segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Reduto: cidade dos canários cada vez mais bonita

Inauguração dá novo aspecto ao centro de Reduto

Com o propósito de oferecer maior comodidade para a população e visitantes, a Prefeitura de Reduto inaugurou banheiros públicos na Avenida São João Batista, na noite do último sábado, 22/12. A solenidade reuniu autoridades locais e da região, além de grande número de populares que prestigiaram animada apresentação musical sertaneja com a dupla Ronan e Ronaldo.
Desde que assumiu a Administração Municipal de Reduto, o Prefeito Carlos Henrique Hott (Iki Hott) realizou diversas obras direcionadas à melhoria da qualidade de vida da população.
Neste período, além de atender importantes reivindicações como a implantação do sistema de abastecimento e de fornecimento de Água, a Prefeitura também executou serviços relacionados ao embelezamento e humanização da cidade.
Turistas e moradores que transitam pelo centro apreciam na ‘cidade dos canários’ apreciam as árvores bem cuidadas, iluminação noturna adequada, corrimãos oferecendo segurança em pontos mais elevados do logradouro e residências devidamente enumeradas.
A inauguração dos banheiros públicos tem a proposta de complementar este trabalho, visando a melhoria constante do visual e da estrutura no centro da cidade.
Os banheiros foram construídos anexos ao ponto de ônibus situado próximo à Biblioteca Municipal Fernando Maurílio Lopes.
Bem iluminados, os banheiros tiveram excelente acabamento interno e externo, proporcionando comodidade e segurança aos usuários.

Solenidade

Além de grandioso número de populares, autoridades representando o município e cidades vizinhas prestigiaram a inauguração da obra, na noite de sábado. Entre os presentes, o Deputado Federal Dr. Mário Heringer; Assessores Márcio Gerard (Ex-presidente da Câmara de Reduto) e Fernando Chaves (Manhumirim); Prefeitos de Reduto, Carlos Henrique Hott, e de Durandé, Hélio de Paiva; Ex-prefeito de Martins Soares, Flávio Luiz Alves (Flavinho); Presidente eleito da Câmara Municipal de Martins Soares, Vicente de Paula Rodrigues; Assessor de Gabinete da Prefeitura de Reduto, Guilherme Júlio Oliveira; Secretário M. de Obras, Natanias de Paula Breder; vereadores de Reduto e de cidades vizinhas, além de membros do Secretariado. O cerimonial foi apresentado pelo Radialista Ronaldão (Nova FM).
Durante o pronunciamento das autoridades, houve show pirotécnico que chamou a atenção do público, iluminando com diferentes cores o céu noturno.
O Prefeito Carlos Henrique Hott agradeceu a presença das autoridades e do público. Iki ressaltou que a nova obra atende reivindicação feita principalmente por moradores das comunidades rurais. “Eles precisam vir à cidade para ter acesso aos bancos, postos de saúde, Prefeitura e outros lugares. No entanto, não havia banheiros à disposição, o que lhes causavam transtornos e constrangimento. Agora, a situação ficou resolvida”, destacou.
O Deputado Federal Dr. Mário Heringer elogiou a atuação do Prefeito Henrique Hott e sua equipe administrativa. “Conseguimos trazer para Reduto uma série de emendas e recursos que propiciaram este trabalho bem feito do Prefeito Iki e, de mês em mês, temos uma obra sendo inaugurada. Eu gosto muito de estar aqui, porque vejo que o dinheiro público que conseguimos trazer para cá foi bem empregado, sempre em prol da comunidade. Quero dizer ainda que, se as políticas das demais cidades forem feitas como o Iki Hott faz aqui em Reduto, certamente teremos uma região mais desenvolvida, mais forte. Está de parabéns a cidade de Reduto, e, desejo a toda a população um feliz ano novo”, congratulou.

Novas obras em 2008

Iki adiantou ainda que o ritmo dinâmico estabelecido pela Prefeitura para a realização de obras terá sua continuidade neste novo ano. “Reduto está crescendo, está progredindo. Para 2008, teremos uma bateria de novas obras. Pretendemos inaugurar, ainda no primeiro quadrimestre de 2008, a nova sede do SUS (Sistema Único de Saúde), proporcionando dignidade ao cidadão no momento em que o mesmo necessitar de atendimento médico. O novo espaço contará com 28 salas, em 480 m² de construção. Implantaremos também o sistema de tratamento de água no distrito de Jaguaraí, entregaremos nova quadra poliesportiva e o asfaltamento das ruas do centro de Reduto, com asfalto ‘a quente’ inclusive. Além disto, pretendemos realizar as obras de reestruturação da Praça São João Batista, no centro”, anunciou.
(Thomaz Júnior)
Acesse também Cidadesdocafe.com

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Universitários visitam Indústria de celulose no ES

Viveiros de eucalipto e fábrica impressionaram estudantes

Em uma viagem especial à cidade de Aracruz, litoral do Espírito Santo, universitários da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu) tiveram a oportunidade de conhecer como é a produção da celulose – principal matéria prima para a fabricação do papel-. A visita à Indústria Aracruz Celulose foi realizada no dia 05 de Novembro de 2007, feriado em que se comemora o aniversário de Manhuaçu, e envolveu a participação de estudantes dos cursos de Administração, Administração com Linha de Formação em Agronegócio, Gestão Ambiental e de Sistemas de Informação. 

Os universitários acompanharam uma esclarecedora palestra sobre todas as etapas de produção do eucalipto e a posterior transformação da madeira em celulose, apresentada pela Assessoria de Comunicação da indústria. Em seguida, foram explanados aspectos relacionados à comercialização da matéria prima do papel em diversos países de diferentes continentes. 

A excursão foi organizada pela Coordenadora do curso de Administração com Linha de Formação em Agronegócios, Msc. Jane Mendonça. “É muito válido os alunos juntarem a prática com a teoria, mostrando a responsabilidade, aquilo que eles aprendem em sala de aula dentro de uma mega- indústria como esta em Aracruz”, comenta Jane. 

Sobre a Aracruz Celulose

A Aracruz Celulose é uma empresa brasileira, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto. Responde por 27% da oferta global do produto, destinado à fabricação de papéis de imprimir e escrever, papéis sanitários e papéis especiais de alto valor agregado. 

Suas operações florestais alcançam os Estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com aproximadamente 279 mil hectares de plantios renováveis de eucalipto, intercalados com cerca de 154 mil hectares de reservas nativas, que são fundamentais para assegurar o equilíbrio do ecossistema.

A empresa estimula o plantio de eucalipto por terceiros através do “Programa Produtor Florestal”, que abrange cerca de 88 mil hectares contratados com mais de 3 mil produtores rurais no Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Na região, produtores que têm propriedade com tamanho mínimo disponível de 12 hectares podem ter variedade em suas culturas plantando um pedaço voltado para a silvicultura (produção de eucalipto). A instalação de um depósito da madeira em Ibatiba (ES) facilita o contato e a comercialização entre o produtor e a indústria, além da redução nas despesas de transporte. 

A Aracruz Celulose possui capacidade nominal de produção de cerca de três milhões de toneladas anuais de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto, distribuída pelas Unidades Barra do Riacho (ES), Guaíba (RS) e Veracel (BA).

No Espírito Santo, a indústria opera um complexo industrial constituído de três fábricas de celulose, totalmente integrado aos plantios e a um porto privativo especializado. O controle ambiental das fábricas é assegurado por modernos sistemas de tratamento de emissões, efluentes e resíduos sólidos. 

A Unidade situada em Guaíba (RS) opera uma fábrica com capacidade nominal de 430 mil toneladas anuais de celulose, de alta tecnologia e igualmente dotada de avançados recursos de proteção ambiental. A unidade destina parte desse volume à produção de cerca de 50 mil toneladas anuais de papel para imprimir e escrever, basicamente destinadas ao mercado doméstico.

Um terceiro complexo fabril, a “Veracel Celulose”, com capacidade nominal de 900 mil toneladas anuais de celulose, fica localizada em Eunápolis, no sul da Bahia. 

O compromisso com o desenvolvimento sustentável orienta as práticas de manejo dos plantios de eucalipto e a preservação dos ecossistemas. A responsabilidade social se reflete, entre outros aspectos, no significativo programa de ação social desenvolvido com as comunidades nas áreas de atuação da Companhia.

O controle acionário da Aracruz é exercido pelos grupos Safra, Lorentzen e Votorantim (28% do capital votante cada) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (12,5%). As ações preferenciais da Aracruz (56% do capital) são negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa), Madri (Latibex) e Nova York (NYSE).

A Aracruz é a única empresa no mundo do setor de produtos florestais e papel que integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World) 2007, que destaca as melhores práticas em sustentabilidade corporativa no mundo. Na Bovespa, inclui-se entre as 34 empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).
(Thomaz Júnior)

 *Ouça a entrevista com a Coordenadora do Curso, Professora Msc. Jane Mendonça:

Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...