagista do Núcleo, Dr. Gustavo Henrique de Melo da Silva, foi direcionada a policiais militares.

No dia seguinte, quarta-feira, 10, a explanação teve como público os futuros policiais, alunos do curso técnico de Segurança Pública.

Os palestrantes falaram sobre a importância de ser doador, que é um gesto insubstituível, solidário, consciente, responsável e essencial para a continuidade da vida dos pacientes e, ainda, representa esperança de vida para muita gente.

Os Policiais Militares se comoveram, havendo grandiosa adesão à campanha, com o cadastramento de diversos doadores e até mesmo o agendamento para a doação de sangue.

 



 

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Navelli: Fiat trilha novos caminhos em Manhuaçu

O Diretor da Navelli Fiat, Rasilgo Alvim Faria; Wanderson e Marcelo Queiros (dir.),
acompanhado da noiva Ana.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

  Com nova direção, Distribuidora Fiat apresenta inovações e nova proposta de atuação na região

Navelli – a Distribuidora Fiat da cidade está, de fato, totalmente nova. Com nova direção e agora integrante do Grupo RQ, com sede no Triângulo Mineiro, a empresa situada às margens da BR-262, no B. Bom Jardim, vem se destacando no cenário regional com firme e inovadora atuação, tornando ainda mais fácil a compra de um veículo Fiat.

 

Tudo Novo

 

Em entrevista à reportagem, o Diretor Geral da Navelli Fiat, Rasilgo de Faria Alvim, destacou que desde a aquisição da empresa, há alguns meses, um intenso trabalho direcionado à estruturação interna vem acontecendo, visando a excelência no atendimento ao cliente.

Outro ponto enfatizado durante a entrevista foi a interação e bom relacionamento da concessionária com a fabricante Fiat, garantindo a apresentação dos principais lançamentos automotivos em tempo hábil à população de Manhuaçu e região.

 

Bem iluminada

 

A nova iluminação da Distribuidora Fiat chama a atenção de quem transita pela rodovia à noite.

De acordo com a direção, além de evidenciar os automóveis em exposição na vitrine, o novo sistema de iluminação favorece àquelas pessoas apaixonadas por carros, que não têm prazo durante o dia, conhecer de perto os lançamentos e eventuais modelos desejados da Fiat.

 

Credibilidade

 

A Navelli inicia suas atividades na região assegurada também pela credibilidade do Grupo RQ, presidido pelo Ex-deputado Romeu Queiroz e seu filho Marcelo Queiroz, que, há várias décadas, é sinônimo de seriedade e eficiência no meio empresarial e no setor de agronegócios das cidades do Triângulo Mineiro e do Sul de Goiás. Assim, o cliente compra o carro que deseja, fechando um bom negócio, sem “sustos” ou qualquer constrangimento.

Rasilgo destacou que a Navelli não possui qualquer vínculo com a direção anterior da Distribuidora Fiat em Manhuaçu. “A Navelli é uma empresa totalmente nova. Até o imóvel que abriga a concessionária foi adquirido pelo Grupo RQ, além dos direitos de distribuição dos veículos Fiat”, explicou.

 

Participação no AutoBizz 3

 

A Navelli Fiat foi uma das empresas que prestigiaram o Salão Automotivo AutoBizz 3, realizado recentemente no Parque de Exposições em Manhuaçu, quando, o público visitante conheceu arrojados modelos automotivos da Fiat e, em contato com a equipe Navelli, puderam conhecer mais sobre a proposta de atuação da mais nova empresa da cidade.

O Diretor da Navelli encerrou a reportagem convidando ao público de Manhuaçu e das cidades vizinhas para conhecerem as novas instalações da Fiat em Manhuaçu.

 (Thomaz Júnior)

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...