quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Vargem Alegre: Show beneficente para a reforma da Igreja

Entre os prêmios, um automóvel e duas motos 0km

 Com o propósito de reformar a Igreja Matriz, a Paróquia de São José, em Vargem Alegre (município vizinho a Caratinga), realizará o 4º Show de Prêmios Beneficente, com sorteios de prêmios.

O evento ocorrerá no próximo dia 30 de março, envolvendo apresentações musicais e sorteio de prêmios. Entre eles: 01 automóvel 0 km, 02 motos e caderneta de poupança no valor de R$ 1.000,00, além de aparelhos de DVD.

De acordo com José Lopes, membro da comissão organizadora, a previsão é de que haja grande participação dos moradores de toda a região no evento deste ano. “Sempre a comunidade colaborou com a gente, e, esperamos, agora, repetir este sucesso de público. Estamos reformando a Matriz de Vargem Alegre, com um novo design, inédito. Será um cartão-postal da cidade”, comenta o organizador.

Lopes adiantou ainda que as cartelas estão sendo distribuídas nas cidades da região e, em Manhuaçu, os postos de venda serão definidos nos próximos dias. O 4º Show Beneficente terá início a partir do meio dia. Mais informações e contatos com a organização do evento podem ser obtidos pelo telefone (33) 3324-1522.

(Thomaz Júnior)

 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Aulas começam dia 11 na rede estadual


O ano letivo de 2008 terá início oficial no próximo dia 11 de fevereiro nas escolas da rede estadual. Em encontro realizado no último final de semana em Manhuaçu (25/01), a Superintendência Regional de Ensino reuniu dirigentes de diversas instituições de ensino das cidades que abrange para discutir questões importantes para o setor, relacionadas à contratação de servidores e outros procedimentos administrativos tomados pelos educandários no cotidiano.
Durante o encontro, promovido no salão de convenções do Manhuaçu Center Hotel, o Superintendente de Ensino, Professor João Pessoa Cunha, esclareceu dúvidas dos diretores e coordenadores sobre as mudanças que ocorreram este ano, em atendimento às exigências do Governo do Estado.
Segundo João Pessoa, a propósito foi organizar as escolas para o ano letivo de 2008. “Com a Lei Complementar nº. 100, que trata da efetivação dos profissionais que trabalharam na data de 06 de novembro de 2007, as escolas estão “encaixando” estes servidores em seus quadros de pessoal. É uma dificuldade que a gente tem porque, de repente, [na época em que foram contratados] era uma substituição a uma vaga de um professor efetivo e, na realidade, a vaga não existe na escola. Então, vieram agora os critérios que a gente está passando para os diretores sobre como será remanejado este profissional”, comentou.
(Thomaz Junior / Cidades do Café)
 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Camping Rio Claro promove 3º LUAU


Mariane Cardoso, de Matipó, a 1ª colocada
Novidades marcaram o “3º Luau Camping Rio Claro”, realizado no último sábado, 19/01, em São João do Príncipe, entre Manhumirim (MG) e Iúna (ES).
O animado evento, que vem se tornando tradicional, contou com o lançamento da “lª Garota LUAU”, reunindo participantes de diversas cidades do entorno do Parque Nacional do Caparaó.
Considerado pela organização como sucesso total de público e organização, a terceira edição do Luau Camping Rio Claro contou com a presença de candidatas das cidades de Matipó, Manhumirim, Iúna, Alto Caparaó, Rio Claro, Alto Jequitibá, além do público de toda a região.
O proprietário Dioney Silveira Furtado convidou renomado júri de pessoas independentes, conhecedoras da beleza feminina, para dar total transparência ao resultado do concurso, dentre as quais estavam: José Geraldo Barbosa (Colunista do Jornal Tribuna do Leste e Diretor da Fundação Bom Jesus/ Rádios AM-FM de Manhumirim), Radialista Lúcio Amaral (Nova FM / Manhuaçu), Reinaldo Ângelo Nascente (funcionário da Prefeitura de Alto Jequitibá) e Mônica Machado Vilas Novas (Enfermeira e representante da “Academia do Corpo”, de Manhumirim).
A esq., Marilaine Muniz Bráz, 2º lugar,
e, à direita, a campeã, Mariane.
As belas garotas deram um show à parte, desfilando com belos biquínis e maiôs da Pedrinhu’s Boutique. A disputa foi acirrada, devido à excelente apresentação das candidatas. 
O resultado obtido pela votação do júri concedeu a premiação do 3º Luau Camping Rio Claro, com direito a troféu, às seguintes candidatas:

*1º Lugar: Mariane Cardoso (Matipó);
*2º lugar: Marilaine Muniz Braz (Alto Jequitibá);
*3º lugar: Viviane Medeiros Horsth (Rio Claro).

O desfile foi apresentado pela Secretária de Esporte e Turismo de Alto Jequitibá, Sônia Andrade.
A programação contou ainda com as apresentações musicais do cantor Francisco de Assis Pereira Gonçalves (Kim, A voz da viola), de Matipó, além de outros artistas voluntários de Iúna (ES).
(Thomaz Jr./ Cidades do Café)


segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Facig forma primeira turma de Administradores em Gestão do Agronegócio

Formandos em Administração e Administração com Habilitação em Gestão do Agronegócio recebem diploma

Formandos dos cursos de Administração e de Administração com Habilitação na Gestão do Agronegócio da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) foram diplomados neste final de semana, entre 09 e 11/01. Ao participar das solenidades e do baile, os acadêmicos confraternizaram-se, comemorando a conquista da graduação universitária, após os quatro anos consecutivos de estudos.

Primeira Turma

Pioneiro na região, o curso de Administração com Habilitação na Gestão do Agronegócio da Facig proporciona um conhecimento aprofundado de um dos setores que mais se expandem no país: o Agronegócio que, atualmente, corresponde à aproximadamente 30 % do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Ao tornar disponível a graduação universitária nesse segmento para a população de Manhuaçu e de cidades vizinhas, a Facig se propõe a preencher uma demanda existente na região: a formação de profissionais capacitados que atendam às exigências de um mercado com vocação agrícola, sobretudo voltada para a cafeicultura e a pecuária.
Com novas idéias e excelente preparação, os novos formandos ingressam no mercado com o intuito de promover a eficiência nas empresas, o bom relacionamento entre os colaboradores e fornecedores, além do estímulo ao cumprimento do papel social de gerar empregos que toda instituição deve ter.

Culto Ecumênico

A formatura envolveu uma programação que teve início na noite de quinta-feira, 10, quando houve celebração de culto ecumênico no salão de convenções do Manhuaçu Center Hotel. No decorrer do momento de fé, os universitários participaram da reflexão e das orações proferidas por Frei Luciano (Carmelitas Descalços) e Pastor Natalino (Igreja El Shaday), acompanhados de familiares e amigos, além de representantes da faculdade.
Em diversos momentos da solenidade, houve a apresentação do Professor Márcio Otoni (Agente da AF/ Manhuaçu) cantando músicas de um repertório especialmente preparado para a ocasião.

Colação de Grau

Na noite de sexta-feira, 11, houve a Colação de Grau dos formandos das duas turmas no salão de festas da AABB/ Manhuaçu. Mais uma vez, o momento foi de grande emoção para os formandos e seus familiares.
Com início às 20h, o evento reuniu grande público nas dependências do salão. Entre os convidados presentes, o Diretor da Facig, Thalles Reis Hannas, as Coordenadoras dos cursos de Administração, Rita de Cássia Ventura, e de Administração com Habilitação na Gestão do Agronegócio, Jane Mendonça, o Delegado do CRA- MG/ Manhuaçu, Administrador Rodrigo dos Santos, Paraninfo da Turma, Marcelo Garcia,  além de coordenadores dos demais cursos da faculdade, professores, funcionários, formandos e seus convidados.  
No decorrer da solenidade, os formandos prestaram juramento, prestaram homenagens e receberam os cumprimentos da diretoria da instituição pela vitória alcançada. Em seguida, foi a vez dos familiares que não esconderam o entusiasmo de confraternizar com os novos Administradores o diploma obtido.  
Formaram em Administração: Alessandra Alves, Cláudia Vitorino, Francisco Everardo, Gisele Gomes, Ivan Mendes, Marcel Pinheiro, Marcelo Maia, Mark Dione, Mônica Costa, Petsley Adriano, Rafael Santiago, Sirlene Batista e Vítor.
Os formandos em Administração com Habilitação na Gestão do Agronegócio são: Aldo Walace, Antônio Carlos, Beatriz Aparecida, Fábio Júnior, Fabrício Magalhães, Henrique de Abreu, Jarlito Prata, Jeane Breder, Joélia Farias, Luís Felipe, Michel Pacheco, Reber Gomes, Rodrigo Teixeira, Rodrigo Pinheiro e Thomaz Geraldo Veloso – “Thomaz Júnior”.
Cantada pelo Professor Márcio Otoni, durante a colação de grau, a música “Emoções” (Roberto/ Erasmo Carlos) fez “jus” ao nome. Embalados pelo clima harmonioso da formatura e as fortes lembranças das fotos apresentadas simultaneamente no telão, os formandos acompanharam o Professor, tornando o instante ímpar e inesquecível.

Baile

O encerramento da programação envolvendo a formatura dos universitários se deu em alto estilo com a realização de um baile na sede da AABB/ Manhuaçu.  A noite de gala deu um toque especial ao momento de despedida dos formandos que, a partir de agora, iniciam uma nova jornada.
(Thomaz Júnior)

Acesse também: www.cidadesdocafe.com 





terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Jubileu de Ouro Sacerdotal de Padre Júlio Pessoa Franco

Homenagem prestada pela Câmara de Reduto, cidade onde o sacerdote
dedicou muitos anos de trabalho junto aos fiéis. Na foto, Vereador
Rógerio Martins, autor da Indicação solicitando a entrega da honraria
na Casa Legislativa.
A lembrança da Epifania do Senhor – termo que designa o ato dos Reis Magos em seguir a luz irradiada da estrela que trilhava no céu o caminho que levava ao local onde nascera o Menino Jesus – foi celebrada de forma ainda mais calorosa pelos fiéis da Igreja Católica de toda região, no último dia 06/01. Nesta data, Pe. Júlio Pessoa Franco (Paróquia de São Lourenço) completou cinquenta anos de Ordenação Sacerdotal.
Brilhante como uma estrela é a trajetória de trabalho do religioso nestas décadas. Pe. Júlio Pessoa Franco conseguiu conciliar de forma dinâmica atividades relacionadas à Igreja com a concretização de um audacioso projeto de estruturar e expandir a comunicação em Manhuaçu e as diversas cidades vizinhas.

Biografia

Nascido em 11 de Setembro de 1930, em São Gotardo [MG], Pe. Júlio Pessoa Franco é filho de Rivalino de Mello Franco e Marinha Pessoa Franco. Com outros treze irmãos, o Sacerdote ingressou no Seminário “São Rafael”, dos Missionários Sacramentinos, em Dores do Indaiá, em 1943. No mesmo ano, veio para o Seminário Apostólico de Manhumirim onde estudou o curso chamado “ginasial” [Ensino Fundamental].  Em 1949, após o noviciado e primeiros votos religiosos, o jovem Júlio voltou a Dores do Indaiá onde prestou serviços no Seminário São Rafael, como Professor e Disciplinário.
Dois anos após este período, em 1951, ele iniciou o curso de Filosofia em Belo Horizonte, concluindo-o em Manhumirim. Ainda na cidade vizinha, Pe. Júlio cursou quatro anos de Teologia.
Em 1957, tornou-se Diácono e foi ordenado Sacerdote por Dom José Eugênio Corrêa, em 06 de Janeiro de 1958, em Manhumirim. Naquele mesmo ano, o Sacerdote exerceu o cargo de ecônomo da Congregação e Vigário Paroquial da Paróquia de Bom Jesus e, simultaneamente, Diretor do Patronato Agrícola daquela cidade.
No ano seguinte, em 1959, após curta atuação como Professor no Seminário de Espera Feliz, Pe. Júlio foi nomeado vigário paroquial de Manhuaçu, em 19 de Fevereiro, permanecendo até a atualidade.
Neste período, integrou o Conselho Presbiteral e o Conselho de Consultores da Diocese de Caratinga, durante dez anos.
Poliglota, notável Professor de Grego e de Matemática, além de integrante da Academia Manhuaçuense de Letras, Pe. Júlio Pessoa Franco destaca-se por seu trabalho junto aos meios de comunicação, vida religiosa e a construção de Igrejas em diversas localidades.


Construindo Igrejas

Moradores das cidades vizinhas, principalmente as famílias das comunidades rurais de Reduto, Luisburgo e Manhuaçu, conhecem o dinamismo do Padre Júlio Pessoa Franco. Sempre presente nas comunidades, o Sacerdote apoiou e coordenou a construção de capelas e igrejas em diversas localidades rurais.
A presença constante nas comunidades rurais, enquanto celebrante, caracterizada por um forte espírito empreendedor, se dá desde sua vinda à região. Tanto que é comum ouvir, entre os moradores de maior idade, o relato da lembrança de celebrações de Santa Missa em localidades que Pe. Júlio ia a cavalo.

Rádio Manhuaçu – AM 710

O Religioso assumiu a direção da Rádio Manhuaçu em 1960, atendendo ao convite insistente de amigos. Nesta época, a Emissora encontrava-se em precária situação financeira. A partir daí, com a perseverança de um trabalho contínuo e desenvolvido como muita seriedade, Pe. Júlio conseguiu estruturar a Rádio, regularizando a situação financeira da empresa e toda a documentação junto ao Ministério das Comunicações. O sinal de transmissão foi melhorado e a potência da emissora ampliada de 100 watts para 20.000 watts, integrando a Rádio Manhuaçu na lista das maiores emissoras AM do Estado de Minas Gerais, na atualidade.
No decorrer de todos estes anos, a Rádio Manhuaçu tem se destacado pelo imediatismo e presença nos principais acontecimentos da Região Leste de Minas Gerais. A interação e credibilidade são duas características importantes da emissora junto ao público das dezenas de municípios por ela abrangidos. 

Jornal Tribuna do Leste



Nos anos 1970, a região presenciava o nascer de um novo jornal: o “Tribuna do Leste”. Com o apoio de Sebastião Fernandes e outros importantes colaboradores, o impresso teve sua primeira edição publicada em 1972, destacando notícias de Manhuaçu e cidades vizinhas. Em 2007, o Jornal que integra a Fundação Expansão Cultural comemorou 35 anos, com a credibilidade de um semanário contínuo, presente todos os domingos nas bancas de diversas cidades.

Lembrança: esboço da posição das cidades da região,
feito por Pe. Júlio, em reunião com funcionários.

 
Nova FM

Em 1982, a região foi presenteada com uma nova emissora, desta vez em “frequência modulada”. Surgia naquele ano a Rádio 88 FM [atual Nova FM]. A mais nova emissora da cidade foi também fruto de trabalho árduo, alicerçado pela credibilidade alcançada por Pe. Júlio junto aos órgãos governamentais de Comunicação.    
Com 2.500 watts de potência e sofisticada antena de transmissão, a emissora se destaca pela programação musical, direcionada inclusive ao público jovem.  

Promovendo a Fraternidade e a Paz: zelo com a programação

Padres Júlio e Ronaldo analisam terreno escolhido para a reinstalação da torre
da Rádio Manhumirim, que precisou ser remanejada da área urbana. À dir.,
Thomaz Júnior, repórter da Rádio Manhuaçu/ Jornal Tribuna do Leste.
Eficiente tanto nos trabalhos da Igreja quanto na Presidência da Fundação Expansão Cultural [instituição que abrange a Rádio Manhuaçu, Nova FM, Gráfica Expansão Cultural e Jornal Tribuna do Leste], Pe. Júlio Pessoa Franco sempre teve especial dedicação com a programação das emissoras. Cuidado este que, em momento algum, cerceou o trabalho dos comunicadores profissionais contratados, porém, estabeleceu diretrizes claras estimulando a promoção de uma comunicação ética, crível, alinhavada pelos princípios da fé cristã.
Ao seguir este direcionamento de trabalho, os veículos de comunicação que integram a Fundação Expansão Cultural desenvolvem um trabalho de propagação da evangelização, além do propósito de entretenimento e de informação que as emissoras comerciais devem ter. Ressalta-se ainda que, no decorrer destes anos, profissionais renomados e de caráter sólido foram formados pela empresa e, na atualidade, destacam-se pelo talento e competência em outras rádios de diversas cidades brasileiras.
Ao comemorar o Jubileu de Ouro Sacerdotal de Padre Júlio Pessoa Franco e observar seu exemplo, pela intensidade de suas ações, no decorrer destes cinqüenta anos, pode-se sentir o mesmo deslumbre proporcionado por uma estrela que atravessa o céu norteando uma direção que, sem dúvidas, vale a pena seguir.
(Thomaz Júnior)
Veja mais sobre a História de Manhuaçu em cidadesdocafe.com




Coluna So-Ci-Fala (Rayta de Castro) homenageia Padre Júlio, em edição
de 10/09/2006. Na outra foto, em Manhumirim, os padres e a funcionária
da Rádio Manhumirim, Aparecida.


Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...