quinta-feira, 20 de novembro de 2003

Alunos da Facig conquistam 7º colocação no Desafio SEBRAE – MG


Desafio. Esta é uma das palavras preferidas do empreendedor. Empreender é realizar, transformar sonhos em realidade

Uma equipe de alunos da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (Facig) conquistou o sétimo lugar no Desafio Sebrae – MG. O jogo tem por finalidade proporcionar aos jovens estudantes de todo o país uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no ensino superior e também de desenvolver o espírito empreendedor.
As equipes inscritas no jogo de empresas disputaram através da Internet qual era capaz de administrar melhor uma empresa. Os participantes do Desafio Sebrae 2.003 tiveram que dirigir uma empresa, tomando decisões em todas as áreas – desde o preço dos produtos, passando pelo investimento em marketing e qualidade, até a compra de matérias-primas. O sucesso do empreendimento cresce de acordo com a visão empresarial da equipe de estudantes.
O software apresenta o cenário virtual de uma empresa. Os participantes têm que tomar decisões e gerenciar o negócio. As equipes competiram pela Internet, em grupos denominados ‘chaves’, divididos pelas unidades da federação. Cada chave contou com seis a oito equipes em cada etapa. Os vencedores foram classificados para as etapas seguintes, até a fase final. Em todo o país, foram mais de 57 mil equipes inscritas. Só em Minas Gerais, o Desafio Sebrae teve a participação de 5.948 equipes.
O sucesso da iniciativa do Sebrae alcançou enorme projeção. Para se ter uma ideia, neste ano, o projeto foi implantado na Argentina, Chile, Uruguai e no Paraguai.

Facig premia Alunos


Como forma adicional de incentivo, além dos prêmios oferecidos pelo Sebrae, a Facig ofereceu aos alunos das equipes que ficassem entre os dez primeiros colocados no Estado de Minas Gerais um computador palmtop ‘Palm Zire’. A equipe denominada ‘Manhuaçu’ composta pelos estudantes do 4º período do curso de Administração da Facig, Ronilda Viana, Marcus Vinícius Saltarelli Gonçalves e Lécio Alves Mendes, classificada como 7ª colocada no ranking estadual foi homenageada pela Faculdade, no último dia 19 de novembro.
A cerimônia para entrega dos prêmios aos integrantes da equipe Manhuaçu envolveu a presença do Diretor da Faculdade, Thales Hannas; a responsável pelo SEBRAE/ Manhuaçu, Ereni Emerick; Presidente da ACIAM (Ass. Comercial Industrial e Agropecuária de Manhuaçu), André Farrath, e do Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama).
O resultado comprovou o alto nível de qualidade do ensino e dos alunos da Facig, que superaram milhares de participantes de universidades federais e de outras faculdades de renome de todo o Estado.  
 

segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Creio na Vida Eterna

 

 Mensagem do Arcebispo Dom Murilo S. R. Krieger, Arcebispo de Florianópolis, Santa Catarina, publicada no Jornal Tribuna do Leste, em 09 de novembro de 2003.

quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Martins Soares: Associação Comercial mobiliza comunidade

 A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Martins Soares reuniu-se com moradores na última terça-feira, 21/10. O encontro aconteceu no salão de reuniões da Creche Municipal Diomária Dias e contou com expressiva participação do público.

Entre os convidados, os membros da diretoria da entidade e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Sebastião Vieira Machado.

Na abertura das atividades, o Radialista SJ de Moraes (Nova FM) enalteceu a iniciativa da instalação de uma Associação Comercial em Martins Soares.

Wardislau Ferreira da Costa Filho (Branco), Presidente da entidade, destacou as metas e os ideais da associação em Martins Soares. Branco mencionou os benefícios que uma entidade representativa pode trazer para a sociedade, como a realização de cursos, palestras e treinamentos especiais direcionados à qualificação profissional e ao fortalecimento do comércio local.

No decorrer do encontro foram relatados projetos visando a expansão do comércio com a realização de promoções e eventos como feiras e exposições.

A importância do envolvimento da comunidade também foi mencionada. A participação dos moradores é considerada essencial para o desenvolvimento da entidade e do município.

O Vice-presidente, Aloísio Cantamissa Andrade, frisou a importância de se agregar valor ao principal produto da economia local que é o café.

Para isto, Aloísio destacou a possibilidade de se trazer um especialista da área da cafeicultura no intuito de que o mesmo oriente aos produtores para se obter melhor preço na produção agrícola. Entre as ideias apresentadas, a implantação do sistema de Guarda Mirim, favorecendo a formação social dos adolescentes no município.

No decorrer do encontro, os moradores puderam esclarecer suas dúvidas e conhecer mais sobre o funcionamento da entidade. Ainda naquela noite houve a inscrição de novos associados para a entidade.

A diretoria da Associação faz um balanço positivo deste encontro e anuncia a realização de novas reuniões visando a concretização dos projetos.

A Associação Comercial de Martins Soares possui a seguinte diretoria: Wardislau Ferreira Costa Filho (Presidente), Aloísio Cantamissa Andrade (Vice-presidente), Vicente de Paula Rocha (1º Sec.), Sebastião Rubens Emerick (2º Sec.), Adiel Souza Lage (1º Tesoureiro), Adenir Aniceto Henrique (2º Tesoureiro) e o Conselho Fiscal, integrado por: Ronaldo Adriano Emerick, Marcelo Alves, Sebastião Huebra Matos e José Santana.

 Thomaz Júnior

Publicação no Jornal Tribuna do
Leste, ed. 26/10/2003. Na mesma
página, edital que cria o SAAE
de Reduto.





















segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Reduto inaugura Biblioteca Municipal e Casa de Cultura Antônio César Hott

A educação e a cultura do município de Reduto dão um grande avanço com a inauguração da Biblioteca Municipal e Casa de Cultura “Antônio César Hott”. No último dia 27 de setembro, foi realizada a solenidade oficial com programação diversificada e grandiosa participação popular, presente ao centro da cidade, além de autoridades de toda região.
Entre os presentes o Deputado Estadual, José Henrique; Prefeitos de Reduto, Carlos Henrique Hott; de Martins Soares, Flávio Luis Alves (Flavinho); e de Caputira, Jairo de Cássio Teixeira (Jairinho); Presidente da Câmara, Vereador Rogério Gonçalves Martins; Vice-presidente, Eliezer Pêgas de Souza; Vereadores Omerildo Ananias da Silva, Eraldo Leandro da Silva, Marcos Delamar Hott e Márcio Gerard; Presidente da Sociedade Educacional Breder Lopes, Dr. José Paulo Hott; Vereador de Manhuaçu, Antônio Carlos Xavier da Gama, e familiares do saudoso Vereador Antônio César Hott (Caneco), homenageado naquela noite.
A Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar realizou apresentação especial na abertura da solenidade. Em seguida, houve hasteamento das Bandeiras.
Apresentações teatrais organizadas pelas escolas municipais e estaduais e pela catequese de Reduto complementaram a programação e chamaram a atenção do público pela criatividade e o talento das crianças.
O valor do idoso foi destacado no pronunciamento dos membros da Associação Redutense de Promoção ao Idoso – ARPI. 
Na oportunidade, houve declamação de poesias por parte de ilustres moradores que residem em Reduto há muitos anos.
Além de proporcionar maior estruturação para o ensino e a valorização da cultura, a inauguração da Biblioteca Municipal e Casa de Cultura ‘Antônio César Hott’ projeta também a atenção da Administração Municipal e do Legislativo com a História de Reduto.
A iniciativa de implantar a Biblioteca e Casa de Cultura na antiga estação ferroviária permite a preservação do prédio histórico que é referência para o município.
No decorrer da solenidade, as autoridades se pronunciaram, elogiando a determinação do Prefeito Carlos Henrique Hott e do Poder Legislativo em conservar este patrimônio histórico-cultural e a inovadora atitude de implantar uma biblioteca municipal e Casa de Cultura, valorizando a memória de um povo que constrói sua história com trabalho e perseverança.
A memória do saudoso Ex-Prefeito de Manhuaçu e morador de Reduto, Fernando Maurílio Lopes, também foi homenageado.
No interior da Casa de Cultura foi inaugurado o Memorial Fernando Maurílio Lopes. O espaço traz fotos, livros, documentos e objetos que retratam a dinâmica atuação desta grande personalidade regional que teve extrema dedicação com a população.
Após os pronunciamentos, foi descerrada a placa inaugural e o público pode conhecer as dependências do novo espaço cultural de Reduto.
O encerramento das festividades foi marcado pela apresentação da Banda Forró sem Nó.

Antiga Estação Ferroviária é preservada e torna-se Patrimônio Histórico do Município


Considerada como uma das principais referências históricas de Reduto, a antiga Estação Ferroviária localizada no centro da cidade foi conservada. A Prefeitura e Câmara de Vereadores tomaram as providências necessárias.
Na época em que a antiga estação ferroviária foi reconhecida como Patrimônio Histórico, Reduto ainda pertencia ao município de Manhuaçu. Com isto, houve a necessidade de que o Legislativo elaborasse um projeto consolidando a edificação como pertencente à Reduto.
A Casa de Cultura ‘Vereador Antônio César Hott’ disponibiliza enriquecido material histórico-cultural que retrata o passado de Reduto, desde sua formação até os dias atuais.
Nos últimos meses, a Prefeitura realizou amplo trabalho de reforma e estruturação da antiga estação, visando adaptá-la para o funcionamento da Biblioteca e da Casa de Cultura. Para isto, houve todo um cuidado no sentido de preservar as principais características da construção do prédio, que faz parte da História local.

Câmara aprova criação da Casa de Cultura e Biblioteca


Os Vereadores aprovaram a criação da Casa de Cultura e Biblioteca Municipal.
O Projeto nº 06/2.003 foi apresentado ao plenário da Câmara, assinado pelo Secretário do Legislativo, Vereador Márcio Gerard, e aprovado por unanimidade, alguns dias antes da reabertura do espaço cultural.
(Thomaz Jr.)


















































Recuperandos da APAC Manhuaçu participam de curso de classificação de cafés especiais

Recuperandos da APAC Manhuaçu (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) participaram de um novo treinamento direcionado à área d...